Athletic Bilbao-Paris SG: O jogo mais aguardado por Luis Fernández

Luis Fernández a comentar um jogo de futebol
Luis Fernández a comentar um jogo de futebolPSNEWZ / Sipa Press / Profimedia

O antigo internacional francês regressa a Bilbau para assistir a um duelo especial na Champions entre aqueles que poderiam ter sido os dois clubes mais marcantes da sua carreira profissional.

Acompanhe as incidências da partida

Luis Fernández, apesar de ter nascido no ponto mais a sul da Península Ibérica, emigrou com os pais para França aos oito anos, mais precisamente para Lyon.

Foi jogador do PSG entre 1978 e 1986, conquistando duas Taças e uma Taça da Liga. Pela seleção francesa, sagrou-se campeão da Europa em 1984, na mítica final disputada no Parque dos Príncipes, em que os gauleses venceram a Espanha por 2-0, com o erro de Arconada. Além disso, conquistou a medalha de bronze no México-1986, integrado numa geração histórica composta por Platini, Tigana, Battiston e Giresse.

Já como treinador, orientou o Paris Saint-Germain em duas fases distintas. Entre 1994 e 1996, conquistou uma Ligue 1, uma Taça, uma Supertaça francesa, uma Intertoto e uma Taça das Taças, eliminando o Barcelona da Champions na época 94/95. Era uma equipa lendária com George Weah, David Ginola, Raí e Youri Djorkaeff.

Depois da sua passagem pelo Athletic, regressou a Paris entre 2000 e 2003, numa etapa menos bem-sucedida, em que apenas conseguiu levantar a Taça Intertoto.

Ídolo em Bilbau

No entanto, se há algo que torna Luis Fernández conhecido em Espanha (onde também treinou o Espanhol e o Betis), é a sua passagem pelo Athletic.

Em Bilbau esteve entre 1996 e 2000, coincidindo com o centenário do clube em 1998, e conquistou os adeptos com o seu estilo descontraído e talento de showman. No plano desportivo, Luis Fernández alcançou um histórico segundo lugar na liga na época 97/98, que garantiu o apuramento para a Champions League, competição para a qual, na altura, apenas se qualificavam dois clubes por país.

Era o Athletic de Rafa Alkorta, Julen Guerrero, Joseba Etxeberria, Cuco Ziganda e Isma Urzaiz. Além disso, Luis Fernández esteve antes do jogo à conversa com antigos jogadores seus como Sergio Corino, Javi González, Tiko, Edu Alonso e Imanol Etxeberria.

A carreira do hispano-francês como treinador incluiu ainda o Cannes no início, e mais tarde o Al-Rayyan, Beitar Jerusalém, Stade de Reims, a seleção de Israel e a seleção da Guiné.