Mais

Barça e Inter sonham com a final da Liga dos Campeões

Barcelona recebe Inter na prova milionária
Barcelona recebe Inter na prova milionáriaDAX IMAGES / NurPhoto / NurPhoto via AFP, Opta by Stats Perform
Depois de ter conquistado a Taça do Rei contra o Real Madrid numa final épica, o Barcelona está muito animado para a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, em Montjuïc, contra um Inter de Milão em plena crise.

Acompanhe as incidências da partida

Ambas as equipas demonstram cansaço nesta fase da época e têm ausências importantes que podem afetar o seu desempenho. Mesmo assim, os seus estilos de equipa sugerem uma batalha difícil.

A ambição e a autoconfiança, bem como a comunhão entre o plantel e os adeptos, fazem parte dos pilares do Barcelona antes do confronto com a equipa italiana, apesar da ausência de Robert Lewandowski e Alejandro Balde, ambos por lesão.

Depois da vitória no último sábado na Taça do Rei, os comandados de Flick querem continuar a sonhar com o triplete. O clube não demorou a concentrar-se no próximo desafio.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Assim que a final terminou, Ferran Torres deixou claras as suas intenções no relvado do estádio Cartuja, em Sevilha.

"Foi um bom momento para dar alegria aos adeptos e a nós mesmos. Agora temos de desfrutar, mas sem exagerar, porque as meias-finais da Liga dos Campeões estão à porta", disse.

Sem plano B

Seis anos depois, o Barça está de volta a uma meia-final da Liga dos Campeões e a todo vapor, ciente de que a glória europeia está próxima. É por isso que o técnico alemão pediu aos seus jogadores que não se deitassem tarde para as comemorações.

Entre outras razões, pela condição física dos jogadores, já que alguns deles se sentem exaustos nesta última parte da época devido ao esforço e que, por vezes, se nota quando a pressão alta, que a equipa costumava exibir no início da campanha, diminui por vezes.

Últimos confrontos diretos.
Últimos confrontos diretos.Flashscore

O antigo jogador do Real Madrid Rafa Alkorta, agora comentador, disse que a final da Taça revelou as suas fraquezas. "Quando o Barcelona perde energia para roubar bolas, continua a correr riscos. E, para mim, esse é o único ponto em que as outras equipas se podem apoiar para os derrotar numa eliminatória. Não têm um plano B. Eu não roubo bolas no topo porque não tenho energia, mas continuo a correr riscos na defesa", disse o antigo jogador a uma rádio.

Os blaugranas, que atacam para defender, tentarão tirar proveito da lentidão da equipa italiana. A turma de Simone Inzaghi não está no seu melhor, depois de uma semana difícil, o que pode pôr em causa as suas aspirações ao título.

Lautaro, a esperança nerazzurri

Na passada quarta-feira, o Inter foi eliminado das meias-finais da Taça de Itália pelo AC Milan (3-0) e, no domingo, perdeu em casa por 1-0 com a Roma, que assumiu a liderança da Serie A.

As duas derrotas, juntamente com a derrota por 1-0 para o Bolonha no dia anterior, acabaram com as esperanças de conquistar a taça e complicaram a corrida para o campeonato, com o Nápoles três pontos à frente.

Os nerazzurri não perdiam três jogos consecutivos desde dezembro de 2017.

A equipa italiana vai contar com o avançado argentino Lautaro Martinez para os ajudar contra o Barça. O capitão, no clube desde 2018, marcou metade dos golos na Serie A (12 em 29 jogos) em comparação com a época passada (24 em 33 jogos), mas brilhou na Liga dos Campeões, com oito golos em 11 jogos.

Recordes de Lautaro.
Recordes de Lautaro.Flashscore

Para repetir a final de 2023 (perdida para o Manchester City), a equipa da Lombardia precisará da melhor versão do "Toro" no ataque. Se ele marcar na quarta-feira, será o segundo latino-americano - depois de Cavani - a marcar em seis ocasiões consecutivas na Liga dos Campeões.

Para a partida, Inzaghi tem uma ausência de última hora na defesa: Pavard, titular indiscutível na linha de três que o técnico italiano costuma montar na defesa.

Por outro lado, Marcus Thuram continua a ser uma dúvida, depois de se ter lesionado na segunda mão dos quartos de final contra o Bayern de Munique, que foi vencida por 4-3 no total.

Com Szczesny até ao fim

"Não me comparo a ninguém, muito menos ao Messi. Deixo isso para vocês. Só penso em melhorar dia a dia. Admiro-o como o melhor da história, mas não me comparo a ele", disse Lamine Yamal durante uma conferência de imprensa em que também destacou a "continuidade" que tem num clube tão "grande".

Hansi Flick, que confirmou Wojciech Szczęsny como guarda-redes titular para o resto da Liga dos Campeões, referiu-se às recentes prestações de Fermín López: "É sempre uma opção. Fez um trabalho muito bom e é um jogador muito bom. Está sempre na posição certa e joga muito bem. Está a um grande nível".