Carvalho oferecido pelo Athletic Bilbao à Atalanta roubado um dia após a plantação

Athletic Bilbao venceu a Atalanta por 2-3 na Liga dos Campeões
Athletic Bilbao venceu a Atalanta por 2-3 na Liga dos CampeõesPIERO CRUCIATTI / AFP

Tinha sido plantado ontem, por ocasião do jogo da Liga dos Campeões, entre a Atalanta e o Athletic Bilbao, como símbolo de amizade. "Perdemos duas vezes", comentou a vereadora das Políticas Sociais, Marcella Messina

Recorde as incidências da partida

O roubo do carvalho de Guernica, plantado apenas ontem no parque Goisis, e oferecido pelo Athletic Bilbao, como símbolo de amizade e dos valores do desporto e da comunidade, está a causar grande indignação em Bérgamo.

Durante a noite, a árvore foi arrancada: "Perdemos duas vezes", comentou a vereadora das Políticas Sociais, Marcella Messina.

A primeira derrota foi desportiva, ontem à noite, da Atalanta frente ao Athletic Bilbao na Liga dos Campeões.

"É o desporto e, muitas vezes, também a vida é assim. O roubo da árvore foi um ato incivilizado e inaceitável, porque põe em causa o nosso ser bergamascos e adeptos da Atalanta", acrescentou Marcella Messina.

O carvalho de Guernica tinha sido plantado ontem de manhã, no parque Goisis, precisamente por ocasião do duelo europeu entre Atalanta e Athletic Bilbao. Um gesto carregado de significado: a árvore de Gernika é, de facto, o símbolo do povo e da nação basca.

A oferta da árvore foi feita pela Fundação Athletic Club de Bilbao, como sinal de fraternidade entre os povos.

O Athletic Bilbao, recorde-se, é o adversário do Sporting na derradeira jornada da fase de liga da Champions, na próxima quarta-feira.