Champions: Barcelona procura garantir lugar nos oitavos antes do embate com o FC Porto

Xavi quer vencer a Liga dos Campeões com o Barcelona
Xavi quer vencer a Liga dos Campeões com o BarcelonaAFP

Depois de dois anos de sofrimento na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Barcelona tem a oportunidade de garantir o lugar nos oitavos de final contra o Shakhtar Donetsk, na terça-feira, em Hamburgo.

O campeão espanhol pode garantir a passagem com a quarta vitória consecutiva no Grupo H da Liga dos Campeões, algo que não consegue desde 2021, quando foi eliminado pelo Paris Saint-Germain de Kylian Mbappé nos oitavos de final.

A classificação do grupo do Barcelona
A classificação do grupo do BarcelonaFlashscore

Sem dúvida que o Barcelona melhorou desde a chegada de Xavi em novembro desse ano, vencendo a LaLiga na época passada, mas continua a ter dificuldades na Europa e falta-lhe o brilho que muitos, incluindo o treinador, desejam ver no seu jogo.

As vitórias consecutivas por 5-0 sobre o Bétis no campeonato e Royal Antwerp, na Liga dos Campeões, em setembro, foram o ponto alto da temporada do clube até agora, mas a equipa não tem apresentado a qualidade de forma consistente.

Apesar de ter passeado pelo Shakhtar na primeira parte da vitória por 2-1 em casa, em outubro, os catalães não conseguiram resolver o jogo e sofreram na etapa final, quando os ucranianos tentaram empatar. A mesma história aconteceu no clássico da LaLiga, três dias depois, só que desta vez Jude Bellingham marcou dois golos incríveis para dar a vitória ao Real Madrid após Ilkay Gundogan ter colocado os catalães em vantagem.

Por outro lado, o Barcelona venceu a Real Sociedad por 1-0 no sábado, apesar de não ter criado quase nada antes do golo de Ronald Araujo nos acréscimos.

"O futebol às vezes é inexplicável", disse Xavi, admitindo que a equipa tinha de ser "autocrítica".

O futebol de Xavi está muito longe do auge da equipa sob o comando de Pep Guardiola, quando era um jogador-chave, ou mesmo das performances dinâmicas e arrojadas que os viram ganhar a Liga dos Campeões em 2015 com Luis Enrique ao leme.

O treinador já disse anteriormente que, na era moderna, já não é possível ser tão dominante como nos seus tempos de jogador, mas que a equipa não deixaria de tentar imitar os seus antecessores.

Os últimos jogos do Barcelona
Os últimos jogos do BarcelonaFlashscore

Inaceitável

O que não pode ser permitido, disse Xavi, é um desempenho tão fraco quanto o da Real Sociedad em San Sebastian.

"Hoje é um exemplo do que não devemos fazer, sobretudo em termos de intensidade, é algo inaceitável", disse o treinador aos jornalistas: "Não pode ser. (Mas) ganhar, e ganhar sem jogar bem, é algo que uma equipa campeã faz."

Na segunda parte contra a Real Sociedad, o médio Pedri regressou de lesão, depois de ter jogado pela última vez em agosto.

Xavi disse estar confiante de que o regresso do canário ajudará a equipa a jogar com mais fluidez.

"O Pedri vai mudar a cara da equipa", disse Xavi: "É uma notícia muito boa para ele e para o grupo."

Robert Lewandowski regressou de uma lesão no tornozelo no clássico como suplente e foi titular contra a Real Sociedad, mas não contribuiu muito em nenhuma das ocasiões. O regresso à Alemanha, onde foi estrela no Bayern de Munique e no Borussia Dortmund, pode ser o ideal para o polaco voltar a festejar - o Barcelona sentiu a falta da sua finalização letal no primeiro jogo contra o Shakhtar.

Xavi também poderá abandonar a formação com três centrais que utilizou nos últimos dois jogos, aparentemente com o objetivo de aliviar as responsabilidades defensivas de João Cancelo.

O lateral-direito português tem contribuído muito para o ataque, mas tem sido um elo fraco na defesa nos seus primeiros meses no clube.

Xavi ainda não encontrou um sistema em que possa confiar regularmente, o que talvez contribua para a inconsistência da equipa. A abundância de médios e os talentos Lamine Yamal e Fermin López são uma dor de cabeça na seleção, embora positiva.