Siga aqui as incidências do encontro
A Lei de Murphy não chegará para explicar aquilo que está a acontecer ao Sporting neste final de 2024. Depois de perder Ruben Amorim, para muitos o grande responsável pelo crescimento do clube, o Sporting passou do céu ao inferno numa questão de semanas.
A primeira derrota na Liga dos Campeões surgiu com estrondo (1-5) frente ao Arsenal, mas foram os desaires na Liga Portugal, frente a Santa Clara (0-1) e Moreirense (2-1), que fizeram com que tudo fosse posto em causa.
João Pereira e os jogadores querem mostrar que têm capacidade para responder a este momento negativo, mas o técnico tem uma grande dor de cabeça além dos resultados: o meio-campo.

A ausência prolongada de Pedro Gonçalves, que só volta em 2025, e as lesões de Daniel Bragança e Morita deixam o Sporting com apenas um médio para os próximos compromissos, a contar já com o Club Brugge, para a Liga dos Campeões. Depois de vender Mateus Fernandes (Southampton) e emprestar Essugo (Las Palmas) e Koba Koindredi (Lausanne), o Sporting vê-se forçado a procurar alternativas para responder à crise no plantel e logo numa altura em que há também uma crise desportiva.
Nesse sentido, o Flashscore aponta quatro alternativas a curto prazo para fazer companhia a Morten Hjulmand, o único médio disponível nesta altura da temporada.

Henrique Arreiol
A primeira alternativa chega da equipa B e é um velho conhecido de João Pereira. Aos 19 anos, Arreiol estreou-se pela equipa principal pelas mãos do novo treinador, ao participar cerca de 20 minutos na partida com o Amarante, para a Taça de Portugal.
Nascido na Madeira, está no Sporting desde 2018 e foi subindo degraus, encontrando João Pereira na equipa sub-23, na época passada, pela primeira vez.
Esta temporada, leva 12 jogos na equipa B e quatro na Youth League. Apesar do espaço no onze, é um jogador mais do perfil do próprio Hjulmand do que de Bragança e Morita, o que faz com que possa não ser encarado como a opção ideal para o miolo.

João Simões
Tal como Arreiol, Simões estreou-se no mesmo jogo com o Amarante, mas teve ainda direito a alguns minutos com o Arsenal, provando que é um jogador da confiança de João Pereira, depois de já ter sido elogiado pelo próprio Ruben Amorim no passado.
Agora, o jovem de apenas 17 anos poderá encontrar o espaço que lhe vinha sendo prometido, mesmo que tenha um perfil mais ofensivo do que os médios ausentes.
Na teoria, Simões será o substituto direto de Pedro Gonçalves, mas, face às baixas no plantel, o esquerdino parece ser a peça ideal para ocupar o lugar ao lado do capitão verde e branco.

Gonçalo Inácio
O Sporting tem vindo a recuperar as opções para a defesa com os regressos de St. Juste, Diomande, Debast e Eduardo Quaresma, o que pode fazer com que João Pereira arrisque uma alteração já testada por Ruben Amorim.
Na pré-época, Gonçalo Inácio subiu no terreno para fazer algumas partidas no meio-campo, mas a alteração acabou por não seguir em frente para os jogos oficiais.
O cenário é pouco provável, mas a seu favor o esquerdino tem o fator experiência - 191 jogos pelo plantel principal do Sporting.

Manuel Mendonça
Ao contrário dos nomes mencionados acima, Manuel Mendonça ainda não fez a estreia na equipa principal do Sporting, mas a oportunidade poderá aparecer em breve.
Aos 19 anos, o médio nascido em Faro já passou por praticamente todos os escalões do clube, é internacional jovem pelas seleções portuguesas e na formação foi mostrando apetência para marcar golos.
João Pereira conhece-o bem da equipa B, pela qual Manuel Mendonça marcou há uma semana, frente ao União de Santarém. As capacidades de chegada à área podem fazer a diferença, mas o facto de não ter treinado com a equipa principal na véspera do jogo com o Club Brugge indica que a estreia poderá ocorrer apenas na Liga ou na Taça de Portugal.
