David Luiz: "Não passei nos exames médicos no Benfica, mas o presidente nem sabia"

David Luiz soma 16 jogos e três golos pelo Pafos FC
David Luiz soma 16 jogos e três golos pelo Pafos FCSportinfoto / DeFodi Images / Profimedia

David Luiz, central brasileiro de 38 anos, regressou esta temporada ao futebol europeu, assinando pelo Pafos FC, do Chipre, que tem dado nas vistas na Liga dos Campeões. Em entrevista à "Gazzetta dello Sport", o defesa recordou a passagem pelo Benfica, entre 2006/2007 e 2010/2011, antes de rumar ao Chelsea.

"Em janeiro de 2007, o Benfica vendeu Ricardo Rocha ao Tottenham. O clube já tinha algumas dívidas antigas ao meu agente, então ele foi ao Benfica e propôs o meu nome para saldar a dívida. Faltavam poucos dias para o fim do período de transferências de inverno e o clube não tinha outros defesas disponíveis. Eu jogava na terceira divisão; com o Vitória tínhamos acabado de subir à segunda. Tinha uma pubalgia e mal conseguia andar. Cheguei a Lisboa a 31 de janeiro, no dia seguinte fiz os exames médicos e não passei. O presidente, obviamente, não sabia disso. Permaneceu um segredo. Durante três meses, chegava três horas antes aos treinos para fazer fisioterapia, depois treinava com o resto da equipa como se estivesse bem. Mas sentia-me mal: não conseguia correr, controlar a bola ou passá-la. Nem o treinador sabia do meu estado e considerava-me fraco. Só em abril joguei o meu primeiro jogo", recordou.

O interesse do FC Porto também foi um tema abordado nesta entrevista.

"O meu contrato terminava em junho e o Benfica ofereceu-me 3.000 euros por mês. Tinha 20 anos. O FC Porto veio ter comigo com um contrato de cinco anos, com valores muito superiores. Eu não era uma prioridade para o Benfica e o FC Porto queria-me mesmo. Então liguei aos meus pais, e o meu pai disse-me: 'Não cuspas no prato onde comeste. Respeita as pessoas que acreditaram em ti. Assina pelo Benfica, não pelo dinheiro'. Foi uma grande lição de vida", disse David Luiz, que rumou ao Chelsea, em 2010/2011, onde foi orientado por Maurizio Sarri.

"Eu tinha uma ótima relação com Sarri, mas foi difícil para ele no início. Ele estava a tentar implementar o jogo do Nápoles. Lembro-me que gritava para o Hazard: 'Tens de pressionar'. E eu dizia-lhe que tinha de gerir, que havia outros jogadores, mas ele respondia: 'Não me interessa'. Nos primeiros dois ou três meses, via-o a atirar papéis para o chão e a dizer: 'Vou-me embora, não me interessa'. Todos os dias eu ia ter com ele e ele fumava-me para cima. Ao fim de três meses, no entanto, a equipa começou a segui-lo. Não é coincidência termos vencido a Liga Europa", referiu o central brasileiro.

Ao serviço do Benfica Benfica, David Luiz conquistou três Taças da Liga (2008/09, 2009/10 e 2010/11) e um campeonato (2009/10), antes de rumar ao Chelsea. 

Os números de David Luiz
Os números de David LuizFlashscore