De Kane a Mbappé: os principais candidatos à Bola de Ouro em 2026

Kane está a realizar uma época excecional pelo Bayern Munique
Kane está a realizar uma época excecional pelo Bayern MuniqueNico Bauhof / Pressefoto Rudel / ČTK / imago sportfotodienst

A Bola de Ouro é um dos temas mais debatidos todos os anos no futebol e o troféu individual mais cobiçado do desporto, reservado apenas à elite.

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo dominaram durante muito tempo este troféu sem partilha, mas esse domínio chegou gradualmente ao fim, com Ousmane Dembélé e Rodri a conquistarem a distinção nas duas últimas temporadas. Isso torna o desfecho cada vez mais imprevisível a cada edição – ainda mais com um Mundial-2026 que acrescenta um fator extra.

Com 2026 já aí e a Bola de Ouro a ser agora atribuída com base numa época completa em vez de um ano civil, este é o momento ideal para analisar os principais favoritos.

Harry Kane (Bayern Munique, Inglaterra)

Os números de Kane na Bundesliga
Os números de Kane na BundesligaFlashscore

Harry Kane é atualmente um dos três grandes favoritos à Bola de Ouro, depois de uma época excecional ao serviço do Bayern Munique. Normalmente, o troféu é entregue a jogadores que se destacam em várias frentes, sobretudo no campeonato nacional, na Liga dos Campeões e, em 2025/26, no Mundial.

O Bayern segue invicto na Bundesliga e lidera com nove pontos de vantagem – pelo que se pode dizer que Kane já tem praticamente este troféu garantido. O avançado já apontou uns impressionantes 19 golos no campeonato, aos quais soma cinco na Europa e outros cinco na Taça da Alemanha.

Este nível de rendimento coloca-o numa excelente posição para conquistar a Bola de Ouro, desde que mantenha este ritmo e some mais alguns títulos ao seu palmarés.

O Bayern é um dos principais candidatos à Liga dos Campeões, mas um papel decisivo com a Inglaterra no Mundial pode ser determinante para Kane, caso os Three Lions conquistem a competição.

Erling Haaland (Manchester City, Noruega)

Os números de Haaland na Premier League
Os números de Haaland na Premier LeagueFlashscore

Erling Haaland, o goleador do Manchester City, por vezes parece ser subvalorizado nestas distinções individuais, já que é sobretudo um finalizador puro e não tanto um jogador polivalente.

No entanto, a sua eficácia diante da baliza, naquele que é provavelmente o campeonato mais competitivo do mundo, é praticamente sem paralelo, e a regularidade de Haaland faz dele um dos melhores futebolistas do planeta.

O norueguês já marcou 19 vezes na Premier League, seis na Liga dos Campeões e um impressionante total de 16 golos na fase de qualificação para o Mundial, quatro deles apontados na época passada.

As suas exibições pela Noruega permitiram ao seu país garantir, contra todas as expectativas, a presença no Mundial, e uma boa estreia na prova pode aumentar significativamente as suas hipóteses de conquistar a Bola de Ouro.

Contudo, tendo em conta que a Noruega dificilmente levantará o troféu este verão, Haaland terá provavelmente de apostar numa época recheada de títulos ao serviço do clube para se destacar dos rivais.

O City continua taco a taco com o Arsenal na Premier League e mantém-se como forte candidato nas duas taças nacionais – mas terá de enfrentar uma concorrência feroz na Europa.

Kylian Mbappé (Real Madrid, França)

Os números de Mbappé
Os números de MbappéFlashscore

O terceiro grande candidato à Bola de Ouro é o avançado do Real Madrid e da seleção francesa, Kylian Mbappé.

Tal como Kane e Haaland, Mbappé soma golos a um ritmo impressionante, já com 18 na Liga e nove na Liga dos Campeões, sendo o melhor marcador em ambas as competições.

O seu rendimento individual tem sido fundamental para a boa fase do Real Madrid, que ocupa atualmente o segundo lugar do campeonato e está muito perto de garantir a qualificação para as fases a eliminar da Liga dos Campeões.

Mbappé é também uma peça-chave da seleção francesa, que parte como uma das grandes favoritas ao Mundial, e pode até tornar-se o melhor marcador da história da competição este verão.

Mais alguns títulos, aliados a estes registos, podem fazer pender a corrida à Bola de Ouro para o lado do francês.

Lamine Yamal (Barcelona, Espanha)

Os números de Yamal
Os números de YamalFlashscore

Lamine Yamal tem uma hipótese remota de conquistar o prémio, embora esta época possa ser ainda algo prematura para o jovem prodígio do Barcelona. O extremo é visto como o maior talento da sua geração e continua a sua ascensão meteórica, já com 23 intervenções decisivas (golos e assistências) entre clube e seleção na época 2025/26.

O Barcelona lidera atualmente a Liga e pode chegar longe na Liga dos Campeões, enquanto a Espanha é apontada como favorita a levantar o Mundial este verão.

Se Yamal mantiver este nível e conquistar vários títulos, pode mesmo arrecadar a Bola de Ouro com apenas 19 anos (tem 18 atualmente, mas terá 19 aquando da entrega do prémio). O cenário mais provável, no entanto, é que Yamal conquiste pela terceira vez o Troféu Kopa, que distingue o melhor jogador do mundo com menos de 21 anos.

Lionel Messi (Inter Miami, Argentina)

Os números de Messi na MLS
Os números de Messi na MLSFlashscore

Lionel Messi já não precisa de acrescentar mais uma Bola de Ouro à sua impressionante coleção de oito, e honestamente, é pouco provável que volte a conquistá-la.

De qualquer forma, é importante destacar a forma do argentino na MLS em 2026. Messi foi eleito MVP do campeonato, melhor marcador e melhor assistente, conduzindo o Inter Miami ao seu primeiro título de sempre.

O facto de as suas exibições terem ocorrido num campeonato menos competitivo do que os restantes, e de a época da MLS decorrer num calendário diferente, deverá afastá-lo logicamente de uma nova vitória.

No entanto, se a Argentina vencer novamente o Mundial com Messi em destaque, e se os votantes se deixarem encantar, não seria surpreendente vê-lo conquistar mais uma Bola de Ouro.