Recorde as incidências da partida
Declan Rice marcou dois golos de livre na segunda parte do jogo da primeira mão dos quartos de final no Emirates Stadium, esta terça-feira.
Os tiros de longa distância do médio inglês foram seguidos de um golo de Mikel Merino, que colocou o Arsenal à beira de chegar às meias-finais da Liga dos Campeões, pela primeira vez desde 2009.
Foi um resultado incrível, que se tornou ainda mais notável pelo facto de Rice nunca ter marcado um golo de livre na sua carreira, até ao primeiro dos seus remates de bola parada ter passado pelo guarda-redes do Real Madrid, Thibaut Courtois.
"Já estava no armário, mas bati na parede muitas vezes ou a bola passou por cima da trave", disse Rice.
"Originalmente, íamos cruzar a bola e depois vi a barreira e a posição do guarda-redes. Por isso, pensei em tentar. No segundo, estava confiante. Acertei-lhe. Estou entusiasmado, estou feliz, estou na lua. Mas, daqui a uns anos, vou ficar a saber que o que fiz esta noite foi muito especial", acrescentou.
A surpreendente vitória do Arsenal foi uma recompensa justa por uma exibição madura e tranquila, que aproveitou a passividade do Real Madrid, que foi surpreendido pela intensidade dos Gunners no segundo tempo.
Mas embora o Arsenal, que nunca venceu a Liga dos Campeões, esteja na pole position para chegar aos quatro últimos, Rice não tem intenção de subestimar os 15 vezes campeões europeus.
"Precisamos de estar muito convencidos de que podemos ganhar este jogo. Como grupo, estávamos muito convencidos. Precisávamos de marcar no segundo jogo", afirmou.
"Ainda não me sinto afetado, porque ainda falta mais um jogo. Temos de estar prontos para a próxima semana. O Bernabéu, como é jogar lá. Temos de estar preparados", acrescentou.