Depois de Itália, Alemanha está na pole position para mais um lugar na Liga dos Campeões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Depois de Itália, Alemanha está na pole position para mais um lugar na Liga dos Campeões

O desempenho do Bayern contra o Madrid será importante para os restantes clubes alemães
O desempenho do Bayern contra o Madrid será importante para os restantes clubes alemãesAFP
Na semana em que se iniciam as meias-finais das várias competições europeias, a corrida por um lugar suplementar na próxima Liga dos Campeões aproxima-se do fim, com o futebol alemão bem posicionado atrás do italiano.

Com a entrada em vigor do novo formato da Liga dos Campeões (36 participantes em vez dos atuais 32, um único grupo e oito jogos durante essa fase em vez dos atuais seis) a partir da época 2024/25, o número de lugares atribuídos também mudou.

Para além dos bilhetes atribuídos pela classificação da UEFA 2023 (Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália), as duas primeiras nações do índice UEFA na época 2023/24 beneficiarão de um lugar extra.

Com 19.428 pontos, Itália tem a garantia de terminar numa destas duas primeiras posições e terá pelo menos cinco participantes na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. O segundo lugar é disputado entre a Alemanha, a Inglaterra e a França.

Equipas da Bundesliga em vantagem

A Alemanha está muito bem posicionada, graças à presença nas meias-finais do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund (Liga dos Campeões) e do Bayer Leverkusen (Liga Europa).

Beneficia também da eliminação de Manchester City, Arsenal, West Ham e Liverpool nos quartos de final das várias competições.

Inglaterra tem 17.375 pontos e só poderá somar mais 0.875 se o Aston Villa vencer todos os jogos que lhe restam da Liga da Conferência, com um máximo possível de 18.250 pontos.

A França, que ainda tem em disputa o PSG (Liga dos Campeões) e o Marselha (Liga Europa), tem 16.083 pontos antes das meias-finais e poderá somar mais 2.333 se ambas as equipas vencerem todos os seus jogos (primeira mão das meias-finais e hipotética final), com um máximo possível de 18.416.

A Alemanha tem 17.928 pontos e precisa apenas de mais 0.489 para ficar matematicamente à frente dos seus dois rivais. Para isso, sem depender do desempenho dos clubes ingleses ou franceses, Bayern, Dortmund e Leverkusen precisam de duas vitórias, uma vitória e dois empates, ou uma vitória mais um empate e a qualificação para uma das duas finais.