Destaques europeus: Benfica - Real Madrid como jogo de cartaz e Vítor Pereira na Liga Europa

Kylian Mbappé e Vinicius Junior são as principais ameaças ao Benfica
Kylian Mbappé e Vinicius Junior são as principais ameaças ao BenficaDennis Agyeman / Zuma Press / Profimedia / Flashscore

Após a conclusão da fase de liga das três principais taças europeias, as atenções voltam-se para as primeiras mãos dos play-offs e para alguns jogos de fazer crescer água na boca. Como sempre, selecionámos os jogos imperdíveis da Liga dos Campeões, da Liga Europa e da Liga Conferência para os próximos dias.

Terça-feira, 17 de fevereiro

Benfica x Real Madrid - 20:00

Depois do dramático confronto na fase final da Liga dos Campeões, em que o Benfica de José Mourinho recuperou de uma desvantagem de um golo para vencer por 4-2 e passar à fase final, as mesmas equipas voltam a encontrar-se nos play-offs.

Nas próximas duas jornadas, é de esperar drama, porque, quer ele queira quer não, é raro o treinador do Benfica, Mourinho, não viver momentos destes.

O Real Madrid, com o ego ferido e a frustração de ter ficado de fora dos oito primeiros por causa dos encarnados, estará desesperado por vingança e por ter a última palavra.

Veja a antevisão do Benfica - Real Madrid no Flashscore

Os Blancos terão alguma confiança no facto de terem vencido os três jogos na LaLiga desde aquela noite humilhante em Lisboa, incluindo uma impressionante vitória por 4-1 no fim de semana contra a Real Sociedad. Para além das estrelas Kylian Mbappé e Vinicius Junior (ambos com um papel fundamental nos dois jogos), o Real Madrid tem algumas armas interessantes que podem causar problemas ao Benfica.

A primeira vez que Trent Alexander-Arnold foi titular desde o início de dezembro foi contra a Sociedad e o lateral inglês regressou com uma bela assistência para Gonzalo Garcia.

Garcia é a outra arma do Real Madrid que não foi utilizada contra o Benfica na última ronda. Sempre que o jovem avançado tem oportunidades, seja no banco ou a partir do início da partida, consegue marcar golos.

O Benfica, por seu turno, empatou um e venceu dois dos seus três jogos na Liga Portugal desde essa memorável noite europeia.

Por isso, Mourinho também está confiante de que a sua equipa pode conseguir uma nova vitória surpreendente na terça-feira à noite. Mas é importante que isso aconteça, porque se o Real levar a vantagem para o Santiago Bernabéu, a eliminatória estará praticamente resolvida.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Quarta-feira, 18 de fevereiro

Bodo/Glimt - Inter - 20:00

O Bodo/Glimt foi a história da fase de apuramento de campeão. O pequeno clube do Círculo Polar Ártico chegou à Liga dos Campeões 2025/26 com poucas expectativas por parte da imprensa. Antes de darem o pontapé de saída, poucos esperavam que conseguissem ir além da fase de apuramento para a Liga dos Campeões.

No entanto, aqui estamos nós.

O Bodo terminou em 23.º lugar, depois de ter surpreendido os gigantes europeus Manchester City e Atlético de Madrid nos dois últimos jogos da fase regular.

Não foi uma tarefa fácil em alguns momentos e o Bodo acabou por se apurar para os play-offs, mas vencer as equipas que venceu contra todas as probabilidades significa que merece muito bem o seu lugar nesta fase e a oportunidade de provocar outra reviravolta contra os finalistas da época passada.

Bodo/Glimt continua a surpreender
Bodo/Glimt continua a surpreenderFlashscore

É claro que o Inter vai apostar nas suas chances ao viajar para as condições abaixo de zero no extremo norte da Noruega, mas seria ingénuo esperar essa vitória.

O Bodo mostrou contra o City e o Atlético que tem algo a seu favor. O conjunto norueguês ataca com determinação e tem jogadores com muita qualidade no último terço.

O Inter é, naturalmente, o grande favorito e, partindo do princípio de que não vai encarar o Bodo/Glimt de ânimo leve, é de esperar que se aproxime dos oitavos de final com uma vitória fora de casa. Afinal de contas, a equipa tem tido muitos sucessos recentes nesta competição e possui um plantel repleto de qualidade.

Além disso, a equipa de Cristian Chivu venceu todos os seus últimos seis jogos em todas as competições para aumentar a sua vantagem na liderança da Serie A e garantir o seu lugar nas meias-finais da Taça de Itália.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Quinta-feira, 19 de fevereiro

Fenerbahçe - Nottingham Forest - 17:45

O Fenerbahçe, cujo estádio recebe a final da competição, vai tentar levar a sua boa forma para a Europa quando defrontar o Nottingham Forest, nova equipa de Vítor Pereira, num jogo que terá lugar no início da tarde desta quinta-feira.

O gigante turco teve dificuldades para vencer na fase regular e não conseguiu ficar entre os oito primeiros. No entanto, quatro vitórias em quatro jogos dentro de casa darão ao Fener alguma confiança para este confronto diante dos seus adeptos.

Marco Asensio poderá ter um papel importante na vitória dos anfitriões, depois de ter marcado cinco golos nos últimos quatro jogos, naquela que está a ser uma excelente época de estreia em Istambul.

O Fenerbahçe tem uma equipa que está a fazer uma excelente temporada. Enquanto os turcos estão na disputa pelo título de campeão, o Forest é apenas o 17.º classificado da Premier League e está na luta contra a despromoção.

No entanto, é o início de uma era para os antigos campeões europeus, depois de Vítor Pereira ter sido anunciado como novo treinador no fim de semana. O ex-treinador do Wolves espera ter um início de sonho na Europa, neste reencontro com o Fenerbahçe, antes de se concentrar na sobrevivência do Forest na Premier League.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Celtic - Estugarda - 20:00

Quando foi realizado o sorteio para o play-off da Liga Europa, os adeptos do Celtic não tinham muitas esperanças de que a sua equipa passasse à fase seguinte. No entanto, as cinco vitórias consecutivas em todas as competições colocaram o Celtic de novo na luta pelo título na Escócia.

A névoa cinzenta que pairava sobre uma das piores temporadas dos últimos tempos para o gigante de Glasgow foi finalmente dissipada e, em seu lugar, a esperança voltou. O Celtic está a ganhar jogos novamente sob o comando do novo (velho) treinador Martin O'Neill e parece novamente uma equipa capaz de competir na Europa.

No entanto, o seu adversário, o Estugarda, também está em boa forma. Apenas uma derrota e quatro vitórias nos últimos cinco jogos são sinais de uma equipa em boa forma e que está a obter resultados num campeonato de maior qualidade do que o escocês.

A equipa alemã também teve uma campanha muito mais bem sucedida na fase de apuramento de campeão do que o Celtic, terminando em 11.º lugar com 15 pontos, a apenas um ponto de um lugar entre os oito primeiros.

O Celtic terminou com 11 pontos e só se classificou para os play-offs depois de ter vencido os dois últimos jogos da fase regular. O Celtic chega a este confronto como underdog, mas com o apoio de um Celtic Park ensurdecedor e a confiança do seu lado, tudo pode acontecer na noite de quinta-feira. Não vai querer perder!

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore