Com o futebol internacional em pausa até março, é tempo de decisões por toda a Europa, com a Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência a assumirem o protagonismo. A quarta jornada das fases de liga promete emoção de sobra, com grandes duelos em todos os campos.
Com isto em mente, destacamos os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa que não vai querer perder esta semana.
Terça-feira, 25 de novembro
Começamos a semana europeia com um verdadeiro duelo de cartaz. Dizer que Chelsea e Barcelona têm história nesta competição é pouco, e o confronto em Stamford Bridge promete ser mais um capítulo desta rivalidade tão rica.
É impossível não recordar os duelos épicos das meias-finais da Liga dos Campeões em 2008/09 e 2011/12 quando se pensa neste embate. No entanto, o célebre golo de Fernando Torres no último minuto no Camp Nou, em 2012, já foi há mais de 13 anos e, desde então, só se encontraram nos oitavos de final de 2018. Por isso, parece apropriado que estes gigantes europeus possam finalmente reacender a rivalidade.
A equipa de Hansi Flick parte como favorita, sendo campeã da LaLiga e semifinalista da Liga dos Campeões na época passada. O Barcelona tem tido dificuldades com a sua linha defensiva alta, tanto em Espanha como na Europa, mas no fim de semana passado voltou a mostrar o nível da última temporada ao golear o Athletic Bilbau. O regresso de Joan Garcia à baliza e do talismã Raphinha devolvem quase toda a força ao plantel, e Lamine Yamal parece finalmente encontrar o seu ritmo após um início de época irregular.
O Chelsea também chega confiante, depois de quatro vitórias consecutivas a nível interno, sequência que os levou ao segundo lugar da Premier League. Os comandados de Enzo Maresca têm sido menos consistentes na Europa, mas continuam na luta por um lugar entre os oito primeiros.
Vencer na terça-feira não só reforçaria essas aspirações, como seria também uma afirmação de força frente a um dos favoritos à conquista do troféu. No entanto, com o Barcelona quase na máxima força, será uma tarefa hercúlea conseguir um bom resultado perante os seus adeptos. Conseguirão contrariar o favoritismo?

Quarta-feira, 26 de novembro
De um embate entre clube londrino e a realeza europeia para outro, com o líder da Premier League, Arsenal, a medir forças com o líder da Bundesliga, Bayern Munique, na noite de quarta-feira. Este duelo de gigantes tem gerado enorme expectativa, e com razão. O Bayern tem marcado golos com facilidade, segue invicto após 11 jogos e, na verdade, tem tomado a Bundesliga de assalto, mas o Arsenal também atravessa um excelente momento.
Os gunners só perderam uma vez esta época, precisamente frente ao campeão em título Liverpool, e nas últimas semanas têm estado em grande forma. Não seria exagero dizer que estas são atualmente as duas melhores equipas da Europa, algo comprovado pelo facto de ocuparem o primeiro e segundo lugares na classificação da fase de liga.
O ataque do Bayern tem sido, por vezes, imparável esta temporada. Defrontar o trio ofensivo composto por Luis Díaz, Harry Kane e Michael Olise é o maior pesadelo para qualquer defesa. Se há equipa capaz de responder ao desafio, é a de Mikel Arteta.
O Arsenal só concedeu seis golos na Premier League esta época e já soma 13 jogos sem sofrer golos em todas as competições. Além disso, ainda não concedeu qualquer golo na Europa após três jornadas. No domingo, em Londres, mostrou também o seu poder ofensivo.
Com o fator casa a seu favor, esta parece ser a oportunidade ideal para os gunners fazerem uma afirmação de peso. Ainda assim, os homens de Vincent Kompany prometem ser o teste mais exigente da época até agora.

Numa noite que promete ser memorável na Liga dos Campeões, o terceiro grande duelo da quarta jornada coloca o Atlético Madrid, em dificuldades, frente ao terceiro classificado, Inter. A equipa de Diego Simeone tem tido dificuldades em encontrar o melhor futebol, tanto a nível interno como europeu, e esta época não tem sido exceção.
Com duas vitórias e duas derrotas nos primeiros quatro jogos, o Atleti está pressionado a conseguir um bom resultado em casa, mas a tarefa não é fácil. O que lhes pode dar confiança é o facto de terem vencido os últimos cinco jogos em todas as competições desde a pesada derrota frente ao Arsenal na segunda jornada. O talismã Antoine Griezmann também voltou aos golos, o que é um impulso importante antes de mais um grande teste europeu.
O Inter, por sua vez, soma quatro vitórias em quatro jogos na fase de liga, com onze golos marcados e apenas um concedido. A derrota no dérbi de Milão no fim de semana pode ter abalado a confiança da equipa antes deste duelo, dando ao Atlético ainda mais esperança de surpreender. Ainda assim, os italianos continuam como favoritos depois do arranque perfeito na Europa, mas Simeone é mestre em conseguir resultados europeus quando mais precisa.

Quinta-feira, 24 de novembro
Na quinta-feira à noite, as atenções viram-se para a Liga Europa e Liga Conferência, com mais um gigante da Serie A, a AS Roma, em ação. A equipa de Gian Piero Gasperini defronta o surpreendente Midtjylland, da Dinamarca, num duelo europeu interessante. Para surpresa de muitos, os dinamarqueses lideram a classificação da Liga Europa, tendo vencido os quatro primeiros jogos.
O Midtjylland tem sido menos dominante no campeonato dinamarquês, com cinco empates e duas derrotas em 16 jogos, o que, embora não seja desastroso, é claramente menos convincente do que o seu desempenho europeu. O oposto acontece com os anfitriões. A Roma tem estado em grande na Serie A sob o comando do novo treinador Gasperini, liderando a liga após 12 jornadas.

No entanto, na Europa, o percurso tem sido menos feliz, com duas vitórias e duas derrotas nos quatro primeiros jogos, incluindo uma surpreendente derrota caseira por 2-1 frente ao Viktoria Plzen na segunda jornada. Tudo isto torna o jogo de quinta-feira, com início antecipado na capital italiana, imprevisível, o que só aumenta o interesse!

Estrasburgo-Crystal Palace - 20:00
O encontro entre o Estrasburgo e o Crystal Palace na noite de quinta-feira promete ser animado, entre duas equipas pouco habituadas a estas andanças europeias nos últimos anos. O último registo europeu dos franceses remonta à época 2005/06, enquanto o Palace faz a sua estreia europeia após uma sensacional conquista da Taça de Inglaterra no final da última temporada.
O Estrasburgo parte como ligeiro favorito, sendo equipa da Ligue 1 e estando um ponto à frente do Palace na classificação da fase de liga, além de jogar em casa. A jovem equipa francesa ainda não perdeu, com duas vitórias e um empate nos três primeiros jogos, enquanto o Palace soma duas vitórias e uma derrota.
O que dá esperança a Oliver Glasner para um resultado positivo é o facto de o Palace atravessar um bom momento na Premier League, tendo subido ao top cinco. Além disso, após um início de época forte, o Estrasburgo tem vacilado, com três derrotas nos últimos seis jogos.
Sendo o primeiro confronto oficial entre estas equipas, há razões de sobra para acreditar que será um duelo memorável.
