Destaques Europeus: Mourinho reencontra Real, Conte reencontra Chelsea, tudo em jogo em Paris

José Mourinho vai reencontrar o Real Madrid
José Mourinho vai reencontrar o Real MadridAlberto Lingria / Reuters

Chegou a semana mais importante até agora das competições da UEFA desta temporada e, embora a maioria dos 36 jogos que vão decorrer nas jornadas finais da fase de Liga da Champions League e da Liga Europa tenham algo em disputa, alguns são especialmente aliciantes.

Vêm aí duas noites absolutamente frenéticas de futebol, com todas as equipas da Champions League a entrarem em campo em simultâneo esta quarta-feira, antes de as formações da Liga Europa fazerem o mesmo na quinta-feira.

Muitos procuram garantir um lugar entre os oito primeiros, o que lhes dará acesso aos oitavos de final, e a maioria dos restantes ainda tem hipóteses de terminar entre os 24 primeiros e assim seguir para o playoff de apuramento.

Tendo em conta o que está em jogo e as várias combinações possíveis, estes são os quatro encontros a que vai querer prestar especial atenção.

Quarta-feira, 28 de janeiro

Benfica - Real Madrid

Antevisão do Benfica - Real Madrid
Flashscore

Este duelo em Lisboa já promete, visto que o Benfica precisa de vencer para continuar na prova, e o Real Madrid pode cair fora dos oito primeiros em caso de derrota, mas o reencontro dos merengues com o 'Special One' torna tudo ainda mais interessante.

José Mourinho não só defronta o seu antigo clube, como o faz numa altura em que a imprensa espanhola avança que Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, pondera o seu regresso no verão. Se José Mourinho conseguir conduzir o Benfica à vitória e provar que ainda é um treinador de topo, como muitos duvidam, esses rumores vão certamente intensificar-se.

Pela frente terá um antigo pupilo, Álvaro Arbeloa. O confronto entre ambos é um dos pontos de interesse, já que mantinham uma relação próxima de jogador-treinador, com o espanhol a considerar Mourinho um ídolo e uma figura paternal, mas não haverá espaço para sentimentalismos, pois Arbeloa sabe que uma derrota pode comprometer seriamente as suas hipóteses de continuar no comando do Real Madrid para lá do final da época, caso isso custe o apuramento para os oitavos de final.

O Benfica está a três pontos dos lugares de playoff antes deste jogo, enquanto o Real Madrid tem apenas mais dois, por isso está tudo em aberto nesta Champions League e, quem sabe, até na escolha de quem vai ocupar o banco do Bernabéu na próxima temporada.

Nápoles - Chelsea

José Mourinho não é o único a reencontrar um antigo empregador, já que Antonio Conte volta a defrontar o Chelsea, num duelo em que ambos estão obrigados a vencer.

As coisas não estão a correr bem para Conte, com o Nápoles a somar apenas um triunfo nos últimos seis jogos e a sofrer uma derrota por 0-3 frente à Juventus, no fim de semana. Por não terem conseguido vencer o Copenhaga reduzido a dez jogadores na semana passada, nem sequer estão, neste momento, em posição de playoff da Champions League e precisam de bater o Chelsea para manterem esperanças.

Já os londrinos atravessam uma fase bem mais positiva, com quatro vitórias nos primeiros cinco jogos sob o comando de Liam Rosenior, e sabem que mais um triunfo em Nápoles deverá garantir-lhes um lugar entre os oito primeiros. Isso fará com que os adeptos de Stamford Bridge, muitos deles céticos quanto à sua contratação, fiquem totalmente do lado do novo treinador.

Para Antonio Conte, é fácil imaginar que uma nova derrota pesada e a eliminação na fase de Liga possam ditar o colapso total do seu projeto no Nápoles, tal como aconteceu no final da sua passagem pelo Chelsea.

PSG - Newcastle

Antevisão do PSG - Newcastle
Flashscore

Se quiser concentrar-se apenas num jogo da Champions League, escolha este.

É raro assistir-se a um encontro em que ambas as equipas precisam mesmo de vencer e não têm a alternativa de decidir tudo nos penáltis, mas é precisamente o que acontece aqui. Se nem o PSG nem o Newcastle estiverem em vantagem quando soar o apito final, ambos deverão cair para o playoff.

Chegam a este jogo em sexto e sétimo, empatados em pontos e com seis equipas atrás. Por isso, o empate dificilmente servirá a qualquer um, o que significa que ambos vão procurar a vitória.

Com mais qualidade e a jogar em casa, os campeões em título são favoritos, mas o Newcastle goleou-os por 4-1 antes de empatar 1-1 em Paris há duas épocas, e tem estado em grande plano na Europa este ano, sendo a segunda equipa menos batida (6 golos sofridos).

Dois conjuntos de topo, muito equilibrados e ambos obrigados a ganhar. Promete espetáculo!

Consulte aqui a classificação completa da Champions League

Quinta-feira, 29 de janeiro

Real Betis - Feyenoord

Na Liga Europa, o destaque vai para o duelo em Sevilha, onde dois dos maiores emblemas da competição vão lutar desesperadamente pelos três pontos.

O Real Betis parecia ter o apuramento para os oito primeiros garantido antes da última jornada, mas uma surpreendente derrota por 0-2 frente ao PAOK deixou a equipa de Manuel Pellegrini apenas um lugar e um ponto acima da zona de playoff, e sendo um dos favoritos à vitória final, cair para esses lugares seria uma grande desilusão.

Para o Feyenoord, por outro lado, chegar ao playoff é agora o melhor cenário possível, depois de uma série desastrosa em que só venceram dois dos últimos 12 jogos em todas as competições. Um triunfo convincente frente ao Sturm Graz na semana passada ainda lhes deu uma ténue esperança de continuar na Europa, e Robin van Persie terá de a agarrar se quiser aliviar a enorme pressão que sente neste momento.

Para anfitriões e neerlandeses, só a vitória interessa para atingirem o objetivo, e com ambos a apresentarem argumentos ofensivos de grande qualidade, este promete ser um jogo emocionante.

Consulte aqui a classificação completa da Liga Europa