Confira a seguir os principais jogos desta ronda.
Terça-feira, 11 de março
Liverpool x PSG (1-0 na 1.ª mão) - 20:00
Se alguém lhe dissesse, quando o Liverpool e o PSG se defrontaram, que a equipa de Arne Slot levaria uma vantagem de 1-0 para Anfield, consideraria o Liverpool como um dos grandes favoritos à vitória, mas não é bem assim, depois do resultado da primeira mão.
O Liverpool venceu, mas foi completamente superado pelos franceses, que jogaram um futebol impressionante e tiveram 27 tentativas contra duas da equipa da Premier League, mas não conseguiram converter as ocasiões.
O goleiro Alisson, que fez nove defesas, teve uma das melhores atuações de todos os tempos, mas as chances de ele repetir o feito são pequenas. Se o PSG conseguir dominar como fez em Paris, poderá facilmente dar a volta por cima e garantir uma vaga nas quartas-de-final.
O Liverpool certamente vai acelerar as coisas diante de uma torcida barulhenta, mas, mesmo assim, não será fácil derrotar os homens de Luis Enrique, com Ousmane Dembele ainda na melhor forma de sua vida - ele fez dois gols no fim de semana - e Kvicha Kvaratskhelia mostrando no jogo de ida que pode causar grandes problemas a Trent Alexander-Arnold.
Ao longo dos anos, houve inúmeras noites europeias inesquecíveis em Anfield, e parece que esta será mais uma.
Quarta-feira, 12 de março
Atlético de Madrid x Real Madrid (1-2 na 1.ª mão) - 20:00
O Real Madrid poderia ter atravessado a cidade para ir ao Estádio Metropolitano com uma vantagem de dois golos, se não tivesse desperdiçado uma grande oportunidade no final da primeira mão.
Os merengues mereceram a vitória em casa, graças a um bom desempenho na segunda parte, mas não houve grande diferença entre as duas equipas e o Atlético de Madrid vai querer dar a volta à situação, num terreno onde evitou a derrota para os seus rivais nos últimos três encontros, vencendo dois deles.
O seu registo em casa na Liga dos Campeões é extremamente impressionante. O clube perdeu apenas um dos seus últimos 14 jogos na competição e não perde um jogo da eliminatória da Liga dos Campeões em casa desde março de 1997.
No entanto, o Real Madrid nunca perdeu uma eliminatória sob o comando de Carlo Ancelotti, depois de ter perdido o jogo da primeira mão, e vai tentar manter esse registo naquela que será a última oportunidade do italiano para acrescentar mais um troféu europeu ao seu palmarés, antes de sair no verão.
O que está em jogo não poderia ser mais importante num clássico que não poderia ser mais acirrado.
Quinta-feira, 13 de março
Athletic Bilbao x Roma (1-2 na 1.ª mão) - 17:45
O Athletic Bilbao e a Roma chegaram a este jogo como dois dos favoritos à conquista da Liga Europa, o que se mantém depois de uma primeira mão que manteve vivas as hipóteses de ambas as equipas.
Depois de ter sido a melhor equipa na primeira parte do jogo da primeira mão, o Athletic assumiu a liderança no início do segundo tempo e parecia provável que regressasse a Espanha em vantagem, mas a Roma recuperou e empatou pouco depois, antes de conseguir o golo da vitória no último minuto.
Com a equipa da Serie A a liderar por um golo, mas com o clube espanhol a ter a vantagem de jogar em casa, o jogo pode correr de qualquer maneira. A Roma está em melhor forma, tendo vencido os seus últimos seis jogos, mas os anfitriões ganharam todos os jogos da Liga Europa disputados em casa esta época e venceram os seus adversários por uma margem de pelo menos dois golos em três deles.
Tudo indica que este será um jogo muito disputado, de alta qualidade e com muita emoção, entre duas equipas que sabem que têm grandes hipóteses de chegar ao fim da competição se conseguirem ultrapassar este obstáculo.
Tottenham x AZ Alkmaar (0-1 na 1.ª mão) - 20:00
Uma das maiores reviravoltas da primeira fase da Liga Europa aconteceu em Alkmaar, onde o AZ conquistou uma merecida vitória por 1-0 sobre o Tottenham.
À primeira vista, pode parecer que os Spurs conseguem ultrapassar uma desvantagem de um golo em casa sem grandes problemas, mas não será esse o caso, tendo em conta a forma como as coisas correram nos Países Baixos. O jogo foi dominado pelos neerlandeses, que deveriam ir para Londres com uma vantagem maior.
A vitória na Liga Europa é a última oportunidade que os anfitriões têm esta época para acabar com o seu jejum de títulos, e pode muito bem ser a última oportunidade que têm para garantir que vão jogar futebol europeu na próxima época, uma vez que estão em 13.º lugar no campeonato.
O facto de não conseguir levar o clube à conquista de um troféu e/ou à qualificação para as competições europeias tornaria muito incerto o futuro imediato de Ange Postecoglou no clube, quanto mais a longo prazo, pelo que este jogo não podia ser mais importante para o treinador e para o clube.
Manchester United x Real Sociedad (1-1 na 1.ª mão) - 20:00
Ruben Amorim não está sob tanta pressão como o seu homólogo do Tottenham, mas com a Liga Europa a ser a única hipótese de o Manchester United conquistar um troféu esta época, este confronto com a Real Sociedad será o mais importante do mandato do treinador português em Old Trafford.
É igualmente importante para a Real Sociedad, que parece agora pouco suscetível de se qualificar para a Liga dos Campeões ou mesmo para a Liga Europa através da sua posição na LaLiga, depois de ter perdido seis dos seus últimos oito jogos no campeonato.
É difícil prever que clube conseguirá a tão necessária vitória, já que o jogo da primeira mão foi muito disputado. Durante os 90 minutos, ambas as equipas fizeram 13 remates e registaram totais de xG semelhantes - 1,46 para a Real Sociedad e 1,16 para o Manchester United.
É fácil imaginar que o jogo se torne cauteloso, dada a sua importância para ambas as equipas, especialmente depois de Ruben Amorim ter mostrado, contra o Arsenal, que está disposto a ser mais pragmático.