Salah está a ter a melhor época da sua carreira em Liverpool, com 32 golos e 22 jogos até ao momento. O egípcio não é apenas o melhor marcador da Premier League, com 27 golos, mas é também o melhor criador de jogadas, com 17 assistências, mais sete do que Bukayo Saka, do Arsenal.
Muitos argumentaram que ele deveria receber a Bola de Ouro nesta temporada, incluindo Di Canio, que falou ao FootItalia sobre como ele acredita que o jogador de 32 anos levantará o prêmio, desde que Vinicius Junior, avançado do Real Madrid, fique quieto nas fases finais da Liga dos Campeões.
"Do meu ponto de vista, se parássemos a época agora, é claro que para mim não há dúvidas, Salah ganharia a Bola de Ouro. Mas se o Vinicius Junior marcar um golo na meia-final ou na final da Liga dos Campeões e depois jogar na final. Então ganha-a, mesmo que faça um mau jogo na final. É só para retribuir aos adeptos que não lhe deram o prémio no passado e talvez o escolham, mas, para ser sincero, neste momento, é o Salah que está a ganhar", disse.

As esperanças do Liverpool na Liga dos Campeões foram por água abaixo depois de ter sido eliminado pelo Paris Saint-Germain e está fora das duas taças nacionais graças ao Plymouth Argyle e ao Newcastle United na final da Taça EFL. A Bola de Ouro é muitas vezes influenciada pela coleção de troféus de um jogador no final da época e Salah tem de ganhar o título da liga se quiser ter uma hipótese de ganhar o prémio que nenhum jogador do Liverpool levantou desde Michael Owen em 2001.