Mais

Em casa de Maradona, sê Maradona: arrancada de Rafael Leão coloca Milan nas meias-finais (1-1)

Giroud inaugurou o marcador a passe de Rafael Leão
Giroud inaugurou o marcador a passe de Rafael LeãoUEFA/Opta by Stats Perform

O AC Milan está de regresso as meias-finais da Liga dos Campeões 16 anos depois. A grande arrancada de Rafael Leão, a fazer lembrar Diego Armando Maradona, o homem da casa, acabou por ser decisiva no encontro, já que Osimhen conseguiu empatar nos descontos, já depois de Maignan ter defendido uma grande penalidade. O adversário vai sair do encontro entre o Inter de Milão e o Benfica.

Recorde as incidências da partida

Seis dias depois de mais uma vitória do AC Milan sobre o Nápoles, os rivais italianos voltaram a medir forças nos quartos de final da Liga dos Campeões, desta feita no Estádio Maradona. Privado dos suspensos Kim e Anguissa, Luciano Spalletti lançou Juan Jesus e Ndombélé, contando também com Osimhen a titular. Já Stefano Pioli apostou na mesma equipa que venceu os napolitanos.

Equipas iniciais
Equipas iniciaisFlashscore

Como seria de esperar, o início do desafio trouxe um Nápoles dominar e balanceado para o ataque. Os rossoneri apresentaram algumas dificuldades em sair a jogar, não conseguindo superar a forte pressão do adversário. Aos 13 minutos, Politano recebeu a bola na direita, deambulou para o meio e, de longe, desferiu um grande remate que acabou por sair ao lado.

Aos 21 minutos, Mário Rui carregou Rafael Leão dentro da área e Szymon Marciniak assinalou a grande penalidade. Olivier Giroud assumiu a cobrança, atirou para o lado direito, mas Meret adivinhou e defendeu o remate. Pouco depois, Giroud voltou a aparecer com perigo dentro da área, mas Meret levou novamente a melhor. Aos 33 minutos, momento insólito, já que Politano e Mário Rui foram substituidos em simultâneo devido a lesão.

Já na parte final do primeiro tempo, Rafael Leão arrancou com a bola pela esquerda e ainda antes do meio-campo, passou por todos os adversários em velocidade e, já dentro da área, cruzou para o meio para Giroud atirar a contar e colocar o Milan cada vez mais perto das meias-finais. No tempo de compensação, o regressado Osmihen ainda fez o gosto ao pé, mas o golo foi anulado por mão na bola.

A segunda parte começou com Kvaratskhelia a criar perigo dentro da área rossoneri, mas o remate saiu ligeiramente por cima da baliza de Maignan. Pouco depois, o georgiano voltou a tentar o golo com um remate forte, mas sem a melhor direção. Seguiram-se novas tentativas de Lozano e Mathías Olivera, com a bola a voltar a sair transviada da baliza.

O Nápoles carregou em busca do golo da igualdade e, aos 80 minutos, Di Lorenzo cruzou uma bola já dentro da área, com Tomori a cortar com o braço e o árbitro polaco a voltar a apontar para o castigo máximo. Na cobrança, Kvaratskhelia atirou rasteiro para a direita de Maignan, mas o internacional português esticou-se e parou o remate.

Após a grande penalidade, os napolitanos não reagiram bem e os rossoneri aproveitaram para chegar com perigo à adversária. Ainda assim, Olivera teve o golo na cabeça após um canto, mas o remate saiu ao lado. Pouco depois, aos 93 minutos, Raspadori cruzou na direita e Osimhen cabeceou para o golo do empate.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

No entanto, o empate estava consumado, e o AC Milan regressa às meias-finais da Liga dos Campeões depois de 16 anos de ausência. Na próxima fase, que está agendada para os dias 9 e 10 de maio, e 16 e 17 do mesmo mês, a equipa da capital vai defrontar o rival Inter de Milão ou o Benfica.

Homem do jogo Flashscore: Rafael Leão (AC Milan)