A equipa de Unai Emery sobreviveu a um susto contra o Celtic para vencer por 4-2 num Villa Park cheio de gente e garantir a qualificação automática através de um oitavo lugar na fase de apuramento.
A equipa liderava com dois golos de Morgan Rogers nos primeiros cinco minutos, mas Adam Idah marcou dois golos no espaço de 145 segundos para empatar para o Celtic pouco antes do intervalo.
Watkins ignorou as especulações sobre o seu futuro e salvou o Villa com um golo certeiro no segundo tempo para restaurar a sua vantagem.
O jogador de 29 anos falhou um penálti após o seu golo, mas Rogers completou o primeiro hat-trick da sua carreira nos descontos para garantir que o Villa avançasse sem a necessidade de um play-off.
A proposta do Arsenal por Watkins foi inoportuna do ponto de vista do Villa, dada a importância do confronto com o campeão escocês.
Após o jogo, os jornais sugeriram que o Aston Villa tinha rejeitado a oferta do Arsenal e Emery não ofereceu qualquer incentivo para que os Gunners aumentassem a sua tentativa de comprar um jogador que marcou 11 golos em 32 jogos esta época.
"Watkins é o nosso avançado. Sei que querem perguntar sobre isso, mas já vos disse, hoje não é o dia", disse Emery, visivelmente frustrado.
O Arsenal está à procura de um avançado depois de Gabriel Jesus ter sofrido uma lesão no joelho que pôs fim à época.
Um grande desafio
Questionado sobre o futuro de Duran, que foi dado como praticamente certo no Al Nassr, Emery não descartou a possibilidade de vender o jogador.
"Não sei se Jhon Duran está de saída, mas se estiver, é uma boa notícia para nós, porque ele está de saída porque é um bom dinheiro", disse o espanhol.
"Amanhã (quinta-feira) ou sexta-feira podemos falar sobre a transferência. Até que tudo esteja feito, não quero falar, porque no futebol tudo pode acontecer. O clube está a trabalhar e a tentar competir na janela de transferências, porque precisamos de alguns jogadores. Alguns podem sair, mas não é altura de falar sobre isso", reforçou.