Mais

Exclusivo com Jadon Sancho e Chalobah: O momento do Chelsea, Maresca e as dificuldades da Premier

Jadon Sancho em ação durante o jogo da Liga Inglesa entre o Arsenal e o Chelsea
Jadon Sancho em ação durante o jogo da Liga Inglesa entre o Arsenal e o ChelseaBenjamin Cremel / AFP
Com a corrida pelos lugares europeus na Premier League a entrar na reta final, conversámos com dois jogadores do Chelsea, Jadon Sancho e Trevoh Chalobah, sobre os objetivos dos Blues para esta fase decisiva da época.

Acompanhe as incidências da partida

Chelsea, atualmente no quinto lugar da Premier League, continua na luta pela qualificação para a Liga dos Campeões — e, nesta fase da época, todos os jogos são decisivos. Este fim de semana, os Blues recebem o recém-coroado campeão Liverpool em Stamford Bridge, e uma vitória será crucial para manter vivas as aspirações europeias.

Numa entrevista conjunta ao Canal+ Sport, Tolga Akdeniz, editor do Flashscore, conversou com Jadon Sancho e Trevoh Chalobah para antever o próximo duelo, discutir as ambições do clube e comparar a Premier League com o resto do futebol europeu.

"Jogamos no Chelsea e temos sempre como objetivo as melhores competições"

- A corrida para a Liga dos Campeões está cada vez mais renhida, com cinco equipas a lutar por duas posições. Este fim de semana, o Chelsea vai defrontar o Liverpool, que acaba de se sagrar campeão da Premier League. Qual é a sua opinião sobre o jogo e a corrida para a Europa?

Chalobah: "Sim, é um jogo muito disputado. Há cinco equipas que podem entrar na Liga dos Campeões e o jogo contra o Liverpool será crucial para nós, pois são os campeões. Vai ser um jogo importante e vamos estar preparados."

Trevoh Chalobah comemora após a partida de futebol da Premier League entre Fulham e Chelsea em Craven Cottage.
Trevoh Chalobah comemora após a partida de futebol da Premier League entre Fulham e Chelsea em Craven Cottage.Glyn Kirk / AFP

- Como é que avalia a sua época até agora? Acha que tem sido um sucesso?

Sancho: "O início da temporada foi muito bom. Acho que tivemos um pouco de azar com alguns resultados e, obviamente, perder pontos nunca é bom, mas acho que agora estamos num bom momento. Estamos em boa forma em casa, por isso estamos ansiosos pelo jogo deste fim de semana e esperamos conseguir os três pontos."

- Tem algum objetivo para o final da temporada?

- Sancho: "Definitivamente, queremos entrar na Liga dos Campeões. Jogamos no Chelsea e temos sempre como objetivo as melhores competições...".

O Chelsea continua na luta pela qualificação para a Liga dos Campeões
O Chelsea continua na luta pela qualificação para a Liga dos CampeõesFlashscore

- Há alguns meses que estão ambos a trabalhar com o treinador Enzo Maresca. Que tipo de treinador é este? Como é que ele se compara aos outros que já tiveram?

- Chalobah: "Ele vai muito, muito ao detalhe. Estuda sempre o jogo, dá-nos sempre informações nos treinos e no jogo para analisarmos o adversário. Os seus pormenores ajudam-nos a encontrar soluções no jogo. E sim, ele tem feito isso durante toda a época. É uma abordagem que nos ajuda sempre a saber o próximo passo, quer sempre que aprendamos."

Jadon Sancho impressionou o Borussia Dortmund em duas passagens pela Bundesliga.
Jadon Sancho impressionou o Borussia Dortmund em duas passagens pela Bundesliga.Nigel Keene / ProSportsImages / DPPI via AFP

- Para além do Chelsea, ambos jogaram em ligas diferentes, em países diferentes. Jadon jogou na Alemanha e Trevoh esteve em França durante um curto período de tempo. Como é que comparam essas ligas com a Premier League?

Sancho: "Antes de mais, diria que a Premier League é mais física. Em termos de desempenho nos jogos. Na Premier League, enfrentamos muitos blocos baixos, enquanto na Alemanha, pela minha experiência, até as equipas mais baixas tentam ganhar-nos, por isso não jogam com cinco defesas, jogam com quatro defesas".

"E lá (na Alemanha), as equipas jogam ao seu estilo, especialmente contra as equipas de topo, porque tentam sempre ganhar. Enquanto na Premier League, a maioria das equipas que enfrentamos agora, jogam com cinco na defesa e normalmente fazem duplas, o que torna a vida ainda mais difícil."

Chalobah: "Para mim, eu diria que a França também é bastante física. É um período de transição, como é a Premier League. Sabemos o quão rápido pode ser. Se perdermos a bola, eles contra-atacam. É por isso que eu diria que (a França) é um pouco semelhante, do ponto de vista físico, à Premier League."