Ir para o conteúdo principal

Exclusivo com Sylvinho: O Arsenal de Wenger, o fenómeno Ronaldinho e o Barcelona de Guardiola

Sylvinho ao serviço do Barcelona
Sylvinho ao serviço do BarcelonaAndreu Dalmau / EPA / Profimedia

Sylvinho foi o primeiro brasileiro a assinar pelo Arsenal, disputou a qualificação para a Liga dos Campeões com o Celta de Vigo e foi bicampeão europeu pelo Barcelona, onde foi titular na final de 2009 frente ao Manchester United, aos 35 anos.

Na primeira parte de uma entrevista exclusiva ao Flashscore, o antigo lateral-esquerdo recorda a atenção de Arsene Wenger aos pormenores, a ala que partilhou com Ronaldinho e a noite no Bernabéu em que percebeu que a equipa de Pep Guardiola era especial.

- Arsène Wenger trouxe-o para a Europa em 1999. Quando chegou ao Arsenal, tinha alguma ideia de como essa mudança iria correr?

- Bem, não. É muito difícil imaginar tudo. Quando olhamos para trás, passado algum tempo, conseguimos ver como a vida de um futebolista se desenvolve, mas, na altura, tudo é muito incerto. Tínhamos um contrato de quatro anos, depois mais um, portanto cinco anos no total. Na verdade, fui o primeiro brasileiro a assinar pelo Arsenal. Durante os meus últimos três anos e meio no Albacete, coincidi muitas vezes com Arsene Wenger, que trabalhava para a FIFA. Estava presente em muitos eventos da FIFA e tivemos oportunidade de conversar. Ele repete sempre uma história. Diz-me: 'Sylvinho, fui ao Brasil ver outro jogador, um lateral-esquerdo, e, no fim, estavas a jogar contra essa equipa. Gostei muito da forma como jogavas. Pensei que eras um pouco mais defensivo, um pouco mais agressivo, mas continuavas a ser muito brasileiro, com boas qualidades defensivas.' E depois, dois meses mais tarde, assinei pelo Arsenal. Foi espectacular. Tinha uma relação muito boa com o presidente e com a sua equipa. O Arsenal continua a fazer parte da minha casa. Tudo mudou: os proprietários mudaram, o clube mudou, mas há uma história muito bonita por trás. Adorei. Foi a minha primeira experiência na Europa e correu muito bem. Arsene Wenger, David Dein e muitas outras pessoas do clube causaram-me uma grande impressão. Ainda sinto que faço parte daquela casa.

- O que significou para si ser o primeiro brasileiro no Arsenal?

- Bem, agora é mais fácil perceber, mas, na altura, estávamos 100% concentrados em jogar futebol. É normal. Quando temos 24 ou 25 anos, não pensamos no facto de estarmos a abrir uma porta para outras pessoas. Pensamos apenas em jogar, fazer as coisas bem e desfrutar do futebol. Mas sempre fui uma pessoa que, mesmo antes de ser jogador, pensava em onde podia chegar, no que podia fazer e no que não podia fazer. Tinha a certeza absoluta de que estava a abrir portas para outros futebolistas, não apenas para o Sylvinho, o lateral-esquerdo que cumpria a sua função, mas também a nível pessoal, em termos de vida, educação e respeito. Depois chegaram Edu Gaspar, Gilberto Silva e muitos outros. Quando conheci o Edu, tornou-se um grande amigo. Dizemos sempre: 'Bom homem, estiveste bem.' Estive com o Edu durante seis meses, quase um ano. Ele não falava inglês e eu ajudei-o numa coisa, ele ajudou-me noutra e, no fim, compreendemo-nos. Agora somos um pouco mais velhos, mas estou muito feliz com as memórias que deixámos.

"Wenger era um grande treinador e aprendi muito com ele"

- Fala de Wenger com muito carinho. Foi quase um pai futebolístico para si, alguém que o moldou enquanto pessoa e jogador?

- A palavra "pai" no mundo do futebol depende do país. No futebol, consoante o país, pode dizer-se: "Este é um pai" ou "Não, cuidado." O Arsene era muito inteligente, perspicaz, muito culto e uma excelente pessoa. Ajudou-me muito. Sempre que tinha de falar com ele pessoalmente, dizia-me: 'Sylvio, senta-te. Como estás? Como está a tua família?' Aprendi muito com ele. Logo no início, quando o meu espanhol era melhor do que o meu inglês, perguntava-me: 'Sylvio, como estás? Já tens carro? Sabes conduzir do outro lado? Tens casa? A tua mulher já chegou? Já estás instalado?' Aqui não havia nenhum "pai". Havia um treinador, um treinador muito inteligente, mas também muito atento. Ao mesmo tempo, dizia-me: 'Vou corrigir-te defensivamente. És brasileiro, jogas muito bem, compreendes as coisas com muita clareza, mas tens de te ajustar.' E eu estava a aprender. Não era fácil. Tinha jogado três anos no Brasil e tinha duas internacionalizações pela selecção brasileira. Tinha sido campeão brasileiro. Depois cheguei ao Arsenal e tive de começar a adaptar-me. É difícil para um jogador jovem, porque existe um processo de adaptação. A Premier League tem um ritmo muito diferente e, defensivamente, se adormecermos sequer por um instante, podemos conceder um golo. Queria jogar, mas tinha saído do Brasil depois de disputar quase 300 jogos por uma das melhores equipas do país. Por isso, naturalmente, quando chegamos a um lugar novo, temos de esperar pela nossa oportunidade. Isso foi muito inteligente da parte de Wenger e de todo o clube. Ele sabia muito de futebol. Sabia quando eu devia entrar, o que tinha de fazer e o que queria de mim naquele momento. Mais tarde, disse-me que tínhamos conquistado títulos, mas que agora precisávamos de defender melhor e que eu tinha de avançar e jogar mais por fora. Os extremos estavam a ser marcados muito de perto, por isso sabia o que queria para a nova época. Era um grande treinador e aprendi muito com ele.

- Jogou com Thierry Henry, Patrick Vieira e Dennis Bergkamp. O que tornava aquela equipa do Arsenal tão difícil de defrontar?

- Naquela altura, as duas melhores equipas de Inglaterra eram o Arsenal e o Manchester United. Durante os dois anos em que lá estive, o Manchester United e o Arsenal eram muito fortes a nível técnico, físico e táctico. A estrutura dos dois clubes era incrível. De um lado estava Sir Alex Ferguson e, do outro, Arsene Wenger. Imaginem, vivi tudo isso. O Arsenal era uma equipa muito boa defensivamente. Era muito forte fisicamente e muito corajosa. Depois, no meio-campo, era muito organizada e tinha alguns dos melhores jogadores do mundo naquela altura. É incrível pensar que estive no Arsenal com o Henry, que também atravessava um momento importante da carreira. Havia momentos em que jogava e outros em que não jogava, até que, de repente, percebíamos: 'Este jogador é o Henry.' Não havia muito mais a dizer. Depois havia Dennis Bergkamp. Que jogador. Que futebolista. Jogar com o Dennis era bom, mas treinar com ele era ainda melhor. E havia tantos outros: Patrick Vieira, Marc Overmars, Emmanuel Petit e muitos mais.

- Henry é agora uma figura importante da televisão. Já via nele algo que sugerisse que também teria sucesso nessa área?

- Bem, mais tarde também coincidimos no Barcelona, por isso foi engraçado. Passámos juntos por duas etapas importantes. O Henry, além de ser um grande jogador, sempre demonstrou ser uma pessoa muito inteligente. É um homem que sabe do que fala. Sabe relacionar-se com as pessoas. Sabe abraçá-las e conversar com elas. Tem uma forma de comunicar de que as pessoas gostam. Não me surpreende que esteja a sair-se muito bem no futebol, não só como antigo jogador, mas também agora com os seus programas de televisão e a forma como comunica e se desenvolve. É uma pessoa encantadora.

"Espanha? É uma liga divertida e bonita"

- Depois do Arsenal, juntou-se ao Celta, terminou em quarto e qualificou-se para a Liga dos Campeões. Como recorda o período em Vigo?

- Foi o lugar certo, no momento certo. Foi um período muito bom para o Celta. Tínhamos quatro ou cinco brasileiros, quatro ou cinco argentinos, dois russos, Karpin e Mostovoi, entre outros. Éramos uma grande equipa. Terminámos em quarto, como disse, e, no ano seguinte, jogámos na Liga dos Campeões. Defrontámos o Ajax, o Milan e depois, nos oitavos de final, enfrentámos o Arsenal. Foi uma experiência fantástica. Foi um prazer. Queria viver em Espanha desde os 15, 16 ou 17 anos. Queria muito desfrutar do futebol espanhol, porque jogavam muito bem. Os jogadores brasileiros mais velhos estavam sobretudo em Itália: Sócrates, Zico, Júnior, Cerezo. Depois, os grandes jogadores brasileiros dos anos 90, como Romário, foram para o Barcelona. Quando vi o Romário e os seus golos, era adolescente. Depois havia Rivaldo, Giovanni e muitos outros. Eu queria estar ali. É verdade que é uma liga em que se desfruta a jogar futebol. Não é fácil. As pessoas pensam que é apenas futebol, futebol, futebol, mas entramos num relvado e ainda podemos levar uma pancada. Passei oito anos em Espanha, três no Celta e cinco no Barcelona. É uma liga divertida e bonita. É menos física, embora isso esteja a mudar, mas é muito técnica. Gostei muito desse tipo de futebol.

Sylvinho celebra com Messi e Eto'o
Sylvinho celebra com Messi e Eto'oČTK / AP / David Ramos

- Em 2004, chegou ao Barcelona e a um balneário com Ronaldinho, Xavi, Eto'o, Deco e Puyol. Como era viver lá dentro?

- Havia realmente dois lados. Por um lado, existia a estrutura do clube: o presidente, a direcção, o treinador Rijkaard e a sua equipa técnica, Txiki Begiristain e todos os envolvidos na vertente desportiva. De cima a baixo, a mensagem era muito clara: estão aqui porque queremos alcançar algo importante e conquistar títulos. Títulos, futebol sério, trabalho árduo e profissionalismo. Essa era a mentalidade. Depois havia o ambiente familiar dentro do balneário. Havia muito respeito e uma relação muito boa entre todos, mas, ao mesmo tempo, éramos profissionais. Entrávamos, trabalhávamos e saíamos. Penso que foi algo que aprendi depois de mais de 15 anos no futebol como treinador: podem passar muitos anos, mas os mesmos princípios continuam a aplicar-se. Se queremos alcançar algo importante enquanto equipa, todos têm de compreender o mesmo objectivo. Passei cinco anos no Barcelona, quatro deles com Rijkaard. Os dois primeiros foram especialmente bem-sucedidos. Ganhámos a LaLiga e depois a Liga dos Campeões em Paris, em 2005/06, frente ao Arsenal. O Ronaldinho tinha chegado um ano antes de muitos dos outros, mas a mentalidade era a mesma. Estes jogadores queriam conquistar títulos, visualizavam o sucesso e construíram uma equipa em torno desse objetivo. E, claro, não se tratava apenas de ter Ronaldinho, Xavi, Eto'o, Deco, Puyol ou qualquer um desses nomes. Havia uma ideia por trás da equipa. A ideia era simples: 'Rapazes, corram. Trabalhem durante 90 minutos em todos os jogos e em todos os treinos.' Essa mentalidade tornou-nos uma equipa muito forte, sobretudo durante esses dois primeiros anos com Rijkaard. Quando olho para trás, sinto-me muito feliz por ter vivido esse período e por ter feito parte daquela família.

"Ronaldinho fazia tudo nos treinos, era puro talento"

- O Ronaldinho era tão impressionante nos treinos como nos jogos?

- O incrível era a facilidade com que fazia tudo. Era puro talento. Tive muita sorte na carreira por jogar com pessoas assim. Trabalhei muito e dediquei-me bastante, mas também tive a sorte de partilhar o balneário com jogadores extraordinários. O Ronaldinho fazia tudo nos treinos. Podíamos jogar mais algum tempo, tentar qualquer coisa, e ele fazia-o naturalmente. Depois levava essas coisas para os jogos e resultavam. Fazia-as como se ainda estivesse a treinar. Era um jogador muito diferente. Tive muita sorte, não só por jogar com ele, mas também por ser próximo dele e jogar atrás dele. Isso dava-me muita responsabilidade. Lembro-me de um momento em particular. Pediu-me para lhe passar a bola mais depressa, porque o lateral estava a 'comer-lhe o tornozelo', estava a pressioná-lo mesmo muito. Com outro jogador, poderia dar dois toques antes de lhe passar a bola, mas com o Ronaldinho tinha de fazê-lo rapidamente. Lembro-me de falarmos e rirmos sobre isso. Pensei: 'Nem vou controlar a bola. Ele está a vir na minha direcção, por isso vou passar-lha imediatamente.' Ele dizia: 'Ei, este tipo está a matar-me. Passa-ma mais cedo!'

Estávamos a falar de uma diferença de talvez um segundo e meio ou dois segundos. Pode parecer uma coisa pequena, mas são esses os momentos que fazem a diferença com um jogador como o Ronaldinho. Se lhe passarmos a bola um segundo mais cedo, ele pode virar-se, desequilibrar o adversário e criar algo espectacular. São esses pequenos pormenores bonitos que vivemos no futebol.

Ronaldinho, Sylvinho e Xavi no treino.
Ronaldinho, Sylvinho e Xavi no treino.LLUIS GENE / AFP / AFP / Profimedia

"Jogar contra o Barcelona tornou-se um pesadelo"

- Viveu os primeiros meses de Pep Guardiola como treinador da equipa principal do Barcelona. O que o surpreendeu nele?

- Era um jogador com muita experiência, apesar de ainda ser muito jovem como treinador. Já tinha feito um excelente trabalho no Barcelona B. Quando chegou à equipa principal, o que mais me impressionou foi a clareza de tudo. Eu era um dos jogadores mais velhos do balneário, já não tinha 23, 24 ou 26 anos. Quando temos 35 ou 36 anos, reparamos nas coisas de forma diferente. E tudo era muito claro. Não era apenas o Pep. Era toda a equipa técnica, tudo. Havia controlo, mas era um controlo positivo, não um controlo militar. Não era: 'Vão comer isto ou aquilo.' Era: 'É isto que queremos, é este o treino que queremos e é isto que temos de fazer.' Ganhámos quase todos os jogos. O Barcelona já era uma equipa muito boa, mas ficou ainda melhor. Já era difícil jogar contra o Barcelona, mas depois tornou-se um pesadelo. Naquela altura, em 2008, havia grandes crises no mundo e na Europa, e lembro-me de ver o Camp Nou com menos pessoas do que era habitual. As pessoas estavam a passar por dificuldades. Por isso, jogar bom futebol e ter a bola era espectacular. Foi algo que aprendemos com o Pep e a sua equipa técnica. Mas também tínhamos de estar dispostos a recuperar rapidamente a bola, recuperá-la e levar energia ao jogo, para depois transmitirmos essa energia às pessoas. É ótimo quando as pessoas se divertem porque jogamos bom futebol, mas há algo mais que lhes podemos dar. Os jogadores queriam recuperar a bola.

Lembro-me de um jogo em que, como lateral, acho que não defendi durante cinco minutos. Era ataque atrás de ataque: controlo, controlo, controlo e depois avançávamos novamente. Claro que continuávamos a ter de defender, mas era diferente. Isso surpreendeu-me realmente. Depois disso, o Pep tornou-se um dos melhores, um dos melhores de todos. Está no topo de tudo. Eu tinha cerca de 37 ou 38 anos quando percebi realmente o que ele estava a fazer, e tudo se tornou muito claro para mim. E ter as coisas claras é importante para um treinador. Vejo que os meus jogadores também precisam de clareza e é isso que tento dar-lhes.

- A equipa que conquistou o triplete é frequentemente considerada uma das melhores da história. Quando percebeu que fazia parte de algo verdadeiramente especial?

- Para mim, foi no Bernabéu, quando o Messi começou a jogar como falso nove. Foi algo que trabalhámos nos treinos dois ou três dias antes do jogo. Havia alguns pormenores específicos que envolviam dois ou três jogadores que iam jogar nesse dia, e não todo o plantel. Falo daquilo que vi, embora também tenha ouvido dizer que houve conversas prévias com dois ou três jogadores. Entrámos num dos estádios mais difíceis e emblemáticos do mundo e resultou. Quando vemos algo assim resultar no Bernabéu, pensamos: 'Esta é uma fórmula que pode funcionar.' Mas não havia nada de louco na ideia. Muito pelo contrário. Muito se deveu à pessoa responsável, à forma como conseguiu comunicar a ideia e levá-la para o relvado. O Pep estava muito convicto. E depois, claro, tínhamos grandes jogadores capazes de fazer a diferença. Se me derem um oito e alguém me der um nove, 9,5 ou 10, podem transformar esse oito num 10. Tudo se conjugou nesse dia. Foi um daqueles jogos em que tudo funcionou na perfeição.

- Jogou os 90 minutos da final da Liga dos Campeões de 2009 frente ao Manchester United, em Roma. O que lhe passou pela cabeça quando Guardiola lhe disse que seria titular?

- Na altura, tínhamos algumas ausências devido a suspensões e lesões. A final da Liga dos Campeões era numa quarta-feira e já tínhamos conquistado a Taça e o campeonato. Ainda tínhamos dois jogos da liga antes da final: o Maiorca e depois o Athletic Bilbao, no Camp Nou, no sábado. Cerca de dez dias antes da final, o Guardiola veio ter comigo e disse: 'Sylvio, vá, prepara-te. Vais jogar a final. Temos alguns jogadores de fora, por isso vais jogar.' Respondi: 'Perfeito. Boa.' Depois perguntou-me sobre o jogo com o Maiorca: 'Sylvio, como te sentes? Queres jogar 45 minutos ou algo do género?' Eu disse: 'Não. Tenho 35 anos, estou a treinar, sinto-me bem e conheço-me bem. Quanto mais jogo, melhor me sinto.' Por isso, joguei 90 minutos em Maiorca, regressámos e depois tivemos o jogo em casa. Durante a semana, disse-lhe: 'Mister, deixe-me jogar mais.' Ele respondeu: 'Não. 90 minutos, não. Nem penses nisso. Não te lesiones.' Compreendi-o enquanto treinador. Queria proteger um jogador mais experiente que ia jogar a final da Liga dos Campeões. Não queria que eu me lesionasse. Mas, por dentro, tinha uma coisa muito clara: queria jogar. Queria desfrutar daqueles minutos.

Voltámos a falar sobre isso na manhã de sábado, antes do jogo no Camp Nou. Ele foi ao escritório e eu disse: 'Hoje não, Mister. Dê-me mais tempo.' No fim, chegámos a acordo para 45 minutos. Ele estava um pouco zangado. Disse: 'Eh, se te lesionares, eu vou...' Mas, no fim, tudo correu bem. Sabia quanto precisava de jogar. Sempre me senti muito bem física e tecnicamente e adorava os duelos. Não acho que alguma vez tenha definido correctamente o meu estilo enquanto jogador, mas vou tentar explicá-lo de uma forma que os jogadores de todo o mundo possam compreender: adorava entrar nos duelos.

Nem sempre conseguia chegar primeiro, mas tinha de chegar cedo e desfrutar do duelo. Se não ganhasse a bola na primeira acção, tentava roubá-la na segunda. Adorava esse espírito e as minhas pernas respondiam-me. Joguei os 90 minutos completos em Roma. Cheguei em boas condições porque a equipa estava muito bem preparada e sabíamos que o adversário também era muito forte. Na Liga dos Campeões, tudo pode acontecer, mas eu sentia-me preparado. Já tinha disputado 500 ou 600 jogos na carreira, por isso tinha experiência. Tinha 35 anos, mas estava pronto para jogar aquela final.

Receba todas as notícias sobre as suas equipas e jogadores favoritos!

Transferências, notícias, entrevistas: ative as noficações para os artigos sobre os seus jogadores e equipas favoritas.

Como ativar as notificações?

Escolha o Flashscore no GoogleVeja os nossos artigos mais vezes
AdicioneAdicionar no Google