O atual campeão inglês teve dificuldades no final de 2024, perdendo nove das 12 partidas entre outubro e dezembro.
No entanto, os Citizens parecem ter dado a volta à situação no novo ano, com desempenhos fortes, à exceção da derrota por 4-2 contra o PSG, na Liga dos Campeões.
Após as recentes vitórias do City contra o Chelsea e o Club Brugge, o defesa diz que a sua equipa ainda é uma das melhores da Europa, mas que precisa de o provar nos próximos jogos.
"Se trabalharmos todos juntos em campo, penso que ainda somos uma das melhores equipas da Europa, mas temos de o provar jogo após jogo", disse Akanji ao Flashscore.
"Vencemos o Chelsea no fim de semana passado. Penso que o Chelsea tem sido uma equipa muito boa este ano e penso que foi uma vitória muito boa da nossa parte, mostrámos um bom desempenho. Obviamente, o desempenho anterior contra o PSG não foi tão bom como queríamos, mas acho que demos o nosso melhor", acrescentou
Apesar de ter caído para o quarto lugar na Premier League, a equipa de Pep Guardiola vai tentar vencer o Arsenal este domingo para aumentar a sua série de vitórias para três jogos.
O jogador suíço enfatiza a importância do jogo no Estádio Etihad, observando que o clima no City melhorou devido às recentes boas atuações.
"Temos de ir jogo a jogo, temos o Arsenal a seguir e temos de recuperar muito bem. É um jogo importante para nós. Não vai ser fácil para nós fora, por isso temos de recuperar bem depois (da vitória do Club Brugge) e temos de estar prontos para o desafio", explicou.
Sobre a atmosfera, Akanji foi claro: "Penso que é sempre bom quando se obtêm bons resultados, o ambiente é melhor do que quando se perdem jogos, obviamente. Espero que consigamos manter o ambiente. Espero que consigamos fazer tudo em conjunto. Espero que os jogadores lesionados que temos regressem e se mantenham saudáveis, então vamos ser ainda melhores."
O Manchester City venceu o Club Brugge por 3-1 no Etihad e garantiu um lugar na fase de play-off da competição, onde irá defrontar o Real Madrid.
Quando questionado sobre o desempenho da sua equipa na competição, Akanji crescentou: "Penso que começámos muito bem. O empate contra o Inter de Milão foi bom. É uma das melhores equipas que enfrentámos. Depois, conseguimos duas vitórias e ficámos em oitavo lugar com sete pontos após três jogos, o que foi muito bom. Mas depois, obviamente, tivemos alguns resultados que ficaram muito aquém das nossas expectativas. Só conseguimos um ponto nos quatro jogos seguintes, pelo que tínhamos de ganhar (contra o Club Brugge) para passar à fase seguinte. Não era assim que queríamos, mas agora estamos aqui e continuo confiante de que podemos vencer quem vier a seguir."
"Não sei o que se passa na cabeça deles. Acho que podemos vencer todas as equipas da Europa, por isso, seja quem for que venha, estamos prontos para o desafio", acrescentou.
Este blockbuster europeu será o quinto embate a duas mãos entre os dois clubes nas últimas seis temporadas, com cada equipa a ter progredido em duas das quatro anteriores, desde a época 2019/20.
O encontro da época passada terminou num desempate por grandes penalidades no Etihad, com a equipa de Carlo Ancelotti a triunfar e a levantar o troféu.
A primeira mão no Etihad será disputada na terça-feira, 11 de fevereiro, e a segunda mão uma semana mais tarde.