Mais

Feminino: Duas estatísticas para cada equipa após a vitória do Arsenal na Liga dos Campeões

Arsenal conquistou o seu segundo troféu da Liga dos Campeões feminina 18 anos depois da última vez
Arsenal conquistou o seu segundo troféu da Liga dos Campeões feminina 18 anos depois da última vezFILIPE AMORIM / AFP

O golo de Stina Blackstenius, sete minutos depois de ter saído do banco, fez a diferença e as Gunners venceram o Barcelona por 1-0 na final do torneio feminino em Lisboa. Aqui estão duas estatísticas para cada equipa após o jogo.

7 - O Arsenal venceu a sua segunda Liga dos Campeões feminina, 18 anos depois do sucesso anterior. Depois do Turbine Potsdam e do Eintracht Frankfurt, as Gunners são a terceira equipa a vencer a competição na versão moderna.

No total, são a sétima equipa a vencer a Liga dos Campeões Feminina em várias ocasiões. Destas sete equipas, foi a única que nunca perdeu uma final.

10 - A vitória do Arsenal pôs fim a uma série de nove anos em que a competição só tinha sido vencida pelo Olympique de Lyon e pelo Barcelona.

Antes disso, o Frankfurt tinha sido a última equipa a vencer a competição. A equipa do norte de Londres tornou-se a primeira equipa, depois do Frankfurt, a vencer a Liga dos Campeões mas não o seu próprio campeonato nacional.

3 - O Barcelona perdeu pela segunda vez uma final da Liga dos Campeões feminina, após uma série de vitórias consecutivas. Três anos após a derrota com o Lyon, a equipa catalã volta a cair às mãos de um adversário inglês. De facto, as últimas três derrotas neste torneio foram contra uma equipa britânica.

O clube blaugrana foi derrotado na primeira jornada pelo Manchester City e perdeu uma meia-final contra o Chelsea no ano passado. No total, foi a sétima derrota do Barça contra equipas inglesas, quase metade das 18 derrotas na história do torneio.

2 - As campeãs do torneio espanhol não são estranhas a marcar muitos golos nos seus jogos. Afinal, marcaram quatro golos por jogo na Liga dos Campeões Feminina de 2024/25.

E foi a segunda vez que o Barça não conseguiu marcar em todas as competições, 48 no total, com uma ainda por disputar. Em todos estes jogos, as blaugrana marcaram 202 golos. Por isso, foi surpreendente o facto de terem ficado a zero na final.

Recorde a final da Liga dos Campeões feminina