Mais

Feminino: Liga dos Campeões com novo formato e a estreia da Liga Europa

O Arsenal é o mais recente vencedor da Liga dos Campeões
O Arsenal é o mais recente vencedor da Liga dos CampeõesANDREA AMATO / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Menos de 72 horas depois de a Inglaterra ter vencido a Espanha no Campeonato da Europa Feminino, o futebol europeu de clubes regressou com a primeira ronda de qualificação da renovada Liga dos Campeões Feminina.

Dezoito equipas entraram em campo na quarta-feira, marcando o arranque dos mini-torneios desta primeira fase de qualificação. Os nove vencedores seguem agora para as finais de sábado, às quais se juntam mais três clubes.

Esta é apenas a primeira de três fases de qualificação da nova Liga dos Campeões Feminina da UEFA. Iniciando um ciclo de quatro anos, a competição foi alvo de uma profunda remodelação.

Eis os pormenores de uma nova era no futebol feminino de clubes na Europa.

Liga dos Campeões Feminina segue o modelo masculino

A principal mudança na Liga dos Campeões Feminina é a introdução de uma nova fase de liga. No ciclo anterior, uma fase de grupos com 16 equipas iniciava a jornada principal da competição. Esta fase deu lugar a uma fase de liga com 18 equipas.

Esta mudança reflete as competições masculinas de clubes, que passaram a ter este formato no início da época passada. O formato foi muito bem recebido e agora a principal competição de clubes do futebol feminino adota o mesmo formato.

Antes da fase de liga, há três jornadas de qualificação. A primeira e a segunda jornadas de qualificação são disputadas em mini-torneios, com três ou quatro equipas. Existe um caminho dos campeões nacionais, dedicado aos vencedores das ligas, e um caminho da liga para os segundos e terceiros classificados de algumas das principais ligas.

No final da qualificação, quatro equipas do caminho dos campeões e cinco do caminho da liga juntam-se a nove participantes diretos na fase de liga. Entre as nove equipas que se qualificam automaticamente, contam-se o Arsenal, atual campeão, os seis vencedores de liga e os segundos classificados das duas nações mais bem classificadas.

Na fase de liga, os 18 clubes jogarão com seis adversários diferentes - três em casa e três fora. Serão divididos em três potes de seis equipas - decididos pelo coeficiente do clube - em que cada um enfrentará duas equipas de cada pote (um jogo em casa e um fora).

No final desta parte da competição, as quatro primeiras equipas qualificam-se diretamente para os quartos de final. As equipas que terminarem entre o quinto e o 12.º lugar entram nos playoffs da fase eliminatória, enquanto as seis últimas equipas são eliminadas. Após os playoffs eliminatórios, o torneio continuará da mesma forma que nos anos anteriores.

Esta não é a única alteração significativa no futebol feminino de clubes, uma vez que existe agora uma segunda competição de clubes.

A nova Liga Europa

Apresentamos a Liga Europa Feminina da UEFA, o novo torneio. Tal como o nome indica, trata-se de uma Liga com seis jornadas, todas elas disputadas a duas mãos. Incluindo a final, em que ambas as partidas serão disputadas num fim de semana.

Este torneio foi criado em grande parte para aumentar o número de jogos na Europa para os clubes eliminados nas qualificações da Champions. Afinal, 31 das 44 equipas que participarão no torneio virão da Liga dos Campeões.

A Liga Europa Feminina tem duas jornadas de qualificação. A primeira jornada contará com 13 participantes diretos, provenientes de algumas das ligas médias da Europa. A eles juntar-se-ão os terceiros classificados dos mini-torneios da segunda jornada de qualificação da Champions.

Na segunda ronda de qualificação, os vencedores da ronda anterior entram juntamente com os segundos classificados da segunda ronda de qualificação da principal prova europeia, bem como com as equipas derrotadas da terceira ronda de qualificação. Depois disso, haverá uma fase eliminatória direta com 16 equipas. Será formado um quadro, utilizando o coeficiente dos clubes para a distribuição das equipas.

A conquista da Liga Europa Feminina dará a uma equipa acesso direto à terceira ronda de qualificação da Liga dos Campeões, caminho dos campeões. No entanto, podem qualificar-se para a fase de liga diretamente através da sua liga nacional e/ou se o detentor do título da Champions já tiver obtido um lugar na competição através do seu desempenho na liga.

Os primeiros jogos da Liga Europa terão lugar em setembro, após os mini-torneios da segunda ronda de qualificação da Liga dos Campeões.