Mais

Feminino: Sporting elogia "qualidade" da Roma, rival no acesso à Liga dos Campeões

Sporting vai defrontar a Roma
Sporting vai defrontar a RomaSporting CP
O Sporting destacou esta segunda-feira a “muita qualidade” da Roma, adversária da equipa de futebol feminina na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ciente da maior experiência internacional das transalpinas.

“Estamos muito perto, é um passinho, mas ainda é um passo e é importante que não percamos esse foco. Vamos ter pela frente uma equipa com muita qualidade. Nós vamos assentar ideias e começar a trabalhar por esse objetivo. Mais do que uma oportunidade, é uma grande responsabilidade”, reagiu a coordenadora do futebol feminino leonino.

Em declarações aos meios do clube lisboeta, Margarida Batlle y Font analisou o sorteio realizado no domingo em Nyon, na Suíça, que definiu os emparelhamentos que decidem o acesso à inédita fase de liga, calhando às leoas um conjunto transalpino “para respeitar, mas não para temer”.

"Qualquer emblema seria um adversário à altura. As formações italianas costumam ser aguerridas e fortes nos duelos, portanto teremos de estar no nosso melhor nível, e as jogadoras sabem disso. Vamos enfrentar um oponente com palmarés, história e que tem mais experiência do que nós na Liga dos Campeões", disse, ainda assim garantindo uma atitude de “olhar nos olhos” das romanas.

Margarida Batlle y Font quer um Sporting preparado “o melhor possível” e confiante de que o técnico Micael Sequeira terá “disponível todo o plantel”, considerando que esse detalhe “é importante e pode fazer a diferença em jogos em que o nível é muito exigente”.

A eliminatória começa a ser jogada em Itália, em 11 de setembro, resolvendo-se o embate uma semana mais tarde, dia 18, em solo luso.

A responsável sublinhou o facto de estar em “construção” um novo grupo de trabalho, completamente renovado, argumento que o Sporting está a conseguir criar um plantel “competitivo”, mas também e “sobretudo unido, solidário, alegre e dinâmico".

"As decisões que tomamos foram feitas em consciência, com sentido de responsabilidade. Chegar a uma casa nova não é fácil, mas neste momento já temos uma equipa muito integrada, unida e isso é mérito das jogadoras que conheceram muito rápido os cantos à casa e também das que as receberam", elogiou.

Caso as leoas não sejam bem-sucedidas, há sempre o acesso à nova prova, a Taça Europa, que acolherá as equipas que não consigam a qualificação para a Liga dos Campeões, um projeto bem recebido, ainda assim prova que “não é o foco” das portuguesas.

A fase de liga da Liga dos Campeões da edição 2025/26 vai contar com 18 equipas, entre as quais o Benfica, pentacampeão nacional feminino, que garantiu, pela primeira vez, o apuramento direto para a fase principal da competição europeia de clubes.