Mais

Liga dos Campeões feminina: Benfica cai na Luz diante do Arsenal (0-2)

Arsenal saiu com os três pontos do Estádio da Luz frente ao Benfica
Arsenal saiu com os três pontos do Estádio da Luz frente ao BenficaUEFA

O Benfica perdeu esta quinta-feira, por 0-2, diante do Arsenal, atual campeão europeu em título, em jogo da 2.ª jornada da Liga dos Campeões feminina, no Estádio da Luz. Diana Gomes, com um autogolo aos 59 minutos, abriu o ativo e aos 89 minutos Alessia Russo fez o segundo golo das inglesas, ditando o segundo desaire das pentacampeãs nacionais na principal competição europeia de clubes.

Recorde as incidências da partida

Depois da derrota por 1-2, diante da Juventus, na jornada inaugural, o Benfica recebeu, no Estádio da Luz, o atual campeão europeu, Arsenal, também vindo de uma derrota na 1.ª ronda.

Notas finais das jogadoras
Notas finais das jogadorasFlashscore

As inglesas entraram ao ataque na Luz e, aos 2 minutos, Emily Fox cruzou para corte de Carolina Tristão. Aos 3' foi Lena Pauels a antecipar-se para cortar o passe de Beth Mead, antes de Olivia Smith ver o cruzamento, aos 4', cortado por Diana Gomes para canto. Respondeu o Benfica, aos 9', com Catarina Amado a desmarcar Lúcia Alves, com Daphne van Domselaar a chegar primeiro à bola.

Aos 18 minutos, de livre, após falta de Anna Gasper sobre Olivia Smith, Beth Mead, de livre, rematou por cima da baliza de Lena Pauels. Aos 20' foi Taylor Hinds a rematar ao lado, antes de Caroline Moller desmarcar Diana Silva, que rematou para defesa apertada de Daphne van Domselaar, aos 23'. 

O Arsenal, porém, impunha o seu jogo na Luz e, aos 26 minutos, Olivia Smith, ex-Sporting, rematou para corte de Ucheibe, antes de Beth Mead, aos 29', surgir na área para novo corte da defesa encarnada, desta vez de Catarina Amado. Em cima da meia hora, na sequência de um canto, Lotte Wubben-Moy surgiu ao segundo poste mas o cabeceamento saiu ao lado, antes de Beth Mead, aos 36', atirar para corte de Ucheibe.

Ainda antes do intervalo, aos 41 minutos, Diana Gomes criou perigo junto à baliza do Arsenal, com um cabeceamento ao segundo poste, travado por Daphne van Domselaar, antes de Olivia Smith cruzar para a área encarnada, onde surgiu Ucheibe a aliviar o perigo.

Para a segunda parte o Arsenal voltou a entrar ao ataque e, aos 47 minutos, Kim Little rematou de longe e ao lado. Aos 52' o Benfica respondeu de livre, mas foram mesmo as inglesas a inaugurar o marcador na Luz, aos 57 minutos: jogada confusa dentro da área e Diana Gomes, a meias com Beth Mead, desviou para a própria baliza, na tentativa de corte, fazendo 0-1 no marcador. 

Em cima da hora de jogo Kyra Cooney-Cross rematou contra Ucheibe, antes das primeiras alterações na partida: Stina Blackstenius e Chloe Kelly entraram no Arsenal, nos lugares de Kyra Cooney-Cross e Beth Mead, enquanto no Benfica Chandra Davidson foi aposta na vaga de Carolina Tristão.

Aos 63 minutos, após livre por falta de Beatriz Cameirão sobre Alessia Russo, que valeu amarelo à jogadora do Benfica, Lotte Wubben-Moy cabeceou para mais um corte de Ucheibe na área encarnada. Aos 67' foi Chloe Kelly, de longe, a tentar surpreender Lena Pauels, mas sem perigo. Aos 70' novas mexidas nas equipas, com Caitlin Foord no lugar de Olivia Smith, no Arsenal, e Martín-Prieto a ser lançada no Benfica, para a saída de Marit Lund.

Aos 73 minutos Mariona Caldentey cruzou para Lotte Wubben-Moy, de cabeça, atirar sem perigo para a baliza do Benfica. A verdade é que as encarnadas, com desvantagem mínima e empurradas pelo público, acreditavam que podiam sair com pontos diante das atuais campeãs europeias, e aos 80 minutos Ivan Baptista fez uma tripla substituição, com Carissa Boeckmann, Lara Martins e Letícia Almeida nos lugares de Caroline Moller, Diana Silva e Beatriz Cameirão. Respondeu o Arsenal, com Laia Codina em vez de Steph Catley, além de Emily Fox, que saiu lesionada para dar o lugar a Katie McCabe.

O Benfica soltava-se, o Arsenal recuava as linhas para a reta final da partida, mas aos 89 minutos as inglesas ganharam um livre que Chloe Kelly bateu para Alessia Russo, ao primeiro poste, desviar e assinar o 0-2.

Logo a abrir os oito minutos de compensação o Benfica esteve perto do golo, com Ucheibe a cabecear para defesa de Daphne van Domselaar, e ainda beneficiou de um canto, aos 90+7', que não levou perigo para a baliza inglesa.

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaFlashscore

Com este resultado o Arsenal sobe ao 9.º lugar da classificação, com os primeiros pontos da época, enquanto o Benfica fica na 15.ª posição, ainda sem pontuar na Champions.