Liga dos Campeões feminina: Uma estatística de cada jogo da quinta jornada

OL Lyonnes garantiu triunfo
OL Lyonnes garantiu triunfoMOLLY DARLINGTON / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

A penúltima jornada da Liga dos Campeões Feminina realizou-se na terça e quarta-feira, em que mais quatro equipas garantiram presença na fase a eliminar. Eis uma estatística de cada partida desta ronda.

Arsenal supera Twente enquanto PSG está fora

9 - Juventus assegurou o apuramento para a fase a eliminar após uma vitória convincente por 5-0 frente ao St. Polten fora de casa. A capitã Cristiana Girelli converteu dois penáltis para as Bianconere, garantindo o terceiro triunfo na fase de grupos. Pela segunda vez, a Juve derrotou a equipa austríaca, somando um total de nove golos nestes duelos.

3 - A maior surpresa aconteceu na Bélgica, em que o OH Leuven conseguiu travar o Paris Saint-Germain num empate sem golos. Apesar de terem feito 22 remates contra 6 das anfitriãs, o PSG não conseguiu marcar o golo decisivo para se manter na competição. Assim, são eliminadas nesta fase pela primeira vez. Quanto ao Leuven, alcançou o terceiro jogo sem sofrer golos na Champions feminina, sendo o primeiro nesta fase de grupos.

5 - Um golo em cada parte foi suficiente para o Real Madrid, que superou o Wolfsburgo por 2-0 e garantiu um lugar entre as 12 melhores. É o segundo ano consecutivo em que as espanholas ultrapassam esta fase da prova. Apesar de terem ficado reduzidas a dez em cada parte, o Real fez o suficiente para impor ao Wolfsburgo a segunda derrota nesta fase de grupos. Aliás, as Die Wolfinnen já foram derrotadas por equipas espanholas pela quinta vez.

1 - As campeãs da época passada, o Arsenal, fizeram o suficiente para vencer o Twente, com Beth Mead a marcar o golo decisivo aos 10 minutos para bater o clube neerlandês por 1-0. Apesar de várias tentativas ao longo dos 90 minutos, as Gunners só conseguiram marcar um golo. Seguem em frente à custa do clube de Enschede, que não conseguiu repetir o empate frente ao Chelsea na primeira jornada. O Twente fez apenas um remate enquadrado durante toda a partida.

Lyon domina em Manchester, Barcelona e Chelsea sem dificuldades

27 - O Barcelona teve de se esforçar no duelo em casa frente ao Benfica. No final, dois golos em quatro minutos permitiram às finalistas da última edição vencer por 3-1. Não foi a melhor exibição do Barça, mas foi suficiente para manter a liderança na fase principal. Em cinco confrontos entre as duas equipas, as catalãs marcaram 27 golos frente às rivais ibéricas.

2 - Um penálti convertido por Lorena Azzaro deu vantagem ao Paris FC na vitória por 1-0 frente ao Valerenga, que jogou com dez. Este triunfo permitiu às semifinalistas de 2012/13 garantir o apuramento com uma jornada de antecedência. As norueguesas, que terminaram em segundo lugar na sua liga este ano, precisam de vencer na 6.ª jornada para se juntarem ao clube francês nos play-offs da fase a eliminar. Foi a segunda vez que o Paris FC venceu na Noruega em três deslocações (2-0-1).

13 - Atlético Madrid e Bayern Munique protagonizaram o jogo mais emocionante da ronda, com ambas as equipas a liderar em diferentes momentos. As anfitriãs marcaram perto do fim por Fiamma Iannuzzi e o jogo terminou 2-2 na capital espanhola. O Atleti está praticamente apurado, enquanto o Bayern já tinha garantido a qualificação antes desta jornada. As alemãs concederam 13 golos nesta fase de grupos, mais do que qualquer outra equipa do top 12.

15 - O Chelsea não facilitou, respondendo à surpreendente derrota do fim de semana com um triunfo por 6-0 frente à Roma. Cinco jogadoras diferentes das Blues marcaram, depois de Valentina Bergamaschi ter feito um autogolo ao quarto de hora. O Chelsea marcou tantos golos como a Roma fez remates, com as Giallorosse eliminadas após a quarta derrota nesta fase de grupos. O clube do oeste de Londres mantém-se invicto em todos os 15 jogos em casa na fase de grupos (11-4-0).

12 - O bis de Daelle Melchie Dumornay ajudou o Lyon a vencer por 3-0 o Manchester United fora de casa. Com 15 remates contra 3 das Red Devils, as campeãs recordistas estão perto de garantir um lugar direto nos quartos de final. O United concedeu oito dos seus nove golos na UWCL nesta fase de grupos nos últimos dois jogos. Por sua vez, o Lyon venceu uma equipa inglesa na Liga dos Campeões Feminina pela 12.ª vez.