Mais

Oficial: Arsenal bate recorde de transferências para contratar Olivia Smith, ex-Sporting

Olivia Smith em ação contra o Manchester City
Olivia Smith em ação contra o Manchester CityAction Images via Reuters / Craig Brough
O campeão europeu Arsenal bateu o recorde de transferências no futebol feminino ao contratar a avançada canadiana Olivia Smith ao Liverpool, esta quinta-feira, por um milhão de libras (1,1 milhões de euros) , de acordo com a imprensa, tornando a atleta de 20 anos a primeira jogadora a quebrar a barreira dos sete dígitos.

A transferência do Arsenal eclipsa o anterior recorde estabelecido pela defesa norte-americana Naomi Girma, que em janeiro se transferiu dos San Diego Wave para o Chelsea por 900 mil libras (1 milhão de euros). O primeiro jogador do futebol masculino a atingir um milhão de libras foi o antigo avançado inglês Trevor Francis, que se transferiu do Birmingham City para o Nottingham Forest em 1979.

"O meu sonho é competir pelos maiores títulos em Inglaterra e na Europa, e estou entusiasmada por começar e contribuir para isso aqui no Arsenal", afirmou Smith em comunicado.

A polivalente Smith, que pode atuar como avançada ou jogar nas alas, teve uma época de estreia brilhante no Liverpool, apesar das dificuldades do clube. Foi a melhor marcadora em todas as competições, com nove golos, e recebeu o prémio de melhor jogadora da época, apesar de o Liverpool ter caído para o sétimo lugar na Superliga Feminina inglesa, depois de ter ficado em quarto lugar na campanha anterior.

A primeira experiência de Olivia Smith na Europa foi pela porta do Sporting, em 2023/24, apontando 16 golos e 10 assistências em apenas uma temporada, antes de sair para os reds.

O Arsenal está, assim, a dar continuidade ao triunfo na Liga dos Campeões com um recrutamento ambicioso, tendo já reforçado o plantel com a contratação de Chloe Kelly, que deixou o Manchester City a custo zero. O clube também contratou a lateral esquerda Taylor Hinds, do Liverpool, também a custo zero.

Mas a contratação de Smith representa uma declaração de intenções da equipa de Renee Slegers, que terminou o campeonato como vice-campeã, atrás do Chelsea.