Mais

Florentino Pérez: "A partir de hoje, os clubes serão donos do seu destino"

Atualizado
Florentino Pérez: "A partir de hoje, os clubes serão donos do seu destino".
Florentino Pérez: "A partir de hoje, os clubes serão donos do seu destino".Real Madrid

O presidente do Real Madrid pronunciou-se, através de uma declaração institucional no site do clube, sobre a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) relativa à Superliga.

"Do Real Madrid, acolhemos com grande satisfação a decisão adoptada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, responsável por garantir os nossos princípios, valores e liberdades", começou por dizer Florentino Pérez, manifestando a sua felicidade pela confirmação de um "abuso de poder dominante" por parte da UEFA e da FIFA.

No entanto, Pérez quis transmitir calma e disse que não seriam dados passos precipitados para começar a construir a nova competição com que sempre sonhou: "Nos próximos dias, estudaremos em pormenor o alcance desta resolução, mas prevejo duas conclusões de grande significado histórico. Em primeiro lugar, que o futebol europeu de clubes não é nem voltará a ser um monopólio. E, em segundo lugar, que a partir de hoje os clubes serão donos do seu próprio destino", afirmou.

"Perante a pressão a que estamos sujeitos há mais de dois anos, hoje (quinta-feira) prevalece o direito, a razão e a liberdade. E é por isso que o Real Madrid vai continuar a trabalhar para o bem do futebol", afirmou.

"Tal como há quase setenta anos demos um passo fundamental na história do futebol com a criação da Taça dos Campeões Europeus, hoje (quinta-feira) temos de novo o dever e a responsabilidade de dar ao futebol europeu o novo impulso de que tanto necessita", completou.

Passo firme

O presidente do Real Madrid afirmou que a equipa está preparada para se defender da UEFA e da FIFA e que, com a passagem das linhas, deu um passo em frente: "Vamos fazê-lo (proteger o futebol) apesar das campanhas que sofremos e que, sem dúvida, se intensificarão a partir de hoje . Mas ninguém disse que acabar com um monopólio após tantas décadas seria fácil", afirmou.

Por último, Pérez enviou uma mensagem de esperança a todos os envolvidos no desporto a nível mundial: "Este dia marcará um antes e um depois. É um grande dia para a história do futebol e para a história do desporto", afirmou.