O Barcelona foi derrotado e disse adeus a qualquer hipótese de conquistar ao triplete. Os Culés tiveram de lidar com outra desvantagem de dois golos, tal como na primeira mão, e conseguiram recuperar graças a uma espetacular segunda parte. O golo tardio de Francesco Acerbi levou o jogo para o prolongamento, com Davide Frattesi a ser o herói da casa, batendo Wojciech Szczęsny aos 99 minutos.
Gavi foi suplente mais uma vez e mal jogou um quarto de hora durante o prolongamento. Hansi Flick entendeu que a sua equipa precisava de pernas frescas, como Simone Inzaghi tinha interpretado anteriormente, e optou pelo médio de Sevilha numa dupla substituição ao lado do jovem Pau Victor. Este último, aliás, venceu a batalha contra um Ansu Fati ainda no ostracismo. Nenhuma das alterações melhorou o nível coletivo.

Numa mensagem quase ilegível, o antigo jogador do Betis começou por dizer o seguinte "É muito difícil, ainda para mais sabendo o quão perto estivemos, culés. Eles não queriam que chegássemos à final porque, com a época que estávamos a fazer, estavam a cagar-se de medo. Não importa há quantos anos não ganhamos a Liga dos Campeões. Embora saiba que é muito difícil e que gostaria de a ganhar todos os anos, tenho a certeza de que a vamos ganhar se estivermos todos juntos como sempre. Sei que vai acontecer".
Depois de ter atirado o dardo (à UEFA?), o jovem jogador do Barça encorajou os adeptos e concentrou-se no clássico transcendental contra o Real Madrid. "Por muito bem que estejamos, podemos terminar a época com três títulos... Quem não ganharia nada antes do início desta época; uma época muito boa apesar desta queda. A rebentar Montjuïc no domingo e ganhar!", disse.