Mais

Guardiola garante apesar das dificuldades: "Vamos criar problemas ao Real ou ao Bayern"

Guardiola assumiu susto durante a Liga dos Campeões
Guardiola assumiu susto durante a Liga dos CampeõesConor Molloy / ProSports / Shutterstock Editorial / Profimedia
Pep Guardiola disse que não consegue ver o Manchester City a ganhar a Liga dos Campeões na sua forma atual, mas acredita que a sua equipa estará melhor quando enfrentar o Real Madrid ou o Bayern de Munique no próximo mês.

Recorde as incidências do encontro

O City precisou de uma recuperação na segunda parte, depois de estar a perder por 0-1, para vencer o Club Brugge por 3-1 na quarta-feira e evitar a eliminação antes da fase a eliminar pela primeira vez desde 2012.

A sua recompensa poderá ser apenas uma suspensão da execução contra o atual campeão ou o antigo clube de Guardiola, o Bayern.

O City também tem sido uma força reduzida na Premier League nesta temporada, onde está em quarto lugar - 12 pontos atrás do líder Liverpool, mas Guardiola espera que o clube se fortaleça com o regresso de jogadores importantes após lesão e com as novas contratações de Omar Marmoush, Abdukodir Khusanov e Vitor Reis nas próximas semanas.

"Neste momento, não. Sou muito realista", disse Guardiola quando questionado sobre a possibilidade de o campeão de 2023 voltar a vencer a competição.

"O Real Madrid está de volta em termos de resultados, o Bayern fez uma época incrível até agora com o (treinador) Vinny (Kompany). Se tivermos de jogar amanhã será difícil, mas daqui a duas semanas não sabemos. Vamos preparar-nos bem, estar em forma, tentar e ver o que acontece", acrescentou.

Apesar das dificuldades, o City ganhou seis e empatou um dos seus últimos oito jogos.

"Pelo menos ultimamente estamos a obter resultados", acrescentou Guardiola.

"Estamos em quarto lugar na Premier League, não estamos na corrida pelo título, de maneira nenhuma, mas ainda assim estamos lá. Na Taça de Inglaterra estamos lá. Por vezes é impossível hoje, mas amanhã a mentalidade e as vibrações mudam e tenho a certeza de que vamos tentar criar problemas ao Madrid ou ao Bayern", garantiu.

A forma recente do Manchester City
A forma recente do Manchester CityFlashscore

A fuga por pouco do City desempenhou um papel central na dramática noite final da primeira temporada do novo modelo suíço da Liga dos Campeões.

Guardiola disse compreender que a mudança tornou as fases iniciais da competição mais apelativas para os adeptos, mesmo que lhe tenha causado muito mais tensão e acredita que outros grandes clubes enfrentarão dificuldades semelhantes no futuro.

"Como espectador, é bom saber quantas coisas (ainda não foram decididas). O problema é que jogamos mais jogos em outubro, novembro e dezembro e, no futuro, as equipas importantes vão viver o que nós vivemos esta época", disse.

"Estivemos à beira do abismo, a 45 minutos de sermos eliminados. É uma lição incrível para mim, para o clube, de que nada está garantido. Felicitar a equipa porque ainda tem orgulho e veremos como chegamos daqui a duas semanas", concluiu.