Mais

Guendouzi, a grande contratação da Lazio

Guendouzi durante a partida contra o Milan no fim de semana.
Guendouzi durante a partida contra o Milan no fim de semana.CIRO DE LUCA/NurPhoto via AFP
Chegado a Roma nas últimas horas do mercado de verão, Matteo Guendouzi não perdeu tempo: o antigo jogador do Marselha tornou-se rapidamente indispensável à Lazio, que defronta o Bayern de Munique esta terça-feira, na segunda mão dois oitavos de final da Liga dos Campeões.

Acompanhe as principais incidências da partida

As negociações para a sua transferência, sob a forma de um empréstimo com opção de compra obrigatória de 13 milhões de euros, arrastaram-se. Mas tal como no seu primeiro jogo com a camisola da Lazio, a 2 de setembro de 2023, uma vitória por 2-1 sobre o atual campeão Nápoles, que ajudou a sufocar fisicamente, Guendouzi, de 24 anos, rapidamente deixou a sua marca.

Chegou mesmo a ser nomeado "Jogador do Jogo" da UEFA na primeira mão dos oitavos de final, vencida pela Lazio por 1-0 no seu Estádio Olímpico, em meados de fevereiro. Tanto assim que o seu treinador Maurizio Sarri o considera um dos seus jogadores-chave inamovíveis: colocou-o em campo nos últimos 25 jogos da Serie A (22 como titular, para 1875 minutos de jogo e dois golos).

No entanto, essa série está prestes a chegar ao fim: na sexta-feira, num final de jogo completamente louco contra o AC Milan (derrota por 1-0), Guendouzi foi expulso, tal como dois dos seus companheiros de equipa, e poderá enfrentar uma suspensão de dois jogos pelo seu delito.

Mas seria preciso mais do que esse cartão vermelho para que os adeptos da Lazio virassem as costas ao jogador que consideram ser a melhor contratação do verão de 2023, se não mesmo das últimas épocas baixas. O vice-campeão do mundo de 2022 teve a difícil tarefa de substituir Sergej Milinkovic-Savic, que partiu para a Arábia Saudita após oito temporadas na Lazio.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

"Paixão e garra"

Mas o médio formado no PSG, que teve passagens pelo Lorient (2016-2018), Arsenal (2018-2020), Hertha Berlim ( 2020-2021) e Marselha (2021-2023), já fez esquecer o seu antecessor sérvio, considerado um dos melhores médios da Serie A.

"Não gosto de falar de indivíduos porque Guendouzi não nos ganha jogos sozinho", aponta o presidente e proprietário da Lazio, Claudio Lotito, "mas é um jogador que mostra paixão, garra, vontade de lutar e dar tudo pela sua equipa".

"Ao contrário dos outros jogadores que chegaram este verão e apesar da sua juventude, ele tem muita experiência. Graças à sua formação, ele está pronto para enfrentar qualquer desafio", acrescentou o treinador.

Os números de Matteo Guendouzi
Os números de Matteo GuendouziFlashscore

Sarri já tinha visto o médio combativo quando treinou o Chelsea (2018-2019) e os Blues venceram o Arsenal na final da Liga Europa (4-1). A presença do técnico italiano foi decisiva para virar a página no Marselha mais cedo do que o esperado e por insistência dos seus dirigentes.

Desde Roma, o jogador espera também reencontrar o caminho dos Bleus e convencer Didier Deschamps, que não o convoca desde o Mundial de 2022, a chamá-lo para o Euro 2024, na Alemanha.

A Lazio tem a possibilidade de apurar-se para os quartos de final pela segunda vez em sete participações na Liga dos Campeões da UEFA.