Recorde as incidências da partida
O internacional guineense teve um desempenho impressionante no Signal Iduna Park, mas não foi suficiente para ajudar a equipa da Bundesliga a garantir um lugar nas meias-finais.
Ao marcar três vezes contra os gigantes espanhóis, Guirassy tornou-se o primeiro jogador africano a marcar pelo menos 12 golos numa única campanha na história da competição.
Ultrapassou o recorde anterior, detido conjuntamente pelo egípcio Mohamed Salah e pelo senegalês Sadio Mané, que marcaram 10 golos cada um durante a campanha da Liga dos Campeões de 2017/18, com o Liverpool.
Além disso, a sua exibição de homem do jogo contra a equipa de Hansi Flick fez dele apenas o quarto jogador do Dortmund a registar um hat-trick na Liga dos Campeões.
Robert Lewandowski foi o primeiro a conseguir este feito, em abril de 2013, contra o Real Madrid, seguido de Pierre-Emerick Aubameyang, contra o Benfica, em março de 2017, e, mais recentemente, do internacional alemão Karim Adeyemi, contra o Celtic, em outubro de 2024.
Mais significativamente, tornou-se o nono jogador africano a marcar dois golos (ou mais) num único jogo na principal competição europeia de clubes, juntando-se a um grupo de elite que inclui Yakubu Ayegbeni (Nigéria), Samuel Eto'o (Camarões), Didier Drogba (Costa do Marfim), Mohamed Salah (Egito), Yacine Brahimi (Argélia), Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão), Sadio Mane (Senegal) e Sebastien Haller (Costa do Marfim).
Apesar da deceção, o ex-jogador do Estugarda encontrou pontos positivos e lições a serem aprendidas.
"Estou orgulhoso porque fizemos um grande jogo e acho que os adeptos ficaram muito satisfeitos. Eles viram um bom futebol", disse Guirassy após a partida.
"O marcador de 4-0 em Barcelona foi um pouco exagerado para recuperar. É uma pena que tenhamos ficado muito atrás no jogo do ano, o que nos servirá de lição para os próximos jogos. Mas lutámos até ao fim. O Barcelona tem uma equipa brilhante, nós também somos uma equipa brilhante. É bom ser o melhor marcador da Liga dos Campeões. Há jogadores muito bons", acrescentou.
"Ser o primeiro significa que sou um bom avançado. Mas não o posso fazer sozinho, sem a equipa. É uma pena que a competição termine hoje", lamentou Guirassy.
O Borussia Dortmund vai agora concentrar-se na Bundesliga, com o objetivo de se qualificar para a Europa na próxima época. Recebe o Borussia Monchengladbach no domingo.