O antigo médio Mikel Arteta transformou o Arsenal de novo numa força desde que assumiu o comando em 2019, mas entregou apenas um troféu importante durante o seu reinado, a Taça de Inglaterra em 2020. O Arsenal terminou como vice-campeão da Premier League três vezes consecutivas, duas vezes empurrando o Manchester City até ao fim, mas desta vez terminando num distante segundo lugar para o Liverpool.
O Arsenal foi eliminado nas meias-finais da Liga dos Campeões, depois de ter chegado aos quartos de final na época anterior, e foi eliminado nas meias-finais da Taça da Liga.
"Não digo que estou desiludido com o Arsenal, mas é normal que as pessoas estejam a levantar questões sobre o que a equipa está a fazer", disse Henry, de 47 anos, ao podcast Stick to Football: "Compreendo que, no início, se chega e a equipa não é a nossa. É preciso, no mínimo, três ou quatro janelas de transferências para mudar tudo o que se quer. É preciso tempo, e há que dar tempo a um treinador para poder implementar o que quer fazer. Nos últimos três anos, o Arsenal tem estado numa situação em que devia, pelo menos, ter ganho uma taça ou chegado a uma final."

O Tottenham Hotspur, rival do Arsenal no norte de Londres, pôs fim a uma espera de 17 anos por um troféu ao vencer a Liga Europa na semana passada, enquanto o Newcastle United quebrou uma seca de décadas ao vencer a Taça da Liga. O Crystal Palace conquistou o primeiro grande troféu da sua história ao triunfar na Taça de Inglaterra.
Mesmo o Manchester United, que sofreu um declínio acentuado nas últimas épocas, ainda conseguiu conquistar troféus, nomeadamente a Taça de Inglaterra da época passada e a Taça da Liga de 2022/23.
"O Manchester United disputou cinco finais nos últimos cinco anos, o United de que toda a gente se ri, ao passo que o Arsenal, nos últimos três anos de construção, não chegou a nenhuma final", afirmou Henry: "Por isso, compreendo quando as pessoas fazem a pergunta: 'De certeza que deviam competir por um troféu?'"