"Antes de mais, todos temos de ter vontade absoluta, um grande coração e a vontade de trabalhar arduamente", afirmou o novo treinador no anúncio oficial da sua nomeação pelo Dortmund, na manhã de quinta-feira.
"Para representar o Borussia Dortmund na Bundesliga, na Liga dos Campeões e no Campeonato do Mundo de Clubes no verão da melhor maneira possível", acrescentou
Kovac (53 anos) assinou um contrato até 2026 e terá a companhia do seu irmão Robert (50 anos), antigo jogador do Dortmund, e de Filip Tapalovic (48 anos) como treinador adjunto.
"Todos os responsáveis nos deram uma sensação muito boa nas conversações, por isso estou convencido de que podemos conseguir muito juntos no futuro. Estamos a enfrentar este desafio com determinação e concentração", afirmou Niko Kovac.
O "espírito de equipa" foi o fator decisivo
O sucessor de Nuri Sahin, que foi demitido na semana passada, já está definido. O diretor desportivo, Lars Ricken, sublinhou que a equipa de gestão manteve "conversações intensas" com Kovac e que "teve tempo para nos conhecer melhor e às nossas expectativas. A energia, a determinação e o sentido da importância do espírito de equipa sempre caracterizaram as equipas de Niko. Queremos sentir e ver tudo isso dentro e fora do campo".
Kovac explicou: "As conversas com Lars Ricken foram muito construtivas, com a profundidade, clareza e familiaridade necessárias para a situação." Ricken já havia confirmado na quarta-feira à noite, após a partida da Liga dos Campeões contra o Shakhtar Donetsk (3-1), que o ex-técnico do Bayern assumiria o lugar do técnico interino Mike Tullberg no domingo.