Mais

Leandro Andrade supersónico: o primeiro a marcar três golos ao minuto 1 na Europa

Leandro Andrade, jogador do Qarabag
Leandro Andrade, jogador do QarabagCESAR MANSO / AFP

O Qarabag falhou a terceira vitória consecutiva na Liga dos Campeões, mas ainda assustou o Athletic, depois de mais um golo supersónico de Leandro Andrade. Apesar do desaire (3-1), o português, internacional por Cabo Verde mas nascido em Tavira, fez história no futebol europeu.

Recorde as incidências da partida

A equipa do Azerbaijão foi a grande surpresa das primeiras jornadas da Liga dos Campeões, tendo vencido o Benfica e o Copenhaga, e quase surpreendeu novamente, depois de marcar logo nos primeiros segundos do encontro em Bilbao.

Leandro Andrade, nascido no Algarve e com passagens pela formação do Sporting e do Farense, tem sido um dos destaques da equipa do Qarabag, mas também das competições europeias, tendo feito história com o golo apontado na quarta-feira.

O internacional cabo-verdiano tornou-se, segundo a Opta, o primeiro jogador da história a marcar um golo no primeiro minuto de três jogos europeus diferentes.

O extremo de 26 anos faturou logo a abrir diante do Athletic, depois de ter repetido a proeza frente ao Hacken, em 2023, e ao FCSB, em janeiro de 2025, algo que nenhum jogador tinha feito até então.

Desta vez, não deu para ajudar o Qarabag a somar mais três pontos, mas o Chelsea, próximo adversário da equipa do Azerbaijão, terá de estar atento a Leandro Andrade, pelo menos nos primeiros 60 segundos do encontro.