Mais

Lewandowski e Muller, os únicos resistentes do top-10 de melhores marcadores da Champions

Lewandowski e Muller cumprimentam-se num jogo da Liga dos Campeões
Lewandowski e Muller cumprimentam-se num jogo da Liga dos CampeõesProfimedia
Com a saída dos grandes goleadores da Europa da última década para outros continentes, Robert Lewandowski e Thomas Muller são os únicos entre os 10 melhores marcadores de sempre da Liga dos Campeões que ainda vão participar na competição na próxima época.

Cristiano Ronaldo e Leo Messi dominaram o futebol mundial durante mais de uma década. Agora, ambos se afastaram para a Arábia Saudita e os Estados Unidos, respetivamente.

Dentro dessa hegemonia, tornaram-se os melhores marcadores da história da Liga dos Campeões - 140 golos para o português e 129 para o argentino. Ultrapassaram, de longe, muitas lendas do futebol, sendo que apenas Robert Lewandowski, terceiro na lista com 91 golos, os pode seguir de perto.

O top 10 é completado por uma série de lendas já retiradas ou fora do futebol europeu e... por Thomas Müller, o único jogador do ranking que, juntamente com o polaco, vai estar presente na principal competição de clubes do continente na edição de 2023/24.

Internacional português lidera confortavelmente a tabela
Internacional português lidera confortavelmente a tabelaFlashscore

O internacional alemão é o sétimo na tabela, com 53 remates certeiros, à frente de lendas como Thierry Henry (50 golos), Zlatan Ibrahimovic (48) e o ucraniano Andriy Shevchenko (48).

Karim Benzema, o herói da 14.ª Orelhuda da história do Real Madrid, estava em quarto lugar, a um golo de Lewandowski, mas a transferência para a Liga Profissional da Arábia Saudita tirou-o da corrida aos três primeiros lugares.

Faltam mencionar apenas Raúl González, que chegou a liderar o ranking, e o neerlandês Ruud van Nistelrooy (56 golos) em quinto e sexto, respetivamente. Ambos foram ultrapassados pelos monstros que apareceram mais tarde CR7 e LM10 e estão a tremer com os números de Haaland e Mbappé.

A utopia de Lewandowski

Coloca-se a questão de saber se Lewandowski conseguirá, com a sua idade, alcançar pelo menos Messi, que está a 28 golos de distância. Os 140 golos de Cristiano parecem impossíveis. É difícil que chegue ao argentino, mas ainda tem pelo menos seis jogos - os da fase de grupos - para diminuir a diferença para a lenda do Barcelona.

Na sua primeira época com a camisola dos blaugrana, marcou cinco golos no mesmo número de jogos disputados. Infelizmente, a equipa terminou em terceiro lugar na fase de grupos e acabou por ir parar à Liga Europa pela segunda época consecutiva.

Lista completa dos 10 melhores marcadores

1. Cristiano Ronaldo - 140 golos

2. Leo Messi - 129 golos

3. Robert Lewandowski - 91

4. Karim Benzema - 90

5. Raúl González - 71

6. Ruud van Nistelrooy - 56

7. Thomas Muller - 53

8. Thierry Henry - 50

9. Zlatan Ibrahimovic - 48

10. Andriy Shevchenko - 48