A lógica sugere que o Barcelona e o Real Madrid têm tudo a seu favor para chegar às fases finais da Liga dos Campeões de 2024/25. Os merengues encontram-se no topo da tabela, com Arsenal, PSG e Liverpool como possíveis adversários, à custa de um difícil jogo nos oitavos de final contra o Atlético de Madrid; os Culés, por seu lado, têm a priori mais fácil, com Bayern de Munique e Inter de Milão como principais candidatos a enfrentar nas meias-finais.
Lewandowski procura o segundo título de melhor marcador
A época 2019/20 da Liga dos Campeões foi perturbada pela pandemia de COVID-19, o que obrigou os organizadores a imporem uma série de restrições que afetaram o desenrolar da competição. A mais marcante foi o facto de, a partir dos quartos de final, os play-offs terem de ser disputados numa só mão, num estádio neutro. Mesmo assim, Robert Lewandowski conseguiu marcar 15 golos, mais cinco do que o seu rival mais próximo, Erling Halland.
Como se isso não bastasse, o polaco foi também o melhor assistente dessa época, com seis assistências, um feito que partilhou com o argentino Angel Di Maria, que também deu seis assistências. Lewandowski sagrou-se campeão nessa temporada com o Bayern de Munique, um título que, somado a outros factores, o levou a vencer o MVP da Liga dos Campeões 2019/20.
Do 8-2 à defesa da camisola blaugrana
Lewandowski fez parte de um dos piores resultados do Barcelona nos últimos tempos, com uma derrota por 8-2 que ficou na memória de todos. Nesse jogo, o nove do Bayern marcou um golo e fez uma assistência.
Depois de virar a página, o polaco chegou a Espanha para defender o Barcelona, uma equipa que estava em processo de reestruturação e que encontrou no avançado uma base sólida para enfrentar a crise económica e institucional que levou à saída da sua principal estrela, Lionel Messi. Desde então, o agora 9 do Barcelona marcou 85 golos oficiais em três épocas no clube, com o qual já conquistou um título da Liga e uma Supertaça de Espanha.

Na atual temporada da Liga dos Campeões, tem nove golos, um atrás de Serhou Guirassy (10), mas com boas hipóteses de ultrapassar o guineense. O Barcelona tem um percurso relativamente fácil até à final, se tivermos em conta que tem de defrontar o Benfica nos quartos de final, uma equipa que já derrotou por 4-5 na fase de grupos, num jogo incrível em que o Barça esteve a perder por 4-2, mas deu a volta aos 78 minutos com um golo de Lewandowski para conquistar os três pontos fora de casa.
A partir dos quartos de final, os adversários a temer nas eliminatórias são o Bayern de Munique e o Inter de Milão, com a possibilidade de encontrar o Real Madrid na final.
Mbappé quer a sua primeira Champions e o seu segundo "Pichichi"
"Quando o rio corre, há água", diz-se. Este ditado é mais válido do que nunca se nos lembrarmos que Kylian Mbappé foi o melhor marcador da última Liga dos Campeões com oito golos, um título que partilhou com Harry Kane.
Na edição de 2023/24 da maior competição de clubes do mundo, após a eliminação do PSG frente ao Borussia Dortmund, Mbappé afirmou ser "o principal responsável pela falta de eficácia da sua equipa". Nos 180 minutos da eliminatória, o francês fez oito remates, quatro deles à baliza, mas com eficácia nula se tivermos em conta que os parisienses não conseguiram marcar em nenhum dos jogos.
Depois da sua chegada ao Real Madrid, parece que o sonho de Mbappé de conquistar a sua primeira Orelhuda está mais perto do que nunca. Até agora, no seu primeiro ano nos merengues, o francês marcou 28 golos oficiais em 39 jogos, já ganhou uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental, está na luta pela LaLiga e ajudou a equipa a derrotar o Manchester City nos Playoffs da Liga dos Campeões desta época.

Com sete golos até agora, há uma boa hipótese de Mbappé ultrapassar a sua marca do ano passado, apesar de o Real Madrir ter um caminho difícil até à final.
Não só têm de enfrentar o Atlético de Madrid no clássico da capital espanhola, como também, caso avancem, têm pela frente o PSV ou o Arsenal nos quartos de final e, muito provavelmente, o Paris Saint-Germain ou o Liverpool numa possível meia-final. Como se isso não bastasse, Mbappé poderá ter pela frente uma possível final contra o Barcelona, o feroz rival merengue, naquela que é a final mais aguardada por muitos amantes do bom futebol.
Raphinha também quer a sua fatia do bolo
Outro jogador do Barcelona está a competir lado a lado pelo "Pichichi" da Liga dos Campeões 2024/25: Raphael Dias Belloli, mais conhecido por "Raphinha". O jogador chegou ao Barcelona vindo do Leeds, onde marcou 11 golos na época 2021/22 da Premier League.
A sua transferência, por 58 milhões de euros, fazia parte do plano do Barcelona para reestruturar a equipa nesse ano e funcionou às mil maravilhas. Em três épocas, marcou 39 golos oficiais, sendo 2024/25 a sua melhor campanha, com 22 golos em 36 jogos até ao momento. Atualmente, está em terceiro lugar na corrida para ser o melhor marcador da Liga dos Campeões deste ano, com oito golos e cinco assistências, o que faz dele um dos melhores jogadores na sua posição.

Vale a pena notar que, ao contrário de Lewandowski e Mbappé, Raphinha não é um "9" regular, pelo que as hipóteses de o brasileiro levar o título de melhor marcador são mais reduzidas do que as dos restantes.
Serhou Guirassy, a surpresa da Liga dos Campeões
Este é talvez o nome menos mencionado na luta pelo melhor marcador da Liga dos Campeões 2024/25, mas é sem dúvida o que tem os melhores números. Em 10 jogos pelo Dortmund na Liga dos Campeões esta época, marcou o mesmo número de golos, incluindo três bis contra o Celtic, o Barcelona e o Shakhtar.
O jogador chegou do Estugarda em 2024 para se juntar aos aurinegros por apenas 18 milhões de euros e agora seu valor de mercado disparou para nada menos que 42,5.

Vale a pena recordar que o Borussia Dortmund disputou a última final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, pelo que não é descabido pensar que poderá chegar novamente a esta fase, o que serviria de palco para Guirassy continuar a aumentar a sua tendência goleadora.
O Dortmund vai defrontar o Lille nos oitavos de final e, caso avance, poderá ter pela frente o Barcelona, uma equipa que praticamente ninguém quer enfrentar tão cedo na fase a eliminar.