Mais

Liga dos Campeões: A importância de cada um dos ausentes para o Benfica - Mónaco

Ángel Di María lesionou-se na partida da primeira mão
Ángel Di María lesionou-se na partida da primeira mãoČTK / imago sportfotodienst / Joaquim Ferreira / Flashscore
Benfica e Mónaco jogam esta terça-feira, no Estádio da Luz, às 20:00, a continuidade na Liga dos Campeões, mas Bruno Lage e Adi Hutter, respetivos treinadores das duas equipas, têm várias baixas de peso para este duelo decisivo.

Siga as incidências do encontro

O calendário apertado e os plantéis espremidos ao máximo têm forçado lesões nas principais equipas europeias. Benfica e Mónaco não são exceção, mas para este jogo há ainda as baixas por castigo a afetar a estratégia dos dois técnicos. Neste artigo, o Flashscore avalia o impacto dos principais ausentes dos dois conjuntos.

Florentino Luís (Benfica)

A importância de Florentino na Liga dos Campeões está expressa neste artigo do Flashscore, que destaca a liderança do internacional sub-21 português nos capítulos das interceções e desarmes na prova milionária.

Frente ao Mónaco, apesar de estar em risco caso visse amarelo, o que acabou por acontecer, o médio de 25 anos voltou a ser determinante para ajudar a equipa de Bruno Lage a assumir o controlo do meio-campo, especialmente numa altura em que a equipa benfiquista estava em dificuldades na partida.

As características de Florentino
As características de FlorentinoOpta Search

Sem Manu, ausente até final da época por lesão, o técnico deverá apostar em Leandro Barreiro para o papel de Florentino, mas os dois já mostraram ser médios bem diferentes um do outro.

As características de Leandro Barreiro
As características de Leandro BarreiroOpta Search

Denis Zakaria (Mónaco)

Se Bruno Lage não conta com o seu principal ladrão de bolas, o mesmo acontece do lado do Mónaco, ainda que Zakaria tenha um papel ligeiramente diferente do médio benfiquista.

O capitão monegasco viu um amarelo que o deixou fora da partida do Estádio da Luz e com a ausência do jogador de 28 anos a equipa francesa perde um jogador capaz no capítulo defensivo, mas que também tem uma longa projeção ofensiva, como comprovam os quatro golos já apontados esta temporada.

A exibição de Zakaria contra o Benfica
A exibição de Zakaria contra o BenficaFREDERIC DIDES/AFP/Opta by Stats Perform

Di María (Benfica)

A gestão de Di María, que completou, no dia 14 de fevereiro, 37 anos, tem passado também pela Liga dos Campeões, algo que aconteceu precisamente no Principado, onde o antigo jogador do PSG começou no banco de suplentes.

Lançado na segunda parte, o esquerdino ressentiu-se de um problema na coxa e acabou por lesionar-se, ficando assim impedido de disputar a segunda mão do playoff.

Di María na Liga dos Campeões
Di María na Liga dos CampeõesOpta Search

Apesar de estar a realizar mais uma época de grande nível, a verdade é que o campeão do mundo pela Argentina tem vindo a fazer uma Liga dos Campeões intermitente, contribuindo, até ao momento, com um golo e duas assistências em nove partidas.

Vanderson (Mónaco)

Internacional brasileiro em quatro ocasiões, Vanderson é já uma figura consensual no Mónaco e no futebol francês, pelo que se torna desde já uma baixa de peso para Adi Hutter.

O regresso de Singo, que pode ser utilizado a central ou a lateral direito, pode ajudar a amenizar a ausência do habitual titular no flanco direito, mas a apetência ofensiva do brasileiro, que já leva duas assistências na Liga dos Campeões, vai certamente tirar uma arma de peso ao conjunto francês.

Vanderson na Liga dos Campeões
Vanderson na Liga dos CampeõesOpta Search

Fredrik Aursnes (Benfica)

A lesão de Aursnes também foi um duro golpe para Bruno Lage, até porque o norueguês iria ser ainda mais importante nesta fase da temporada, devido às lesões de Manu e Bah.

Após ter regressado durante alguns minutos à lateral direita benfiquista na partida com o Mónaco, o antigo jogador do Feyenoord mostrou que também é humano e foi obrigado a parar devido a uma lesão muscular, tirando assim várias soluções de uma só vez ao técnico encarnado

Os números de Aursnes
Os números de AursnesFlashscore

Golovin (Mónaco)

Ninguém se esquece daquele Mundial-2018 que Golovin fez ao serviço da Rússia, mas a verdade é que o médio ofensivo parece nunca ter atingido o nível que todos esperavam naquele verão em que brilhou no meio-campo da seleção da casa.

Há seis épocas e meia no Principado, o jogador de 28 anos continua a ter muita influência ofensiva na equipa de Adi Hutter, ainda que não esteja perto dos números da época passada. Num meio-campo privado de figuras importantes, a perda da criatividade de Golovin vai obrigar Minamino a dar um passo em frente.

Golovin contra o Benfica
Golovin contra o BenficaFREDERIC DIDES/AFP/Opta by Stats Perform

Alexander Bah (Benfica)

A ausência de Bah para o playoff já era conhecida ainda antes da primeira mão, mas a lesão de Aursnes e a limitação de Tomás Araújo fazem com que seja importante destacar a falta que o dinamarquês faz na equipa de Bruno Lage.

Apesar de algumas falhas defensivas, inclusive em jogos da Liga dos Campeões, o nórdico era sempre uma solução a ter em conta no plano ofensivo, mas uma rotura do ligamento no joelho abriu uma vaga no plantel encarnado.

Bah na Liga Portugal
Bah na Liga PortugalOpta Search

Leandro Santos foi titular na partida com o Santa Clara para a Liga Portugal, mas deverá ceder o lugar a Tomás Araújo, que aparentemente está recuperado.

Tomás Araújo na Liga Portugal
Tomás Araújo na Liga PortugalOpta Search

Folarin Balogun (Mónaco)

A ausência de Balogun das opções de Adi Hutter esta temporada também já não é propriamente uma novidade para o técnico monegasco.

O avançado de 23 anos brilhou no Stade Reims e custou 30 milhões de euros ao Mónaco, mas depois de uma época abaixo do esperado (oito golos marcados), a temporada 2024/25 está a ser marcada por lesões consecutivas que obrigaram a formação francesa a atacar o mercado de inverno.

A lista de lesões de Balogun
A lista de lesões de BalogunFlashscore

O norte-americano leva apenas 10 jogos e três golos esta temporada e, quando regressar, vai ter a concorrência de peso de Mika Biereth, que apresenta um registo impressionante de sete golos em sete partidas pela equipa francesa.

O impacto de Biereth no Mónaco
O impacto de Biereth no MónacoFlashscore

Al Musrati (Mónaco)

Fechamos a lista com um nome bem conhecido dos portugueses. Depois de ter brilhado no Rio Ave e no SC Braga, tendo ainda uma passagem mais discreta pelo Vitória SC, Al Musrati assinou pelo Mónaco e foi titular no encontro da primeira mão.

A estreia europeia com a camisola monegasca não vai deixar saudades ao jogador natural de Misrata, na Líbia, uma vez que Al Musrati foi expulso ao ver o segundo amarelo por protestos, embora Adi Hutter ainda não esteja conformado com a decisão do árbitro da partida.

O mapa de calor de Al Musrati no jogo com o Benfica
O mapa de calor de Al Musrati no jogo com o BenficaJonathan Moscrop / Zuma Press / Profimedia/ Opta by Stats Perform

Apesar de não ser, à partida, titularíssimo neste Mónaco, o facto de Zakaria também estar castigado faz com que a ausência de Al Musrati seja ainda mais relevante para a equipa francesa.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore