Os adeptos do Ajax foram proibidos de se deslocarem a Marselha para o jogo de terça-feira da Liga dos Campeões entre as duas equipas, de acordo com uma ordem publicada no Journal Officiel no sábado.
Siga o Marselha - Ajax com o Flashscore
O texto, assinado pelo Ministro do Interior, proíbe todas as"deslocações individuais ou colectivas, por qualquer meio, de qualquer pessoa que se declare adepta do Ajax (...) entre os pontos de fronteira franceses rodoviários, ferroviários, portuários e aeroportuários e a comuna de Marselha".
A ordem recorda que"as deslocações do Ajax são frequentemente fonte de perturbações da ordem pública devido ao comportamento violento de certos adeptos" e que as rivalidades entre os adeptos dos dois clubes"são marcadas pela animosidade desde há muitos anos".
Esta proibição total era esperada para um jogo classificado como de risco, e a prefeitura de Bouches-du-Rhône já tinha emitido uma ordem em 12 de setembro proibindo os adeptos do Ajax de entrarem na via pública de Marselha e no estádio Velodrome.
Em maio de 2022, durante um jogo entre o Marselha e o Feyenoord, outro clube neerlandês, eclodiram incidentes violentos no centro de Marselha, nas imediações e no interior do estádio.