Liga dos Campeões: Athletic Bilbao confia no efeito San Mamés para vencer um PSG desfalcado

Athletic Bilbao volta a jogar em San Mamés
Athletic Bilbao volta a jogar em San MamésANDER GILLENEA / AFP, Opta by Stats Perform

Sem regularidade, com ausências de jogadores fundamentais e um Nico Williams limitado... O Athletic Bilbao recebe esta quarta-feira (20:00) o Paris Saint-Germain, atual campeão europeu, com a necessidade de surpreender para relançar as suas ambições na Champions, dez anos depois da última presença.

Siga o Athletic Bilbao - PSG no Flashscore

À procura de um jogo de referência, os leões começaram a mostrar as garras ao devorar o Atlético de Madrid (1-0).

Esta vitória de prestígio, a primeira da época após duas derrotas pesadas frente ao Barça (4-0) e Real Madrid (0-3), deu ao Athletic motivos para tentar surpreender o atual rei europeu, que também atravessa um início de temporada irregular.

O clube basco ocupa o sétimo lugar no campeonato espanhol e a 27.ª posição na Liga dos Campeões, apesar de vir de uma campanha de sucesso em 2024/25 que lhe permitiu regressar à elite europeia pela primeira vez desde 2015.

Nico Williams não está "a 100%"

O antigo treinador do Barça tem lidado desde o início da época com várias ausências, somadas à forma oscilante da sua estrela Nico Williams, afetado há vários meses por uma pubalgia.

Raramente os rojiblancos conseguiram alinhar o onze titular, sobretudo devido às lesões sucessivas dos avançados Oihan Sancet e Iñaki Williams.

E continuam demasiado dependentes dos rasgos de Nico, o irmão mais novo, que permaneceu no clube esta temporada apesar do interesse do Barça.

"Ainda não estou a 100%, é uma dor que tenho de suportar e jogar com ela. Senti-me melhor durante o jogo, mas tenho de continuar a gerir os meus minutos", admitiu o internacional espanhol após o triunfo frente ao Atlético.

"Continuamos a acreditar que somos capazes de tudo, especialmente neste ambiente (em San Mamés)", acrescentou.

O jovem e já comprovado extremo, mesmo limitado, continua a ser o principal trunfo da equipa, capaz de fazer a diferença com um passe ou um drible. No sábado, assistiu o colega Álex Berenguer.

Nico deverá poder contar frente ao PSG com o regresso do irmão mais velho, Iñaki, após lesão. A experiência e o golo que o internacional ganês traz são igualmente fundamentais.

Dembélé e Chevalier ausentes

Defensivamente, o conjunto basco não poderá contar com Aymeric Laporte, que sofreu uma lesão muscular frente ao Atlético.

Mas os adeptos do Athletic Bilbao encontraram um motivo de esperança ao vasculhar um pouco na memória.

Orientada então pelo argentino Marcelo Bielsa, a equipa de San Mamés venceu um PSG ainda longe do topo europeu durante a fase de grupos da Liga Europa em 2011, apenas alguns meses após a chegada dos investidores do Catar à liderança do clube francês.

O clube francês regressa a Bilbao como campeão europeu e atual segundo classificado do grupo, a três pontos do Arsenal.

Se somar os três pontos, a equipa de Luis Enrique ficará muito perto de garantir o objetivo de terminar no top oito, com passagem direta para os oitavos, embora o técnico asturiano não possa contar com o último vencedor da Bola de Ouro, Ousmane Dembélé - doente -, nem com o guarda-redes Lucas Chevalier, com problemas no tornozelo.

Valverde e Yuri falam

"Estamos em San Mamés e somos o Athletic. Tudo é possível. É um jogo decisivo porque restam poucos pontos por disputar e precisamos de somar, e muito melhor se forem três. Será um duelo duro mas bonito para os nossos adeptos. Esperamos estar à altura", afirmou Ernesto Valverde na sala de imprensa.

Histórico de confrontos
Histórico de confrontosFlashscore

"Sabemos que será muito difícil, mas penso que se jogarmos como no sábado teremos hipóteses. Oxalá adeptos e jogadores estejamos como no outro dia. Foi mais um dos grandes dias vividos em San Mamés. Quando estão connosco são um de nós. Sentimos isso e são muito importantes para nós", disse Yuri Berchiche.

Onzes prováveis

Athletic Bilbao: Unai Simón, Gorosabel, Vivian, Lekue, Yuri; Galarreta, Jauregízar; Berenguer, Sancet, Nico Williams; Guruzeta.

PSG: Safonov; Zaïre-Emery, Marquinhos, Pacho, Lucas Hernández; João Neves, Vitinha, Fabián; Barcola, Ndjantou e Kvaratskhelia.