Nas primeiras jornadas da Liga dos Campeões, que chega à sexta jornada esta semana, alguns destes jovens prodígios já brilharam, como foi o caso do ex-Palmeiras, destaque na ampla vitória do Chelsea por 3-0 sobre o Barcelona de Yamal há duas semanas.
O brasileiro, de apenas 18 anos, precisou de 20 partidas para se tornar a nova estrela de Stamford Bridge e, contra o campeão espanhol, marcou pelo terceiro jogo consecutivo nas competições europeias, somando já cinco golos e uma assistência como Blue.
“Demasiada pressão”
“É um jogador especial. Os adeptos pagam bilhetes para ver jogadores como ele”, declarou o técnico do Chelsea, Enzo Maresca, no final de outubro, após a partida contra o Ajax (5-1), mas pediu para não comparar esses jogadores com Messi ou Cristiano Ronaldo, referências do futebol nos últimos 20 anos. “Acho que é demasiada pressão para jogadores tão jovens”.
Naquele jogo, o Chelsea apresentou uma equipa com média de apenas 23,6 anos e três dos cinco golos foram marcados por jogadores que ainda não completaram 20 anos (Marc Guiu, Estêvão e Tyrique George).
O Chelsea, que perdeu apenas uma partida na Europa nesta temporada, contra o Bayern, garantirá a sua vaga entre os oito primeiros, o que significa apuramento direto para os oitavos, se vencer esta terça-feira, quando visitar a Atalanta, que também tem 10 pontos, assim como os Blues, cinco atrás do líder Arsenal.
Justamente no Bayern joga outra sensação desta temporada na Liga dos Campeões: Lennart Karl. O médio de 17 anos (que só completará 18 em fevereiro) aproveitou a grave lesão de Jamal Musiala durante o Mundial de Clubes para conquistar uma vaga no onze titular bávaro.
Comparado a Messi, Ronaldo, Kaká...
Baixinho (1,68 m), canhoto, com boa técnica e perigoso pela lateral direita. Poderia ser a descrição de um jovem Messi, mas trata-se de Karl.
“O que vamos fazer é tirar o melhor dele. É importante que ele aproveite este momento e progrida como um jovem normal. Não vamos nos distrair com comparações com outros canhotos”, declarou recentemente o seu técnico, Vincent Kompany.
Karl já soma quatro golos e duas assistências. O seu último golo, em Londres, não impediu a derrota com o Arsenal na última jornada, então o Bayern (empatado com 12 pontos com PSG, Real Madrid e Inter) precisa de reagir esta terça-feira, em Munique, contra o Sporting, para não comprometer as suas chances de passar diretamente para os oitavos.
O PSG é outra dessas equipas que aposta na juventude. Se na temporada passada, em que os parisienses conquistaram o título, Desiré Doué (20 anos) já se destacava, as lesões no ataque obrigaram Luis Enrique a olhar para a formação nesta temporada, sendo Senny Mayulu (19 anos) a nova descoberta.
O jovem já disputou 15 partidas esta temporada em todas as competições (quatro delas na Liga dos Campeões), com três golos (dois na Ligue 1 e outro contra o Barcelona), o último deles no sábado, na goleada por 5-0 sobre o Rennes, partida em que também marcou Ibrahim Mbaye (17 anos), outro dos jovens a quem Luis Enrique está a dar destaque.
Colecionador de recordes
“Eu não dou nada de graça. Quando um jogador do PSG joga é porque merece”, explicou Luis Enrique no sábado para dar importância ao trabalho dos jovens. Na quarta-feira, contra o Athletic em Bilbao, terão mais uma oportunidade de brilhar diante de outro desses wonderkids, o hispano-brasileiro Selton Sánchez (18 anos).
Max Dowman ainda não conquistou uma vaga como titular no Arsenal, mas esse jovem extremo, comparado a Kaká e que só completará 16 anos em 31 de dezembro, tornou-se há um mês o jogador mais jovem a estrear-se na Liga dos Campeões, o último de vários recordes, como o marcador mais jovem da UEFA Youth League ou o mais jovem a ser titular no Arsenal.
Em Brugge, ele pode ter a oportunidade de mostrar novamente sua magia e de ajudar os Gunners a manter a liderança da tabela da Liga dos Campeões (com 15 pontos).
O argentino Franco Mastantuono no Real Madrid, o dinamarquês Lucas Bergvall do Tottenham, o português João Simões no Sporting, o islandês Viktor Dadason do Copenhagen ou o atacante Dastan Satpaev do Kairat Almaty, onde também joga o guarda-redes Sherhan Kalmurza, são alguns outros jogadores que já tiveram destaque nesta Liga dos Campeões sem terem completado 20 anos.
