Mais

Liga dos Campeões: Barcelona procura fazer do luto uma força

Pedri ao serviço do Barcelona
Pedri ao serviço do BarcelonaJose Manuel Alvarez Rey/JAR Sport Images/NurPhoto via AFP
Alguns dias após a morte de Carles Marriño García, o Barcelona ainda está a recuperar do choque. Enquanto o funeral do médico da equipa está marcado para esta terça-feira de manhã, os jogadores e o staff têm também de pensar nos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Benfica.

O rumor que circulava na tribuna de imprensa por volta das 20:30 de sábado tornou-se realidade quando um dos responsáveis pela comunicação da equipa confirmou a terrível notícia: Carles Marriño García, médico da equipa principal do Barcelona, tinha sofrido um colapso fatal no hotel onde a equipa se reúne antes dos jogos em casa. Joan Laporta foi encarregado de dar a notícia ao balneário, que ficou obviamente muito afetado, tal como todos os elementos do clube. O homem carinhosamente apelidado de "Doqui" pelos jogadores recebeu homenagens de vários deles, a começar por Dani Olmo, de quem o pai era amigo há muitos anos.

Flick muito emocionado

Logicamente, o jogo contra o Osasuna foi adiado, mas as ondas de choque ainda não diminuíram no balneário. Na conferência de imprensa que antecedeu o jogo, Hansi Flick ficou com os olhos marejados e o Barça obteve uma dispensa excecional para que nenhum jogador se apresentasse aos meios de comunicação. Na terça-feira, uma delegação do Barcelona, incluindo o treinador alemão e vários jogadores, assistirá ao funeral do médico.

O tempo de luto ainda não terminou quando o Barça entrar no relvado de Montjuïc para defrontar o Benfica. Uma semana depois da vitória épica por 1-0, após mais de 70 minutos reduzidos a 10, os Culés precisam de terminar o jogo se quiserem passar aos quartos de final. Em circunstâncias normais, não haveria dúvidas quanto à sua capacidade. Mas a carga emocional é tão forte que a vantagem de um golo pode parecer pequena. A gestão mental deste drama será mais importante do que a tática. Embora o Benfica tenha sido derrotado duas vezes nesta temporada, o Barça venceu as duas vezes, e ambas no Estádio da Luz (5 a 4 na fase principal e 1-0 na primeira mão dos oitavos de final).

O desejo de prestar homenagem a um dos seus também pode galvanizar uma equipa que sabe enfrentar as adversidades, como demonstra o seu regresso à liderança da La Liga e a vitória na Supertaça de Espanha após um outono desastroso. A adrenalina pode aproximar a equipa na segunda mão, mas também pode ser desgastante quando parte do título da liga está em jogo no domingo à noite contrao Atlético no Metropolitano. Flick e a sua equipa enfrentam uma tarefa sem precedentes e certamente a mais complicada.

Siga o Barcelona - Benfica com o Flashscore

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore