Os blaugranas, que viajaram para a Alemanha na terça-feira, terão o desafio de vencer no Signal Iduna Park, um dos estádios mais difíceis da Europa.
Quarto e quinto classificados da competição europeia, empatados com 12 pontos, o Barça apenas perdeu por 2-1 com o Mónaco no jogo de abertura, enquanto o Borussia Dortmund perdeu por 5-2 com o Real Madrid.
Neste confronto, a nota positiva foi a convocação do uruguaio Ronald Araújo. O defesa-central de 25 anos foi medicamente libertado da lesão no tendão da perna direita que o impediu de jogar desde o início da época.
Araujo, que sofreu uma grave lesão nos quartos de final da Copa América contra o Brasil e foi operado na Finlândia, está afastado dos relvados há cinco meses.
Yamal regressa
Lamine Yamal também está de volta à competição continental, cinco semanas após a sua última participação. O extremo espanhol sofreu uma lesão no tornozelo direito na vitória por 5-2 sobre o Estrela Vermelha em Belgrado, no dia 6 de novembro.
O avançado de 17 anos teve a equipa nas suas costas contra o Betis, depois de Flick ter retirado Dani Olmo, Pedri González, Robert Lewandowski e Raphinha dos relvados para os descansar para a Liga dos Campeões. O jogador da casa não cometeu erros e marcou o segundo golo, que, no entanto, não foi suficiente para garantir a vitória na Liga.
Outra das atrações do embate será o regresso de Lewandowski à sua primeira equipa na Alemanha, de 2010 a 2014, antes de sair para o Bayern de Munique. Aos 36 anos de idade, o polaco vai entrar nos relvados alemães como o melhor marcador da Liga dos Campeões, com sete golos, e um dos pilares do Flick esta época.
Os blaugranas têm um histórico negativo, com apenas uma vitória nas últimas oito visitas a equipas alemães. A equipa catalã não vence na Alemanha desde 28 de setembro de 2016, contra o Borussia Mönchengladbach.
Dortmund dizimado
O Borussia Dortmund, por sua vez, também está a sofrer com o difícil calendário de jogos, com várias ausências significativas, o que poderá levar os seus jogadores a esperar atrás, como aconteceu contra o Bayern, e a procurar Jamie Gittens no contra-ataque.
O seu treinador, Nuri Sahin, anunciou na terça-feira que Niklas Sule estará ausente durante vários meses devido a uma lesão no tornozelo. O defesa-central junta-se a Julian Brandt, Karim Adeyemi, Maximilian Beier e Waldemar Anton numa lista que também inclui Julian Brandt, Karim Adeyemi, Maximilian Beier e Waldemar Anton.
"A tensão é quase insuportável, especialmente para os jogadores internacionais - não sei quando é suposto descansarem", disse Sahin na conferência de imprensa antes do jogo.
O Borussia Dortmund está há 13 jogos da Liga dos Campeões sem perder em casa.