Mais

Liga dos Campeões: Barcelona quer tirar amargo de boca contra o Inter de Milão

Gavi frente a Lautaro Martínez no jogo Inter-Barça da época 2022-2023
Gavi frente a Lautaro Martínez no jogo Inter-Barça da época 2022-2023FABRIZIO CARABELLI / LiveMedia / DPPI via AFP

Barcelona e Inter de Milão enfrentam a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões em situações contrastantes. O Barça, depois de vencer a final da Taça do Rei, contra o Real Madrid. O Inter, por outro lado, enfrentou o rival AC Milan na Taça de Itália, mas foi eliminado nas meias-finais após perder por 3-0 no jogo da segunda mão. Além disso, duas derrotas seguidas na Série A colocaram o clube na segunda posição, três pontos atrás do líder Nápoles.

A verdade é que, se nos cingirmos exclusivamente à Liga dos Campeões, Barcelona e Inter estão num momento extraordinário.

Os espanhóis estão invictos em casa na competição, com cinco vitórias e um empate nos seis jogos disputados em casa. O Barça tem uma série de 14 jogos sem perder em casa em todas as competições.

Os italianos, por sua vez, têm um bom registo fora de casa na competição esta época, com quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota nos jogos disputados longe de Milão.

Além disso, ambas as equipas estão numa série de golos na Liga dos Campeões, com a equipa da casa a marcar em todos os jogos da competição esta época, enquanto os visitantes marcaram em seis jogos consecutivos.

Os precedentes

O Barça leva a melhor no histórico geral de confrontos diretos. Das 16 ocasiões em que as duas equipas se defrontaram, os Culés venceram oito jogos, empataram cinco e perderam três.

No entanto, os últimos encontros têm sido uma memória fatídica para os Blaugrana. Na Liga dos Campeões de 2022-2023, as duas equipas defrontaram-se na fase de grupos. O Barça perdeu por 1-0 no Giuseppe Meazza, com um golo solitário de Calhanoglu.

No Camp Nou, o resultado foi um empate (3-3). Dembélé deu vantagem à equipa da casa, Barella empatou para o Inter e os italianos chegaram a dois golos de vantagem, por Lautaro Martínez e Gosens. Lewandowski empatou em ambas as ocasiões. Apesar disso, o Inter passou aos oitavos de final como segundo classificado do grupo, atrás do Bayern, e o Barcelona caiu para a Liga Europa pela segunda época consecutiva, ao terminar em terceiro lugar.

Nos encontros anteriores, o Barça levou a melhor. Em 2019-2020, dupla vitória, 2-1 em Barcelona e 1-2 em Milão na fase de grupos. Em 2018-2019, vitória por 2-0 em Barcelona e empate por 1-1 na capital da Lombardia.

No entanto, as meias-finais da época 2009-2010 ainda estão frescas na memória. O Inter de Mourinho eliminou o Barça, eliminando-o da final no Bernabéu. Uma vitória por 3-1 em Milão, com Sneijder, Maicon e Diego Milito a recuperarem do golo madrugador de Pedro, fez com que o jogo da segunda mão fosse um desafio difícil.

Em Camp Nou, no célebre jogo dos sprinklers, só o Barcelona conseguiu vencer por 1-0, com um golo de Piqué aos 84 minutos. O Inter acabaria por conquistar a Europa em Chamartín e José Mourinho deixaria o biscione para Madrid depois de conseguir um triplete histórico.

Siga o Barcelona - Inter de Milão no Flashscore