"Vamos continuar, temos jogos importantes pela frente", afirmou o diretor desportivo Sebastian Kehl, após a derrota por 2-1 frente ao Estugarda, em que os problemas do Borussia Dortmund se tornaram evidentes, tal como têm sido frequentemente nesta época.
O Dortmund tem de se esforçar imenso para marcar golos e é repetidamente vulnerável em termos defensivos. Desde a vitória por 3-0 em Zagreb, no final de novembro, o Dortmund sofreu pelo menos um golo nos 13 jogos seguintes, e uma defesa sólida seria muito importante em Lisboa. No entanto, o lateral Ramy Bensebaini está de fora devido a uma distensão muscular.
Siga o Sporting - Borussia Dortmund no Flashscore
Durante a análise de vídeo do próximo adversário, Kovac deve ter visto uma série de coisas que gostaria de ver na sua equipa. Determinação, eficácia e vontade absoluta de marcar golos - Viktor Gyökeres representa tudo isto e os seus golos vão assustar os adversários do Sporting.
Amarelos e negros temem o melhor marcador
Assim, para além dos seus próprios problemas, o Borussia Dortmund tem uma questão fundamental para o confronto com o campeão português: como poderá o Dortmund travar o avançado sueco, que, segundo os rumores, também interessa ao Bayern de Munique? Gyökeres marcou 22 golos em 20 jogos do campeonato, mais seis golos em sete jogos da Liga dos Campeões. Na sexta-feira, regressou após uma curta paragem por lesão no ensaio geral, com o FC Porto (1-1), e deverá estar apto para o confronto com o Dortmund.
"Ele marca muitos golos, mas é possível defender-se de qualquer avançado", afirmou Waldemar Anton. O defesa espera que o Sporting seja um "adversário forte", mas defendeu que se deve concentrar no "nosso jogo".
Kovac quer ver "corridas em profundidade" e passes de um para dois, e também pediu eficiência. O Borussia Dortmund criou várias vezes situações de perigo contra o Estugarda, mas não conseguiu aproveitá-las. A equipa não tem confiança e tranquilidade há semanas, se não desde o início da época.
Pelo menos, não haverá outro julgamento condenatório de Matthias Sammer, que é um comentador de TV na Prime Video e também um conselheiro da administração do Dortmund. Desta vez, Sammer não faz parte do painel de peritos em Lisboa. Patrick Owomoyela estará no local.
Kovac quer a primeira vitória como treinador
O antecessor de Kovac, Nuri Sahin, estava condenado pelas enormes flutuações de desempenho, e a sua demissão após a derrota no penúltimo jogo da fase da Liga dos Campeões, em Bolonha, foi quase uma redenção. O treinador interino Mike Tullberg sacudiu brevemente a equipa da sua letargia com o seu comportamento selvagem e emotivo. No entanto, há problemas recorrentes que acompanham o Borussia Dortmund.
Kovac deve, portanto, quebrar os padrões e, ao mesmo tempo, tentar restaurar a crença dos seus jogadores na sua própria força. O treinador aproveitou o curto espaço de tempo entre o jogo com o Estugarda e a viagem a Lisboa para um estudo intensivo em vídeo, quis apenas dar pequenos estímulos e já tinha "implementado algumas coisas" com a sua equipa técnica.
Agora é "uma questão de os nossos rapazes se recompensarem a si próprios", disse Kovac: "O que importa são os golos, temos de fazer com que a bola passe a linha".
