Mais

Liga dos Campeões: Brugge atropela e gela Atalanta (1-3), Davies salva Bayern no último minuto (1-1)

Alphonso Davies marcou no último suspiro
Alphonso Davies marcou no último suspiroALEX GRIMMGETTY IMAGES EUROPEGetty Images via AFP
O Club Brugge viajou até Itália para surpreender a Atalanta e vencer por 1-3 na segunda mão do play-off da Liga dos Campeões, carimbando o apuramento para os oitavos de final. Na Alemanha, o Bayern salvou-se no último minuto com um golo de Alphonso Davies, aos 90+3', já depois de Kuhn ter empatado a eliminatória (63'), graças à vitória conseguida na Escócia.

Bayern de Munique 0-1 Celtic

Raphael Guerreiro foi titular, mas a novidade foi a presença de João Palhinha no banco de suplentes bávaro depois de recuperar de lesão. A turma de Vincent Kompany triunfou na Escócia na primeira mão (1-2) e era a clara favorita para o encontro desta noite perante um Celtic que alinhou com Jota.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O rolo compressor germânico criou a primeira oportunidade por Gnabry, aos quatro minutos, mas os britânicos não fizeram figura de corpo presente e ameaçaram por Callum McGregor e Kuhn, alemão formado precisamente no Bayern. Até ao descanso, Kane e companhia não conseguiram traduzir o domínio em golos apesar das múltiplas oportunidades e o nulo manteve-se.

O duelo estava de tal forma favorável que Kompany decidiu deixar o capitão inglês no balneário e lançou Kingsley Coman. Goretzka tentou de meia distância para defesa de Schmeichel, o tempo passava e o Celtic acreditava... Até que, aos 63 minutos, já sem Jota em campo, caiu do céu uma oportunidade dourada, muito graças à insistência do ex-Marítimo Daizen Maeda que acreditou no erro, fez um grande passe para Kuhn, Kim Min-Jae falhou a interceção e o alemão rematou rasteiro à saída de Neuer.

Sem Kane, mas com muitas armas no arsenal ofensivo, o Bayern voltou a assumir as rédeas e a bombardear a baliza de Kasper Schmeichel que foi defendendo tudo o que era possível, enquanto Goretzka e Sané falharam o alvo. A pressão acabou por dar frutos e os bávaros evitaram o prolongamento quando, no último minuto, Sané levantou para a área, Schmeichel ainda fez uma grande defesa ao cabeceamento de Goretzka, mas, na recarga, Alphonso Davies estava no sítio certo para carimbar o apuramento.

Atalanta 1-3 Club Brugge

A precisar de recuperar de uma polémica primeira mão na Bélgica (2-1), a Atalanta precisava de um bom início perante os seus adeptos para reentrar na eliminatória. Gasperini, no entanto, recebeu um murro no estômago logo aos três minutos.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Uma perda de bola no meio-campo permitiu uma transição rápida dos belgas, com um passe fantástico de Vanaken para a desmarcação de Jutglà, o avançado tocou para o lado e apareceu Talbi a inaugurar o marcador

La Dea foi com tudo para cima do adversário, Retegui ainda marcou, mas em fora de jogo, e, em mais um contra-ataque letal, Jashari teve uma incursão brilhante até à área com muita passividade defensiva, Carnesecchi ainda brilhou ao evitar o primeiro remate, mas na recarga lá voltou a aparecer Talbi para bisar na partida, aos 27 minutos.

Os anfitriões tentaram reerguer-se e visar a baliza de Mignolet, com boas ocasiões para reduzir distâncias, mas os golpes de teatro ainda não tinham acabado. Nos últimos segundos da primeira parte, Jutglà recebeu fora de área e disparou um foguete que só acabou no fundo das redes, aumentando para um impensável 0-3 ao intervalo.

Exasperado, Gasperini mexeu ao intervalo e lançou a arma secreta que estava no banco de suplentes. Recuperado de lesão, Lookman subiu ao relvado e precisou de apenas 34 segundos para reduzir a diferença e relançar a eliminatória

O nigeriano podia ter vestido a capa de herói pouco depois, mas passou de bestial a besta quando Simon Mignolet brilhou ao defender a sua grande penalidade. Seguiu-se uma avalanche de oportunidades para a Atalanta que não conseguiu voltar a marcar. A frustração foi crescendo e resultou na expulsão de Rafael Tolói nos últimos minutos, num lance completamente infantil do capitão, após tentativa de agressão a De Cuyper.