Liga dos Campeões: Carlos Forbs titular na vitória do Brugge sobre o Kairat (1-4)

Atualizado
Brugge regressou aos triunfos na prova
Brugge regressou aos triunfos na provaBRUNO FAHY / BELGA MAG / BELGA VIA AFP

O Club Brugge igualou o Copenhaga em pontos no último lugar de acesso ao play-off de qualificação da Liga dos Campeões, ainda que com mais um jogo disputado, graças à vitória desta terça-feira por 1-4 frente ao Kairat Almaty, na Astana Arena.

Recorde as incidências da partida

A equipa belga queria começar 2026 da melhor forma, mas, depois de perder no primeiro jogo do ano e de desperdiçar uma vantagem de dois golos no campeonato no fim de semana, chegava a este encontro sob pressão. Com apenas quatro pontos somados nas primeiras seis jornadas da fase de liga, o Brugge estava à beira da eliminação, tornando a vitória no Cazaquistão essencial para manter vivas as hipóteses de seguir em frente.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Na primeira parte, os visitantes foram claramente superiores, embora tenham sentido dificuldades iniciais para criar ocasiões flagrantes de golo. Ainda assim, Mamadou Diakhon destacou-se e esteve perto de inaugurar o marcador aos 18 minutos, quando fletiu para dentro e colocou a bola no poste.

Pouco depois da meia hora, o Brugge conseguiu finalmente transformar o domínio territorial e de posse em golo, beneficiando também de um erro do guarda-redes do Kairat, Temirlan Anarbekov. O livre de Hugo Vetlesen parecia controlável, mas o guardião apenas conseguiu socar a bola para a entrada da área, onde Aleksandar Stanković aproveitou para rematar para a baliza deserta.

O segundo golo surgiu numa jogada de maior qualidade coletiva: Kyriani Sabbe fez um passe picado para o segundo poste, Joaquin Seys devolveu de cabeça para a zona central e o capitão Hans Vanaken finalizou à queima-roupa. Antes do intervalo, o Kairat pouco criou no ataque, apesar do esforço, e o cenário manteve-se após o descanso. Se Diakhon tinha sido o principal foco ofensivo na fase inicial, Carlos Forbs assumiu esse papel na segunda parte, obrigando primeiro Anarbekov a uma defesa importante e, depois, a rematar por cima da barra num lance de primeira, já dentro da área.

O triunfo ficou selado a pouco mais de 15 minutos do fim, quando um cruzamento de Diakhon foi desviado para a baliza deserta por Romeo Vermant. Já perto do apito final, Brandon Mechele fechou a goleada com um cabeceamento livre. Esta foi a segunda vitória do Brugge nesta edição da Liga dos Campeões, e um terceiro triunfo, frente ao Olympique de Marselha na última jornada da fase de liga, poderá ainda abrir a porta aos play-offs.

O Kairat conseguiu, pelo menos, um momento de celebração já no último minuto do tempo de compensação, quando o suplente Adilet Sadybekov marcou um grande golo, de fora da área, reduzindo a desvantagem. Ainda assim, a equipa está oficialmente eliminada da competição, depois de não ter vencido nenhum dos sete jogos realizados, tendo perdido seis. A estreia na fase principal da Liga dos Campeões serviu como uma importante aprendizagem, e segue-se agora um duelo de luxo frente ao Arsenal, no Emirates Stadium, na próxima semana.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform