Mais

Liga dos Campeões: Cinco surpresas que podem acontecer na última jornada

Última jornada da Champions promete emoções
Última jornada da Champions promete emoçõesVALERY HACHE/AFP
Provavelmente a jornada mais louca da história da Liga dos Campeões será disputada esta quarta-feira. As 18 partidas começarão ao mesmo tempo e vão decidir a disposição final da tabela, na primeira fase histórica da liga da maior competição da Europa. Que episódios inesperados podem acontecer?

Se voltar um pouco para meados de setembro, quando a Liga dos Campeões ainda não tinha começado, as expectativas eram outras. Eram previstas algumas equipas como favoritas absolutas para as oito primeiras posições, outras estavam condenadas a perder-se pelo caminho e não tinham nenhuma hipótese. 

Confira a classificação da Champions

Mas agora estamos perto dos confrontos finais desta fase e parece que alguns resultados realmente sensacionais são possíveis.

1 - Manchester City pode ser eliminado

Antes do início da temporada, a equipa de Pep Guardiola era uma das principais favoritas para vencer a Liga dos Campeões e a Premier League. Afinal de contas, é o clube que venceu os últimos quatro campeonatos ingleses e também chegou à final da Champions em duas das últimas quatro temporadas.

Como não perderam nenhum astro no mercado, eram os favoritos. Mas a equipa do técnico espanhol entrou numa crise gigantesca, que já dura há muitas semanas.

Situação do City na tabela da Liga dos Campeões
Situação do City na tabela da Liga dos CampeõesFlashscore

Nos últimos quatro jogos do City na Champions, foram três derrotas e um empate - contra o Feyenoord, os ingleses venciam por 3-0 aos 30 minutos do segundo tempo e o clube neerlandês empatou 3-3. E, na jornada anterior, começaram a vencer o Paris-Saint Germain por 2-0, que virou e venceu por 2-4.

Como resultado, os ingleses estão em 25.º lugar na tabela antes da última partida na Liga dos Campeões e precisam de vencer o Club Brugge para aumentar as suas hipóteses de avançar. Se empatarem ou perderem, serão eliminados da competição e nem sequer jogarão na Liga Europa, pois, a partir desta temporada, nenhum clube da Liga dos Campeões poderá participar na Liga Europa.

Essa é, de longe, a maior novidade possível para esta jornada. Antes do início da competição, ninguém imaginava que a equipa de Guardiola não estaria entre as 24 melhores classificadas.

2 - Real Madrid pode ficar de fora dos oito primeiros

Apenas uma equipa tinha mais hipóteses de vencer a Liga dos Campeões do que o Manchester City antes da temporada: obviamente, o Real Madrid. No entanto, os merengues fracassaram em parte da prova e provavelmente serão forçados a jogar mais duas partidas na fase eliminatória da competição. Tudo isso porque podem perder a hipótese de ficar entre os oito melhores. 

A equipa de Carlo Ancelotti tem sido inconstante na temporada da Champions, seja ganhando ou perdendo. Quatro vitórias poderiam parecer motivo de orgulho, não fosse o facto de que três derrotas também aconteceram - especialmente as menos esperadas - 0-1 contra o Lille e 1-3 contra o AC Milan.

Como resultado, a equipa de Madrid está em 16.º lugar na tabela antes da jornada final e tem apenas uma hipótese matemática de avançar entre os oito primeiros e evitar partidas extras. Esta quarta-feira, o clube jogará uma partida fora de casa contra o Brest, de França. É claro que farão de tudo para vencer, mas isso não lhes garante uma posição até ao oitavo lugar.

A partida pode resultar num outro resultado sensacional porque, se os franceses vencerem, são os únicos que podem garantir um lugar entre os oito primeiros. É claro que o Real Madrid continua a ser o favorito para vencer toda a competição, mesmo com a classificação de um lugar mais baixo da tabela.

3 - PSG pode ser eliminado

Depois da saída de Kylian Mbappé, o clube de Paris pode não ser mais considerado um clube tão importante no cenário europeu, mas ainda é uma grande marca, com um ótimo treinador e muitos jogadores de classe mundial. Por isso, o PSG também estava entre as equipas que poderiam até mesmo lutar para vencer a Liga dos Campeões antes do início da temporada.

Situação do PSG na tabela da Liga dos Campeões
Situação do PSG na tabela da Liga dos CampeõesFlashscore

Se o pantel de Luis Enrique tivesse terminado em 10.º, 15.º ou até mesmo 20.º lugar na fase de classificação, ninguém teria feito grande alarido disso. No entanto, o gigante francês poderá terminar em 25.º lugar, o que o eliminaria da participação na próxima fase da Liga dos Campeões.

Considerando que clubes como o Club Brugge, PSV ou Celtic podem ficar à frente do PSG, esse cenário deve ser considerado um possível espanto.

Esta quarta-feira, a equipa da capital francesa jogará em Estugarda para avançar para a fase eliminatória. Somente com uma vitória na Alemanha terá a garantia de passar, embora, com um pouco de sorte, o PSG também possa ser promovido, com um empate ou até mesmo uma derrota. No entanto, o Estugarda está numa situação muito parecida e também fará o possível para conquistar o máximo de pontos.

4 - Feyenoord ou Lille podem estar entre os oito primeiros

É hora de focar, não nas equipas que estão a fracassar, mas naquelas que estão a obter um resultado melhor do que se podia esperar, ou estão a beneficiar das derrotas dos principais clubes.

Vale a pena prestar atenção à partida entre Lille e Feyenoord, na qual o 11.º e o 12.º classificados medem forças. Uma vitória permitirá que o clube sonhe em ficar entre os oito primeiros da fase de liga e ir direto para os oitavos de final.

Ainda vencendo não há garantia, mas como o Mónaco não será favorito no confronto com o Inter de Milão e a Atalanta enfrenta o Barcelona na Catalunha, o Feyenoord e o Lille podem contar com resultados favoráveis. Para que isso aconteça, uma das equipas precisa de  vencer.

Lille e Feyenoord estão colados na tabela
Lille e Feyenoord estão colados na tabelaFlashscore

Um empate não dá a nenhuma delas a hipótese de chegar aos oitavos de final, embora avançar para o mata-mata, por si só, já seja um bom resultado.

Por que isso é sensacional? Todos já viram os melhores clubes do mundo no topo da tabela da Champions ou das melhores ligas da Europa. Nem o Feyenoord, nos Países Baixos, nem o Lille, em França, encaixam na descrição. A classificação de qualquer uma dessas equipas entre os oito primeiros classificados certamente será uma grande surpresa e um resultado inesperado.

5 - Liverpool pode qualificar-se invicto

Pode ter sido em outubro, novembro ou dezembro que muitos começaram a prever esse cenário, mas quem, em setembro, estava a imaginar o Liverpool vencedor da fase de liga da Liga dos Campeões?

Os Reds estavam entre os grandes favoritos na competição, mas, mesmo assim, clubes como Real Madrid, Manchester City, Arsenal, Bayern de Munique, Inter ou Barcelona tinham mais hipóteses.

No entanto, a possibilidade do clube de Anfield vencer a fase atual não seria tão sensacional quanto ter oito vitórias e qualificar-se de forma invicta invicto. Esse resultado já era dificilmente esperado, até mesmo do Real ou City, os principais favoritos. É ainda mais inspirador para o Liverpool, que se despediu de Jurgen Klopp e está a ser treinado por Arne Slot há apenas alguns meses.

Os Reds venceram o AC Milan por 3-1, o Bolonha por 2-0, o RB Leipzig por 1-0, o Bayer Leverkusen por 4-0, o Real Madrid por 2-0, o Girona por 1-0 e o Lille por 2-1. O clube inglês só sofreu dois gols em toda a campanha e derrotou algumas equipas muito fortes de Espanha, Alemanha e Itália.

Para conseguir fechar esta fase da Champions com uma série de oito vitórias, precisam de vencer o PSV Eindhoven fora de casa na última jornada. No entanto, mesmo que não consiga, terminará em primeiro ou segundo lugares e será uma das melhores equipas da tabela.