Mais

Liga dos Campeões: City deu a volta ao Club Brugge (3-1) e seguiu em frente, AC Milan perdeu em Zagreb (2-1)

A festa dos jogadores do Manchester City
A festa dos jogadores do Manchester CityAFP
Numa noite de muitas contas, o Manchester City (Bernardo Silva e Matheus Nunes no onze) esteve em risco de ser eliminado, mas conseguiu vencer o Club Brugge. Sérgio Conceição e o AC Milan foram derrotados em Zagreb, numa das surpresas da noite.

Manchester City 3-1 Club Brugge

Para o Manchester City, campeão europeu em 2022/23, chegar à oitava jornada a precisar de vencer para ter alguma hipótese de passar ao play-off parecia incompreensível. Mas foi essa a situação em que se encontraram, e quase começaram da pior maneira possível quando uma confusão defensiva permitiu a Christos Tzolis uma clara visão da baliza que não conseguiu aproveitar. Ainda na primeira parte havia uma sensação crescente de desespero por parte do City, o que não foi ajudado quando İlkay Gündoğan colocou a bola na baliza, apenas para a bandeira de fora de jogo cortar as suas celebrações.

O próprio Pep Guardiola mostrou-se frustrado, pois passou a maior parte do tempo a andar de um lado para o outro entre a zona técnica e o seu lugar no banco de suplentes. A evidente falta de criatividade da sua equipa foi, sem dúvida, a razão para isso, e o seu estado de espírito não terá sido ajudado quando o Club Brugge assumiu a liderança do marcador no início do segundo tempo. Raphael Onyedika apareceu no segunda poste para abrir o marcador pouco antes do intervalo, o que deixou o City com uma montanha para escalar no segundo tempo para manter viva a sua campanha europeia.

Os anfitriões precisavam de alguma intervenção divina para voltar ao jogo e Mateo Kovačić providenciou-a logo após o reinício, avançando da linha de meio-campo até a borda da área antes de acariciar um esforço no canto.

Isso provou ser o incentivo que o City precisava, e eles completaram a reviravolta logo após a marca da hora, quando o cruzamento de Joško Gvardiol foi desviado por Joel Ordóñez para a própria baliza.

A 15 minutos do fim do jogo, Erling Haaland falhou uma jogada individual e Savinho rematou para a baliza de Brandon Mechele. O extremo brasileiro não se intimidou, mas apareceu no segundo poste, recebeu um passe perfeito de John Stones e rematou para lá de Simon Mignolet.

Felizmente para o Brugge, que estava em 24.ª e última vaga para os play-offs, sabendo que um pequeno milagre teria de acontecer para eliminá-lo, o clube belga se contentou em ficar recuar, enquanto o City apenas tocava a bola sabendo que também estava apurado. Assim, a etapa final não teve nada de especial, já que o destino das duas equipas estava garantido. 

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Dínamo Zagreb 2-1 AC Milan

O AC Milan tinha apenas um imperativo: vencer. Uma obrigação ditada pela tabela classificativa, que não permitia erros para garantir a qualificação direta para os oitavos de final da Liga dos Campeões. No entanto, os rossoneri tiveram mais uma atuação dececionante, tropeçando em uma derrota por 2-1 fora de casa que os forçou a disputar o play-off.

Era preciso uma reação imediata do AC Milan, que vinha de uma vitória vibrante por 3-2 contra o Parma, mas ainda tinha um desempenho muito irregular. Se era para haver uma recuperação, certamente não foi em Zagreb, onde os rossoneri jogaram um primeiro tempo absolutamente dececionante, na verdade desastroso.

Após um remate de Baturina aos 3 minutos, o primeiro sinal de perigo do Dínamo, o mesmo número 10 croata aproveitou um erro clamoroso de Gabbia para colocar a sua equipa em vantagem. O defesa, ao servir Maignan com um passe para trás, manteve desajeitadamente a bola debaixo do pé ao perder o equilíbrio, permitindo que o médio adversário pegasse na bola, se lançasse em direção à baliza e marcasse sem hesitar.

Como se isso não bastasse, um Milan visivelmente frustrado deixou-se dominar pelo jogo do Dínamo, que aproveitou a situação, deixando os rossoneri tão nervosos que receberam vários cartões amarelos por protestos. O mais ingénuo foi Musah, que aos 39 minutos cometeu uma falta desnecessária na entrada da área, recebendo o seu segundo cartão amarelo e deixando o Milan numa metade de jogo de pesadelo. Nos últimos minutos da primeira parte, a equipa de Cannavaro também desperdiçou uma boa oportunidade para duplicar a vantagem, com o remate de pé direito de Kulenovic a passar perto do poste, um toque à frente de Maignan.

No início da segunda parte, a equipa de Conceição lançou-se no ataque, determinada a recuperar o controlo do jogo. Saíram Gabbia e Morata, entraram Chukwueze e Terracciano, para uma versão mais ofensiva e dinâmica dos rossoneri. A mudança teve efeito imediato, com os milaneses a conseguirem empatar aos 52 minutos, depois de um golo ter sido anulado pelo VAR por toque de mão. Pulisic assinou o seu quarto golo na Liga dos Campeões, colocando um remate preciso de pé direito no poste da baliza adversária.

Os anfitriões, no entanto, não se deixaram intimidar e voltaram ao ataque. Depois de um segundo golo ter sido anulado por fora de jogo, foi o ex-jogador da Juventus, Pjaca, que encontrou a abertura aos 59 minutos, encaixando a bola no canto inferior para colocar a sua equipa em vantagem.

Os rossoneri não conseguiram superar pela segunda vez a sólida defesa dos anfitriões, que se mantiveram implacáveis até o fim, garantindo uma surpreendente vitória em casa. Mais uma atuação dececionante para os Diavolo, que agora são obrigados a passar pelo play-off para continuar seu caminho na Europa.

 

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Nos outros jogos, destaque para o triunfo do Aston Villa diante do Celtic (4-2) e da goleada do Lille sobre o Feyenoord (6-1) que garantiu a presença de ambos nos oitavos de final, algo que poucos adivinhariam no início da competição.

O Liverpool, em modo de poupança e com mutas ausências, sofreu a primeira derrota na visita ao PSV (3-2). Os reds eram até agora a única equipa só com vitórias. Mas não perderam o primeiro lugar porque o Barcelona não foi além de um empate com a Atalanta (2-2).

Outros resultados:

Bayer Leverkusen 2-0 Sparta Praga

Bayern Munique 3-1 Slovan Bratislava

Brest 0-3 Real Madrid

Dortmund 3-1 Shakhtar Donetsk

Girona 1-2 Arsenal

Inter 3-0 Mónaco

Salzburgo 1-4 Atlético Madrid

Sturm Graz 1-0 RB Leipzig

Young Boys 0-1 Estrela Vermelha