Mais

Liga dos Campeões: Club Brugge goleia Rangers (6-0), Leonardo Andrade ajuda Qarabag (2-3)

Atualizado
Hans Vanaken festeja com os colegas de equipa depois de marcar o segundo golo do Club Brugge
Hans Vanaken festeja com os colegas de equipa depois de marcar o segundo golo do Club BruggeAlex Bierens de Haan / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Rangers sofreu uma das derrotas mais confrangedoras da história, ao ser goleado por 6-0 pelo Club Brugge na segunda mão do play-off da Liga dos Campeões, sucumbindo a uma inacreditável derrota por 9-1 no resultado agregado. Já o Copenhaga venceu o Basileia por 2-0 em casa e também segue em frente. Antes, o Qarabag, com golo do português Leonardo Andrade, qualificou-se para a fase principal da Liga dos Campeões pela primeira vez desde a época 2017/18, depois de vencer o Ferencvaros por 5-4 no agregado, apesar de ter perdido a segunda mão deste play-off por 2-3.

Club Brugge 6-0 Rangers

Depois de uma primeira parte desastrosa em Ibrox na semana passada, um golo na segunda parte deu ao Rangers a mínima esperança para a segunda mão, mas essa luz fraca apagou-se após apenas cinco minutos. Nicolo Tresoldi recebeu o cruzamento de Joaquin Seys com um cabeceamento em mergulho para inaugurar o marcador e a situação só piorou para os visitantes quando Max Aarons foi expulso por derrubar Christos Tzolis apenas três minutos depois.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Depois de intervenções de bom nível de Butland, o guarda-redes foi finalmente batido quando o capitão do Brugge, Hans Vanaken, cabeceou para a baliza após cruzamento de Tzolis, fazendo o 2-0. Os belgas transbordavam confiança e Vanaken acertou na barra com um vólei ao estilo de Marco van Basten logo a seguir, mas as comportas abriram-se pouco antes do intervalo, com três golos em rápida sucessão.

Primeiro, Seys finalizou no ressalto depois de Butland ter feito mais uma defesa, antes de o jogador de 20 anos bisar com um vólei ao segundo poste, enquanto a defesa escocesa falhava mais uma vez. Os anfitriões voltaram a dilatar nos descontos, com Stanković a ter a liberdade na área para finalizar de cabeça o cruzamento de Vanaken, fazendo o quinto.

O pressionado Martin fez três alterações ao intervalo para tentar conter o ritmo, mas nem isso resultou, já que a equipa da casa continuou a cortar a defesa como uma faca quente na manteiga. Tresoldi e Tzolis trocaram passes, com o grego a finalizar na parte interior do poste para o sexto golo, que surgiu apenas cinco minutos após o reatamento.

Felizmente, a pressão abrandou, mas este foi realmente um dos dias mais negros da orgulhosa história do Rangers, deixando Martin, contratado apenas em junho, já agarrado ao cargo com unhas e dentes. O seu prémio de consolação é um lugar na Liga Europa, onde se juntarão ao rival Celtic, que defrontam no domingo.

Qarabag 2-3 Ferencvaros

Os visitantes sabiam que precisavam de um início rápido se quisessem ultrapassar uma desvantagem de dois golos, e a equipa de Robbie Keane conseguiu isso mesmo. A primeira oportunidade do jogo surgiu com o remate de Nəriman Axundzadə de um ângulo complicado a passar ao lado do poste esquerdo e fora do alcance de Kady Borges.

Notas da partida
Notas da partidaFlashscore

Depois, aos 12 minutos, a equipa húngara assumiu a liderança após uma revisão do VAR ter confirmado que Barnabás Varga estava em jogo antes de assistir o companheiro de ataque Lenny Joseph, que empurrou a bola para uma baliza vazia para dar aos visitantes o início ideal.

Os verdes estavam a protagonizar um início muito promissor, mas a eliminatória sofreu uma reviravolta nos últimos 20 minutos da primeira parte. Primeiro, Axundzadə invadiu a área e fez a assistência para Leandro Andrade, que rematou para o canto inferior direito. Pouco antes do intervalo, Andrade assistiu ao entrar na área e deixar a bola para Abdellah Zoubir.

Tal como na primeira parte, o Ferencvaros precisava de uma entrada forte após o intervalo e, apenas 10 minutos depois do recomeço, Varga converteu uma grande penalidade para reavivar as esperanças dos visitantes, com mais de meia hora ainda por jogar.

A precisar de mais dois golos para empatar a eliminatória, os visitantes ameaçaram uma reviravolta quando Alex Tóth marcou a 10 minutos do fim, mas os anfitriões resistiram e impediram que os verdes regressassem à fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez desde a época 2020/21, tendo a derrota por 1-3 na primeira mão um peso decisivo.

Para o Qarabag, foi uma noite histórica ao garantir a sua presença na principal competição europeia de clubes, apesar de ter sofrido a sua primeira derrota em quatro duelos diretos entre estas equipas.

Outros resultados

Copenhaga 2-0 Basileia