Mais

Liga dos Campeões: Club Brugge quer vencer novamente o Aston Villa

O Club Brugge já venceu o Aston Villa uma vez nesta temporada
O Club Brugge já venceu o Aston Villa uma vez nesta temporadaKURT DESPLENTER / BELGA MAG / Belga via AFP
O Club Brugge quer derrotar novamente o Aston Villa pela segunda vez nesta edição da Liga dos Campeões, já que as duas equipas se reencontram nos oitavos de final da competição, numa altura de grande confiança dos belgas, que afastaram a Atalanta nos play-offs.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Essa notável vitória por 5-2 no resultado agregado contra os vencedores da Liga Europa da última temporada marcou a primeira vez que o Club Brugge venceu uma partida na fase a eliminar na era moderna da Liga dos Campeões.

Na primeira mão, o campeão belga venceu em casa por 2-1, graças a um penálti polémico cometido pelo sueco Gustaf Nilsson nos descontos. Na segunda mão, a tática de contra-ataque em Itália foi excecional, com o adolescente Chemsdine Talbibisar e Ferran Jutgla também a marcar na vitória por 1-3.

Agora, o Villa está no caminho e o Club Brugge não teme a formação da Premier League, já que venceu por 1-0 quando as equipas se enfrentaram na Bélgica na fase de liga da competição, em novembro. A partida foi decidida por uma grande penalidade convertida por Hans Vanaken após um toque na mão bizarro de Tyrone Mings.

Desde então, o Villa incorporou Marcus Rashford e Marco Asensio no plantel e parece mais forte, mas o técnico Nicky Hayen confia na capacidade dos seus jogadores de lidar com o adversário.

"Não temos uma forma específica de os travar. Eles têm mais do que apenas Rashford e Asensio. Antes também tinham resultados muito bons. Agora têm mais qualidade e isso torna-os mais fortes do que antes", disse Hayen esta segunda-feira, quando lhe perguntaram se tinha concebido um plano para lidar com a nova dupla do Villa.

Não se esperava que o Club Brugge conseguisse ir além da fase de campeonato, mas acabou por ficar em 24.º lugar, a última vaga para os play-offs. Para além do Villa, o Brugge venceu o Sturm Graz, campeão austríaco, e o Sporting, campeão português, tendo ainda vencido o Celtic, fora, e a Juventus em casa.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

Esta série é a continuação da melhoria das prestações na Europa nas últimas campanhas, que incluíram a chegada aos oitavos de final da Liga dos Campeões em 2023. Depois, tal como o Villa, chegou às meias-finais da Liga da Conferência na época passada.

Este é um clube com uma história europeia de que se orgulha, com presenças na final da Taça UEFA em 1976 e da Taça dos Campeões Europeus em 1978, ambas terminadas com uma derrota frente ao Liverpool. Se vencerem os ingleses na eliminatória, podem enfrentar o Liverpool novamente nos quartos de final, caso o clube de Anfield vença o Paris Saint-Germain.

Duros golpes

Hayen é o arquiteto improvável, tendo sido nomeado treinador interino em março do ano passado, quando o norueguês Ronny Deila foi despedido. Em seguida, levou os azuis e negros ao quarto título belga em cinco anos. Agora com 44 anos, passam apenas três anos desde que Hayden treinava o Haverfordwest, que ficou em 10.º lugar na Liga do País de Gales.

"Estou a aproveitar o momento sem pensar muito além disso. Estou a tentar apreciar as coisas, porque também tive algumas dificuldades na minha carreira, por isso sei que tudo é relativo", refletiu Hayen antes da segunda mão contra a Atalanta.

A equipa está atualmente em segundo lugar na Liga belga, depois de um empate 1-1 com o Gent no fim de semana passado, com uma diferença de nove pontos para o líder Genk. No entanto, faltam apenas dois jogos para a divisão do campeonato em play-offs, quando os pontos da temporada regular são divididos pela metade. Se a pressão pela conquista do título nacional é grande, o Club Brugge pode aproveitar o empate contra o Villa.

A equipa será liderada pelo capitão Vanaken, o médio ofensivo que recentemente ganhou o prémio Bota de Ouro para o melhor jogador belga do ano. Vanaken, de 32 anos, foi descrito por Pep Guardiola como "fantástico" antes de o Club Brugge perder por 3-1 com o Manchester City em janeiro.

As principais ameaças de golo, entretanto, vêm do extremo grego Christos Tzolis, que já pertenceu ao Norwich City, e de Nilsson, com o Brugge a tentar manter a eliminatória no Villa Park, a 12 de março.