Mais

Liga dos Campeões: Consistência do Benfica testada em duelo milionário com o Fenerbahçe

Aursnes celebra com Pavlidis
Aursnes celebra com PavlidisSL Benfica

A consistência que o Benfica tem manifestado no arranque de temporada, sobretudo a nível defensivo, será colocada à prova no decisivo duelo com o Fenerbahçe pelos milhões da fase de liga da Liga dos Campeões.

Acompanhe as incidências da partida

A receção à formação comandada por José Mourinho, na quarta-feira, no Estádio da Luz, às 20:00, tem contornos milionários para ambas as equipas, uma vez que, face ao 0-0 registado na Turquia, na primeira mão do play-off, a vitória garantirá a entrada na prestigiada competição.

Os encarnados tentam participar na fase principal da Champions pela 15.ª vez nas últimas 16 temporadas – falharam-na em 2020/21 -, sendo que na época passada, a primeira no novo formato da prova, atingiram os oitavos de final, em que foram eliminados pelo FC Barcelona.

Além do prestígio que confere aos clubes, a presença na fase de liga poderá ajudar a definir, entre outras coisas, a abordagem do Benfica aos derradeiros dias do mercado de transferências, tendo em conta que a qualificação garantirá cerca de 45 milhões de euros (ME) ao clube, 18,6 ME dos quais logo à cabeça pela entrada.

A consistência defensiva exibida neste arranque de temporada foi reforçada no sábado, no triunfo sobre o Tondela (3-0), para a Liga, o sexto encontro oficial das águias, que continuam sem sofrer qualquer golo esta época e só não marcaram precisamente em Istambul, no único empate até ao momento.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Desde o arranque da temporada, com a vitória sobre o Sporting na Supertaça (1-0), a formação de Bruno Lage bateu ainda os franceses do Nice, por duas vezes, ambas por 2-0, na terceira pré-eliminatória da prova milionária, além do Estrela da Amadora (1-0) e os tondelenses para o campeonato luso.

Tal como o Benfica, também o Fenerbahçe arrecadou uma vitória na liga local no sábado, diante do Kocaeslispor (3-1), mas a mira de Mourinho estará certamente mais do que direcionada para a Champions, prova em que o português participou em 17 ocasiões, mas da qual está afastado desde que foi eliminado pelo Leipzig nos oitavos de 2019/20, ao comando do Tottenham.

Maior do que o desejo do treinador, campeão europeu com o FC Porto (2003/04) e com o Inter Milão (2009/10), em regressar à principal competição continental de clubes só mesmo a vontade dos adeptos do próprio Fenerbahçe, que não veem a sua equipa jogar nos principais palcos desde 2008/09, então treinada pelo espanhol Luis Aragonés.

O Benfica-Fenerbahçe é um dos sete encontros do play-off, que vai definir os derradeiros apurados para a fase de liga, cujo sorteio está agendado para quinta-feira e em que o bicampeão nacional Sporting já tem vaga assegurada.

Em sentido inverso, as formações que forem eliminadas nesta última ronda preliminar serão relegadas para a fase de liga da Liga Europa, a segunda competição de clubes da UEFA.